Monitor TouchScreen + Monitor Não TouchScreen descalibrado

Olá!

Tenho um notebook Sony com tela TouchScreen que funciona normalmente desde que eu não plugue uma 2a tela na entrada HDMI.
A imagem funciona normalmente quando a 2a tela está plugada, mas eu passo a ter problemas com o TouchScreen.

Por algum motivo (que preciso descobrir) o Kubuntu (19.10) “estende” (por assim dizer) o TouchScreen para as 2 telas. (Lembrando que a 2a tela não é TouchScreen)

Basicamente o que ele faz é, quando eu toco em algum ponto próximo à borda direita da 1a tela (touch) ele “entende” que eu estou tocando no fim da 2a tela (que não é touch). E quando eu toco no meio da 1a tela, ele “entende” que eu estou tocando entre as duas telas… (Não sei se consegui ser claro…). Obviamente isso me impossibilita te usar o Touch, porque ele sempre “toca” no lugar errado…

Já tentei calibrar a tela usando o xinput_calibrator, já tentei fazer um xorg.conf personalizado, porém nada adiantou.
Já tentei também o que está descrito nesses dois artigos:
http://ptcomputador.com/Sistemas/ubuntu/210328.html

Também, sem sucesso.

O que eu achei sobre esse assunto envolve terminal, mas a solução seria:

  1. Rode xrandr no terminal. Tome nota da primeira palavra da segunda linha, que é o identificador da tela para o sistema operacional. Geralmente é LVDS1 ou eDP em laptops.
    Exemplo:
  1. Rode xinput --list no terminal. Debaixo de Virtual core pointer, procure sua touchscreen (geralmente vai ter, bem, touchscreen no nome). Anote o número que aparece depois de id=. Exemplo:
  1. Último comando: xinput map-to-output (número de touchscreen, etapa 2) (identificador da tela, etapa 1). Exemplo: xinput map-to-output 9 LVDS1

Agora a touchscreen deve estar confinada à tela original do laptop.

Vlw, man!

Funcionou perfeitamente aqui…
Coloquei ele pra executar na inicialização e de tempos em tempo aqui no note… Porque toda vez que pluga e despluga o monitor externo ele altera o touch… (executando de tempos em tempos ele corrige o problema)

O único problema é que quando ele executa o comando o pc trava um pouquinho (menos de 1 segundo… mas, nada que atrapalhe muito…)

Se for o caso, depois eu procuro um jeito de verificar se teve alguma alteração na resolução total da tela (indicando que plugou ou desplugou um monitor) e configuro pra executar apenas quando tiver alteração na resolução…