Monitorar dados que saem e entram de um Aplicativo conectado com a internet

Oi pessoal. Uma dúvida, é possível monitorar e até mesmo descobrir/verificar os dados que entram e saem de um aplicativo do Android, como o YouTube ou Facebook? Se não, verificar pelo menos os endereços Ips ao qual esse App é conectado?

Seria algo como uma firewall para Android. Nunca vi algo pelo estilo - e me interessaria ter, mesmo que seja apenas um placebo, já que em alguns casos (redes sociais, por exemplo) não há muito o que fazer…

Rodrigo, suponho que pelo computador seja relativamente mais fácil (se comparado ao Android) verificar os endereços de saídas de informação de aplicações. O que aconteceu foi que meu primo baixou o YouTube Vanced no celular dele. Eu uso o Vanced, pela ausência de anúncios. Uma aplicação (acho que um antivírus) declarou, o Vanced como sendo um Spyware. Um vírus que interceptava informações do dispositivo dele. Foi daí que surgiu essa dúvida.

1 curtida

procure tutoriais sobre o charles proxy para monitorar os dados da conecção de internet.

Sobre o Vanced use uma conta google específica só para ele, não use essa conta para mais nada, não use root no celular. E bloqueie todas as permissões do app. aqui deixo apenas o microfone liberado para fazer pesquisas por voz.

Agora sejamos sinceros, vc acha realmente que o google também não te espiona? A questão é se realmente ele é um spyware o que vale mais a pena? A google te encher de anuncios do tiktok e kwai e usar seus dados para fins diversos. Ou o vanced que pode até epionar alguns dados seus mas que te impede de ver anuncios?

Depois que inundaram o youtube com canais de cortes de podcast, o youtube teve que aumentar a quantidade de propagandas nos videos de tal forma que pra mim hoje ficou inviável assistir youtube que não seja pelo vanced no celular e com u-block origin no pc.

Imagina que inferno, a cada video de 5 min do youtube existe 2 min de propaganda, e pior é sempre a mesma propaganda das mesmas empresas. Se vc gostar de ver videos curtos no youtube, vc vai gastar quase o mesmo tempo de video assistido para o tempo de propaganda assisitida. E tempo é o bem mais precisoso (para as pessoas físicas) nos dias atuais.

Então mesmo que o vanced me espione ainda vou continuar usando ele. Pois normalmente se forem te espionar não será a senha do banco ou do cartão de crédito, e sim o seu comportamento de uso da internet… para fazerem analise de mercado.

1 curtida

Vou dar uma olhada! Muito obrigado, Kalvin.

uma opção gratuita
OWASP ZAP proxy

1 curtida

O Vanced não funcionaria sem o MicroG ao fundo, e este é um projeto Open Source:

https://microg.org/

Obviamente não podemos confiar cegamente no app, contudo a detecção do antivírus tende ser devido pela natureza do app, que é um mod. Exagero usar uma conta só pra ele mas entendo as precauções.

Creio que o que deseja você conseguirá através de apps que façam a inspeção do tráfego assim como um firewall faria no PC. No Android há alguns apps como estes abaixo:

Agora inspecionar os dados brutos, ai só com inspeção de pacotes (Wireshark por exemplo).

2 curtidas