Monitor Apagado com NVIDIA X Server Settings "xorg.conf"

Opa pessoal, eu ativei no NVIDIA X Server Settings a função “Force Full Composition Pipeline” para acabar com o Screen Tearing que estava acontecendo no meu monitor principal 1080p 60hz da LG na minha GTX 1050 TI 4gb (HDMI)… Salvei em “Save to X Configuration File” e foi gerado o arquivo no diretório “/etc/X11/xorg.conf”. Até aí tudo bem, mas ao reiniciar, o meu segundo monitor da Samsung de 18,5 pol que está na placa integrada do meu i5-4440 (VGA) simplesmente não recebe mais imagem nenhuma, e só volta a imagem após eu deletar o arquivo que foi salvo na pasta X11 e reiniciar o PC em seguida. Quero poder usar o G-Sync junto com o meu segundo monitor e até poderia fazer isso de 2 formas…

1º - Conectar meu segundo monitor na segunda entrada da minha GPU invés da placa integrada da minha CPU

2º - Ou toda vez que eu quiser acabar com o screen tearing do meu monitor principal teria que ativar a função no driver toda vez que ligasse o PC

Mas eu queria uma forma de salvar o arquivo “xorg.conf” de modo a não precisar ficar alterando nada repetidamente e continuar usando meu segundo monitor na minha CPU

Segue aqui o conteúdo do arquivo "xorg.conf":
# nvidia-settings: X configuration file generated by nvidia-settings
# nvidia-settings:  version 510.47.03

Section "ServerLayout"
    Identifier     "Layout0"
    Screen      0  "Screen0" 0 0
    InputDevice    "Keyboard0" "CoreKeyboard"
    InputDevice    "Mouse0" "CorePointer"
    Option         "Xinerama" "0"
EndSection

Section "Files"
EndSection

Section "Module"
    Load           "dbe"
    Load           "extmod"
    Load           "type1"
    Load           "freetype"
    Load           "glx"
EndSection

Section "InputDevice"
    # generated from default
    Identifier     "Mouse0"
    Driver         "mouse"
    Option         "Protocol" "auto"
    Option         "Device" "/dev/psaux"
    Option         "Emulate3Buttons" "no"
    Option         "ZAxisMapping" "4 5"
EndSection

Section "InputDevice"
    # generated from default
    Identifier     "Keyboard0"
    Driver         "kbd"
EndSection

Section "Monitor"
    # HorizSync source: edid, VertRefresh source: edid
    Identifier     "Monitor0"
    VendorName     "Unknown"
    ModelName      "LG Electronics M2380A"
    HorizSync       28.0 - 83.0
    VertRefresh     48.0 - 61.0
    Option         "DPMS"
EndSection

Section "Device"
    Identifier     "Device0"
    Driver         "nvidia"
    VendorName     "NVIDIA Corporation"
    BoardName      "NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti"
EndSection

Section "Screen"
    Identifier     "Screen0"
    Device         "Device0"
    Monitor        "Monitor0"
    DefaultDepth    24
    Option         "Stereo" "0"
    Option         "nvidiaXineramaInfoOrder" "DFP-1"
    Option         "metamodes" "nvidia-auto-select +1366+0"
    Option         "SLI" "Off"
    Option         "MultiGPU" "Off"
    Option         "BaseMosaic" "off"
    SubSection     "Display"
        Depth       24
    EndSubSection
EndSection

.

Segue aqui o comando "lshw -c video":
  *-display                 
       descrição: VGA compatible controller
       produto: GP107 [GeForce GTX 1050 Ti]
       fabricante: NVIDIA Corporation
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:01:00.0
       versão: a1
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=nvidia latency=0
       recursos: irq:32 memória:f6000000-f6ffffff memória:e0000000-efffffff memória:f0000000-f1ffffff porta de E/S:e000(tamanho=128) memória:c0000-dffff
  *-display
       descrição: Display controller
       produto: Xeon E3-1200 v3/4th Gen Core Processor Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       nome lógico: /dev/fb1
       versão: 06
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: msi pm bus_master cap_list fb
       configuração: depth=32 driver=i915 latency=0 resolution=1366,768
       recursos: irq:30 memória:f7400000-f77fffff memória:d0000000-dfffffff porta de E/S:f000(tamanho=64)
  *-graphics
       produto: EFI VGA
       ID físico: 2
       nome lógico: /dev/fb0
       capacidades: fb
       configuração: depth=32 resolution=1024,768

.
E segue aqui algumas prints:

Minha teoria seja de que é preciso adicionar no arquivo “xorg.conf” as identificações do meu segundo monitor para que assim ele funcione junto, mas não sei se isso é possível já que ele não está na placa de vídeo e sim em um outro driver da CPU.

Olá. Você pode nos mostrar a versão do arquivo Xorg.0.log sem a alteração.

Eu não tenho nenhum arquivo sequer semelhante a esse, no diretório /etc/X11 :confused:

Normalmente está em /var/log/Xorg.0.log ou ~/.local/share/xorg/Xorg.0.log

1 curtida

Nesse local eu achei 4 arquivos: Screenshot from 2022-05-14 17-22-37

Tentei colocar aqui o conteúdo do “Xorg.0.log” mas passou do limite de caracteres, então coloquei no meu Google Drive: https://drive.google.com/file/d/1N_eaSgEt64dkh1mNshzcJnCes59svCcA/view?usp=sharing

Olá. Você pode me enviar o Xorg.0.log quando os dois monitores estão funcionando. Para eu ver a diferença.
Me envia também todos os arquivos dessa pasta: /usr/share/X11/xorg.conf.d
Pelo que eu vi, o xorg não está reconhecendo o monitor samsung por isso não está carregando o módulo intel.

1 curtida

Criei uma pasta mais organizada com os arquivos que pediu: https://drive.google.com/drive/folders/1CmRqJ_aOP7R9tO4U5gT1TARYSrHAQ3KJ?usp=sharing

No caso eu já estou com os dois monitores funcionando (porque eu desativei a função “Force Full Composition Pipeline”). Você quer que eu ative a função, salve o arquivo no driver da nvidia, reinicie o pc e depois passo o arquivo atualizado?

Sim. Era isso que eu tinha em mente.

1 curtida

Olá. roda esse comando com os dois monitores funcionando e vê se o tearing para : nvidia-settings --assign CurrentMetaMode=“nvidia-auto-select +0+0 { ForceFullCompositionPipeline = On }”

1 curtida

No caso eu já tenho essa função ativa no settings do driver nvidia e ele resolve o problema de tearing, mas o problema é quando eu salvo as configurações e reinicio o pc que o segundo monitor para de funcionar. Aí toda vez que eu ligo o pc eu tenho que ir no driver nvidia e ativar a função pra sair o tearing e ficar o segundo monitor funcionando.

Minha questão seria se esse comando iria ligar a função e deixar ela ativa pra na próxima vez que eu ligasse o pc…

Olá. tente substituir o arquivo 10-nvidia.conf da pasta /usr/share/X11/xorg.conf.d por esse: 10-nvidia.conf modificado reinicie e vê se funciona.

1 curtida

Fiz aqui o que disse e reiniciei, de início fui ver no próprio app do driver de settings da nvidia e a função lá não aparece ativada. Mas o arquivo editado que você me passou tá lá na pasta salvo e pelos testes que fiz até agora, não vi nenhum tearing. Pelo visto funcionou!

Muito obrigado amigo, fico muito grato pela sua ajuda para mim e para qualquer outra pessoa que venha a ter esse mesmo problema! :slightly_smiling_face: :+1:

1 curtida

De nada. Pelo que eu pesquisei ,essa opção tirar um pouco de desempenho. Tente usar a opção Option “ForceCompositionPipeline” “true” que é mais leve e comente a outra (colocando # no começo da linha) e ver se tearing some. como na imagem:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.