Estou embarcando no mundo Linux depois de anos usando Windows. Instalei o POP_OS em minha máquina em dual boot com Windows durante um tempo até ter confiança de mudar completamente de sistema (verificar se todo meu workflow de trabalho poderia ser feito no POP_OS).
Desde a época do dual boot eu notei que de tempos em tempos o monitor de meu notebook, um Samsung E30 com processador i3 de 10ª geração, piscava, o que ocorria apenas quando usava a distro. A primeira coisa que me veio a mente é algum tipode incompatibilidade de drive de video, mas não consegui localizar como resolver isso. Aqui no forum tem um post de 2020 semelhante ao meu, mas que já está trancado e sem solução.
Se algum de vocês puder me ajudar, ficaria tremendamente agradecido.
Sim. Foi uma das primeiras coisas que olhei e a taxa de atualização está de acordo com meu monitor, que é de 60Hz. Na verdade, no meu note nem aparece outro valor, como na foto.
Eu estou olhando a solução encontrada e aparentemente é resolvido incluindo uma linha de comando no GRUB. Na minha instalação do POP_OS não foi instalado nenhum GRUB, assim sendo, quando coloco o comando sudu /etc/default/grub no terminal aparece apenas uma janela em branco, visto que o POP_OS usa o systemd-boot como carregador do sistema. Então não é possível adicionar os parâmetros conforme instruções. Talvez no systemd-boot possa fazer isso, mas não sei como fazer.
Estou fazendo teste agora. Mesmo com meu monitor sendo de 1920 x 1080, eu reduzi a resolução para 1600 x 900. Até o momento não tive retorno do problema. Caso se mantenha dessa forma, retornarei e marcarei como solucionado.
Talvez eu esteja sendo grosseiro rapaz, sei que você tem seus arquivos importantes, seus trabalhos e configurações já definidas no sistema mas você já testou outras distros ? nem todas as distros se comporta bem em certos computadores, erros podem ocorrer.
As distros mais famosas da atualidade são:
Ubuntu 22.04 ou 24.04 LTS até 2026 com o comando do terminal “sudo”
Linux mint 21.2 ou 3 ou 22 LTS até 2026 para 21.2/3 e 2030 para o 22 com o comando no terminal “sudo”
Fedora
Arch linux
Eu uso uma distro aqui que é desconhecida aos olhos da galera, um sistema desconhecido, não muito falado ou quase nem falado é.
Que é isso, não está sendo grosseiro de forma alguma. Não cheguei a tentar outras distros, mas se continuar assim, vou trocar a distro sim. Estou com a ISO do Linux Mint e do Zorin OS. Vou testar elas e ver como o meu PC se comporta, caso não consiga resolver.
Tentou verificar o log do sistema na hora que dá a piscada de tela? Deixe rodando em um terminal sudo journalctl -f e, quando piscar, veja quais são as ultimas mensagens.
Depois de um tempo quebrando a cabeça com esse problema, eu acabei desistindo do POP_OS e migrei pro Zorin OS. Até o momento não tive o retorno desse problema no Zorin, então vou me manter com ele.
Obrigado a todos pela ajuda.
@bad_at_usernames eu instalei o Zorin antes de ter a tua resposta e acabei não testando ela, mas ela pode servir para mais alguém que venha a ter esse problema, ou se ele aparecer pra mim no Zorin. Valeu.