Monitor USBC parou de funcionar no Zorin OS

Pessoal

Venho ensaiando a migração do Windows para o Linux já faz mais de um ano. Eu instalei várias máquinas virtuais neste período, e após umas dores de cabeça com o Windows 10 na semana passada, eu resolvi que era tempo de migrar de forma definitiva.

Na semana passada eu instalei o Zorin OS mais recente e estou feliz desde então. O meu pc é um notebook Legion 5 da Lenovo, com i7 de 10a geração, 10G de Ram e uma placa GeForce 2060 para notebook. Eu uso também um monitor adicional de notebook ligado através da porta USBC.

O segundo monitor estava funcionando normal até ontem. Hoje de manhã quando eu liguei o pc (que estava em estado suspenso) só estava funcionando o segundo monitor, o principal estava apagado. Abri as configurações e selecionei o monitor principal, que imediatamente começou a funcionar, mas apagou o segundo monitor.

Estou o dia inteiro tentando alterar as configurações para fazer o segundo monitor voltar a funcionar, mas ele não volta. É como se ele tentasse ligar mas não conseguisse… E quando o notebook está ligado a interface fica como se estivesse piscando a cada 4 ou 5 segundos. Não é exatamente piscando, mas como se houvesse um evento. Por exemplo, quando eu abro o menu de aplicações, a tela pisca e o menu fecha.

Alguém tem alguma ideia de como eu posso resolver isso?

Obrigado
Ebenezer

Pessoal, faz sentido tentar reinstalar o Zorin?

vale a pena testar antes. vc n tem certeza onde tá o problema, nem s n repetirá.

1. se possível, teste o monitor num computador/nobo com windows e veja se o problema se rpt;

2. bote o zorin p rodar no pendrive de instalação e veja se o problema se repete;

3. na instalação normal, teste o monitor no X11 e no wayland e veja se o problema se repete.

com isso vc pode saber s o monitor coincidentemente deu defeito, s é um problema do X11 ou wayland ou do zorin instalado.

se possível, por último, faça um pendrive com uma distro diferente do ubuntu, base do zorin, e teste o monitor (por exemplo, fedora).

s o zorin n conseguir lidar com dois monitores, pode ser necessário migrar para outra distro base do ubuntu ou fora do ubuntu.

o problema é q vc n tem certeza s a reinstalação resolverá o problema.

n s esqueça d rever alguma alteração q fez e s atualizou o zorin.

Pode ser o cabo que tá ruim, testa outro cabo outra porta da placa de vídeo e faz um power cycle no monitor, desconecta da energia e segura o botão de Power por uns 30 segundos faz isso umas 3 vezes e tenta novamente.
Outra coisa q eu faço é desligar o sleep totalmente quando termino minhas atividade desligo o Pc.

1 curtida