Mold 2.0 move sua licença do AGPL para MIT

O linker de alto desempenho Mold, chegou à versão 2.0 e mudou seu sistema de licenciamento duplo comercial/AGPL, uma versão da GPL que contempla melhor softwares rodando em servidores, para MIT. Um linker é um utilitário que trabalha junto ao compilador, que une os binários a um executável.

Segundo o desenvolvedor, Rui Ueyama, ele tentou monetizar seu produto após não conseguir financiamentos voluntários, mas retrocedeu, por não alcançar os fundos esperados, dessa forma, ele espera expandir a base de usuários com a licença MIT.

Ademais, esta edição do Mold, recebeu principalmente correções de bugs.

1 curtida

Uso o Mold como linker padrão e são poucos pacotes que dão problema. Quando mudei, houve redução no tempo de construção dos pacotes de uns 5 a 10%, o que é bastante considerando que o tempo do linker é pequeno comparado ao tempo de compilação do código fonte.

Achei um bom projeto, pena não ter decolado com a AGPL. Porém com competidores como o linker da GNU e LLVM, fica difícil ganhar espaço. Só espero que o código não seja cooptado por alguma empresa e ganhe desenvolvimento apenas na licença proprietária.