Monitor 16:9 ou 21:9?

Fala pessoal!

Estou em busca de um monitor novo e me bateu uma duvida em relação a monitores e queria ajuda de quem manja do assunto, ou entenda mais do que eu pelo menos kkk

Meu foco seria para programação, edição de videos/imagens e de vez em quando uns jogos.

tenhos esses monitores como opções

ultrawide ( 21:9 ) LG → LG Ultra Wide 26" IPS 75 Hrz - 26WQ500

AOC ( 16:9 ) → AOC 23,8" IPS 60 hrz - 24B1XHM

LG ( 16:9 ) → LG 23,8" IPS 60 hrz - 24MK430H

a diferença dos monitores 16:9 para o monitor 21:9 no preço é de uns 200 a 300 reais, sera que compensaria a compra de um ultrawide para os fins que quero?

Olá @Grimpop, tudo bem contigo?

Escolher um monitor é sempre é um dilema, eu demorei quase 1 ano para definir minha opção pelo MSI G27CQ4 (16:9 / 2560x1440).

Se você tiver um hardware capaz de segurar um monitor WQHD ou 4K, minha dica é não focar tanto na proporção da tela e sim nas resoluções que serão mais úteis para você. Neste post abaixo, eu fiz uma comparação da área útil em 1080p vs WHQD usando o Inkscape.

A imagem abaixo vai te dar uma ideia das diferentes de proporcionalidade entre os diferentes formatos e o Dio também fez um vídeo bem interessante sobre o tema.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Como você mencionou programação, posso dar meu pitaco: possuo um LG Pro Gamer (29 pol) e, para desenvolvimento, devido a tela ser um pouco mais esticada, valeu cada centado pois posso deixar alguns programas em paralelo sem a necessidade do alt + tab, como por exemplo o Visual Studio Code, Postman e o Azure Data Studio. Porém, a resolução do meu aparelho é 2560x1080, onde o conforto visual faz juz. Então segue a dica do Eddie também.

meu setup atual não é potente o suficiente para monitores assim, estou atrás de algo simples até R$: 1.000 mas que também não seja muito para trás na linha do tempo.

eu olhei alguns detalhes como se o monitor é IPS, taxa, conectores, resolução que para mim seja pelo menos 1920x1080 e também durabilidade. por isso estou entre as marcas LG e AOC, porque é as que para mim são as que tem maior confiabilidade no mercado ( Posso estar enganado kkk )

até eu trocar minha placa de vídeo ( minha atual é uma GTX 550 TI cansadinha demais kkk ) irei com um monitor que me entregue algumas cores fieis para as vezes que eu precisar fazer algum edição/tratamento de imagem.

@JG22

Pensei no ultra Wide por conta disso mesmo, ainda estou aprendendo, então no meu caso seria dividir a tela para o programa e a aula que eu estivesse acompanhando, eu usava dois monitores, mas meus monitores estão Morrendo, meu samsung foi o primeiro e agora é meu AOC que tá começando a dar pau.

e comprar dois monitores iria sair mais caro para mim, pensei na possibilidade de pegar um ultra wide para economizar e também pelo fato de que por conta da minha placa de vídeo ser fraca e antiga, usar dois monitores talvez fosse requerer muito dela, mas em relação a isso eu também fico na duvida se o ultra wide iria funcionar OK com ela para o básico.

queria aproveitar a black friday e pegar alguma coisa decente até a faixa de Mil reais como disse anteriormente

Qual a placa de vídeo? Basta ver no site da fabricante a resolução máxima suportada e via qual tipo de cabo. Por exemplo, uma GTX 650 Ti suporta um pouco além do 4K. Então não me tanto preocuparia com isso
image

a minha é uma GTX 550 Ti, não achei nada no site da nvidia, mas achei um pdf do manual e lá diz algo em torno de 2560x1600, se for isso, deve suportar ao menos a resolução máxima da ultra wide que citei,
mas de fato não quero nada grandioso como um monitor de 2k ou 4k.

Como disse o intuito agora é substituir o meu monitor que está apresentando falhas para continuar a estudar, talvez em um futuro aonde já eu esteja trabalhando na área eu melhore meu monitor,

Eu tenho um ultrawide e um wide, na época em que comprei, o ultrawide era para ser um quebra galho, tipo espaço de 2 monitores em 1 mais ou menos, hoje definitivamente eu compraria 2 wide. Monitores ultrawide complicam demais as coisas para mim (na hora de reusar, encaixar num setup maior, conseguir gerenciar preço x qualidade, etc)

eu to perguntando essas coisas pela questão do preço, mas tenho receios em acabar comprando um ultra wide com uma expectativa, e a realidade ser outra.

eu provavelmente comprarei um wide mesmo com tela grande, tanto para futuramente melhorar meu setup e comprar um monitor secundário, e também nas questões de suporte de programas e jogos, assisti ao vídeo do Dio aonde ele pontua essas coisas em relação ao ultra wide.

vou caçar um monitor wide mesmo, esperar amanhã para ver se aparece alguma boa oferta ( mas já sabendo que não deve aparecer coisas alguma kk )

tentar girar nas marcas que conheço e ver uns reviews sobre a qualidade dos monitores para fazer uma compra mais segura

Te aconselho a não pegar nada menor que 29 polegadas se pegar um ultrawide, é importante lembrar que por serem mais largos a altura é menor:

Fica a questão, até 1000 reais acho que você não vai conseguir encaixar um UW de 29+, mas 27 polegadas wide, de boa qualidade acha.

2 curtidas

Agora uma outra duvisa.

Esse conector seria o HDMI Mini?

Comprei o monitor de 23.8 polegadas mesmo, mas acho que o cabo HDMI que vem com ele é o HDMI normal, quem puder me ajudar com qual tipo de HDMI seria esse kkk

Parece ser o mini mesmo.

2 curtidas

é, ta com cara de ser a mini mesmo, a micro parece ser muito pequena. vlw