Meu monitor é um legítimo velho de guerra, condecorado e devidamente honrado pelos seus anos de serviços. Ganhei ele junto com meu primeiro computador, em meados de 2010, é um monitor da antiga Semp Toshiba, que agora se chama Semp TCL.
Na prática esse monitor me parece ser um rebrand de um Sync Master da Samsung antigo, ele me causou muitos problemas pra ser reconhecido no Linux, só depois de comprar uma placa dedicada que ele foi devidamente reconhecido.
Eu usei ele entre 2010 - 2017 e depois de 2020 até agora ou seja quase 10 anos de uso continuo fora o tempo que ficou guardado.
Faz um tempo que ele já vinha dando alguns problemas, como por exemplo não ajustar a tela corretamente, mesmo tentando fazer um ajuste manual, sempre acaba cortando um pedaço da tela, alguns defeitos de foco, por exemplo, tanto no Linux quanto no Windows (isso ocorre mais no Linux) sempre fica uns pontos do monitor, que parece ter pouco foco quando a fonte ou a imagem tem uma resolução pequena, esses pontos variam de acordo com o que eu esteja vendo na tela.
Claramente, por ser um monitor já antigo, com uso muito prolongado, principalmente agora de 2020 pra cá onde eu praticamente deixo o PC ligado direto esses problemas iriam aparecer e fazem parte, porém agora algo mais sério aconteceu.
De umas semanas pra cá eu venho notado alguns pixeis que travaram em uma cor, algo que não me incomodava, mas parece vir aumentando exponencialmente, ontem eu desliguei o computador e quando liguei hoje, tava ainda mais visível, o que indica que os pixeis mortos estão se espalhando pela tela.
Imagem de como tá agora:
Essa é a mancha de pixeis principal, mas tem outra se formando logo abaixo dela. Só é realmente visível quando o fundo é escuro, nesse caso eu tirei o cabo VGA pra deixar só a iluminação do monitor, ficando claro onde estão os pixeis mortos.
Agora, eu pergunto, existe alguma forma de resolver o problema ? ao menos amenizar a progressão ? ou o meu monitor velho de guerra está fadado a aposentadoria por invalidez haha