Modo Lite do Chrome 86 exibirá vídeos em baixa resolução

O Google Chrome sempre lança funções novas a cada versão, e na versão 86 não seria diferente, trazendo novidades nas exigências dos recursos do usuário.

Além de um recurso experimental que pode dar 2 horas a mais de bateria, o browser terá outra boa novidade, em seu modo lite ele irá economizar dados, forçando a visualização de vídeos em baixa resolução.

O modo Lite existe desde ano passado e faz adaptações no carregamento de páginas, comprime elementos para economizar internet e com essa nova funcionalidade, os ganhos do modo lite ficarão ainda mais visíveis.

O recurso será disponibilizado no Google Chrome para macOS, Windows, Android, Linux e Chrome OS. O Chrome Canary, versão de testes do navegador, já traz o LiteVideos — basta baixá-lo na plataforma de sua preferência e ativar a opção na página chrome://flags; é bom lembrar, claro, que o browser é um campo de testes, então seu funcionamento deve ser instável e com falhas. O recurso deverá ser disponibilizado para o público geral no próximo outubro.

O que você achou dessa notícia? Deixe nos comentários e até a próxima notícia, dica ou tutorial.

2 curtidas

Isso é realmente muito interessante cara!

Uma das razões de eu não utilizar o Chrome, dentre algumas, é fato de que ele meio pesado pra minha máquina. É muito legal ver que é uma preocupação do projeto resolver esses problemas.

Mesmo assim, acredito que o Google, Microsoft e outros que contribuem no projeto do Chromium poderiam alocar mais recursos nessa direção, tendo em mente que mercados como a Índia, em sua grande maioria não utiliza pcs ou celulares de ponta, podem estar abandonando o navegador por esse motivo.

Espero o melhor pro futuro.

2 curtidas

não consigo sair do Chrome. A integração do navegador é única!

A única desvantagem é o consumo de RAM mesmo, mas isso é amenizado com um Hardware parrudo! desde que coloquei SSD e aumentei minha RAM para 8GB parei de ter problemas com ele.

Desisti de usar o Chrome no Linux depois que o Google largou mão da aceleração de vídeos via GPU.

Interessante, lembro que antigamente o Opera tinha esse tipo de recurso para PC. Era possível tanto escolher qualidade de imagens (baixa, média e alta) como dos vídeos. Uma mão na roda para conexões mais lentas ou desafogar um pouco. Depois parece que abandonaram isso.