Bom dia amigos…
Montei um pc básico para minha filha, para lazer e escola, porém eu gostaria de ter um monitoramento do que ela anda vendo.
Eu configurei o zorin, isso em si já limita ela a fazer a instalação de algum programa malicioso, porém não livra o acesso a alguma página da web que não deveria.
Hoje no linux temos alguma forma de fazer isso?
Algum programa estilo o Family Link do Android.
Bom dia @Flp_Correa!
Proteger crianças no mundo digital pode ser bem difícil, mas uma boa ajuda seria usar o Conecte-se ao servidor do AdGuard DNS público
Servidores de proteção familiar
O AdGuard DNS bloqueará anúncios, rastreadores, conteúdo adulto e ativará a Pesquisa segura e o Modo seguro, sempre que possível.
94.140.14.15
94.140.15.16
Basta colocar como DNS no Wi-Fi do ZorinOS. Ou então no próprio roteador de internet, assim poderia bloquear sites maliciosos e conteúdo adulto em todos os dispositivos.
Lembrando que não é perfeito, mas já é uma mão na roda nesse caso.
Sobre controle do tempo de tela, dá pra usar o do próprio ZorinOS (já que ele se baseia no Gnome)
Ele é bem avançado pode restringir aplicativos que o usuário padrão pode abrir, bloquear a instalação de novos apps e filtrar software por classificação etária.
Sobre a configuração do DNS (IPv4 e IPv6)
Isso mesmo! Nas configurações de rede do Zorin OS (na engrenagem da sua conexão Wi-Fi ou cabeada), você deve ir na aba IPv4, desativar o DNS “Automático” e colar os números separados por vírgula no campo “DNS”.
No campo IPv4 (na parte de DNS):
94.140.14.15, 94.140.15.16
No campo IPv6 (apenas se o seu provedor usar, é opcional): desative o automático do IPv6 e coloque estes:
2a10:50c0::bad1:ff, 2a10:50c0::bad2:ff
Sobre monitoramento em tempo real…
Monitoramento em tempo real (estilo “tela compartilhada escondida” ou relatório ao vivo de cliques) nativo e simplificado como no Android não existe de forma oficial e fácil no Linux por questões de privacidade e segurança do próprio sistema (especialmente se o Zorin estiver usando Wayland).
Seria mais no próprio dispositivo usar o controle do Zorin/Gnome para acompanhar o uso do mesmo, ou o histórico do navegador.
Uma opção avançada seria usar o Dns Adguard privado, aí ao invés de um IP público, você usaria um IP único só para o dispositivo da sua filha. (Porém isso é pago, como dá pra imaginar)
Enfim, não sei muito sobre criação de filhos. Só sobre tecnologia mesmo rsrsrsrsrs. (Tenho 20 aninhos). Mas se pude te ajudar já fico muito feliz ![]()
Top chefia.
Assim, posso dizer que ela não ira procurar nada que ela saiba que não é para o bico dela, frisamos muito com ela sobre o que ela pode e não pode ver, pois só tem 13 anos.
Nosso medo é mais os coleguinhas de escola mandarem algo para ela procurar ou acessar.
Mas pensando bem agora, eu também fui muito noob, kkkk. Posso analisar o histórico de acessos dela caso desconfie de algo e tomar as devidas providências caso necessário.
Vou aplicar as configurações de DNS que me passou, já serão de grande ajuda.
Novamente agradeço.
Grande abraço.

Na minha casa uso o dns da mulvad que bloqueia sites adultos gambling “jogos de aposta” ads e tracking redes sociais.
Sempre recomendo para familia, vc pode colocar no roteador no aparelho em si e ate no navegador, outra opção é usar pihole ou adguard self host isso não mostra o que eles estão fazendo em tempo real mas te deixa de conciencia tranquila que se eles clicarem em um popups malicioso não vai leva los para um site malicioso.
No roteador faço assim
No celular dos filhos para funcionar mesmo fora de casa.
esse bloqueia até redes sociais o que prefiro mas eles oferecem outros menos rigidos tmb.
Olá @Flp_Correa.
O AdGuard DNS pode servir bem, além de bloquear sites impróprios, força a pesquisa segura no Google, Bing, etc, impedindo que coisas impróprias apareçam nos resultados de busca.
Mas se você quiser ter mais controle sobre o que é acessado, uma boa solução seria o Pi-Hole, que seria um servidor DNS, como o AdGuard, só que em um servidor rodando na sua rede. Dá para configurar listas de bloqueio de conteúdo, forçar pesquisa segura também, e você pode monitorar o histórico de sites acessados:
tem tb o Parental Control do BigLinux
tem imbutido no BigLinux ou esse do link para baixar separado.