Bom dia,
Estou utilizando um MINIPC com sistema ubuntu, preciso deixar esse MINIPC ligado, porém gostaria de deixar o monitor desligado para economia de energia, porém ao retirar o hdmi ou desligar o monitor, o computador para de responder e aparentemente bloqueia, existe algo que eu possa fazer criando algo que ele não desligue ou bloqueie para que eu possa acessar ele via anydesk em outros horarios?
Para evitar que o computador entre em modo de suspensão, você pode ir nas configurações de energia e desativar o modo de suspensão. Dessa forma, você pode simplesmente desligar o monitor e o PC continuará funcionando normalmente. No KDE eu uso dessa forma, mas no GNOME você encontrará opções semelhantes para ajustar essas configurações.
Gostei, no UBUNTU verifiquei varias configurações dele porém não achei nada sobre, porem vou tentar essas dicas que me passou e tentar mais tarde e falo como eu fiz. Obrigado
Em uma maquina Windows que eu precisava fazer a mesma coisa, eu instalei um driver se monitor virtual: Virtual Display Driver, não sei se existe algo semelhante pro Windows.
Ou o bloqueio de tela não para os processos não, a única coisa que o bloqueio faz é impedir que pessoas não autorizadas mexam no computador, mas o sistema fica rodando normal.
Mas parece que o seu caso “minipc” é um notebook, ai eu tenho que te dizer que esse equipamento não foi feito para funcionar com a tampa fechada, isso sobreaquece o notebook, vc tem que deixar a tampa aberta mesmo.