Atualmente, os 16 GB de RAM do Steam Deck podem representar uma característica limitante para rodar jogos, principalmente se considerarmos que essa memória é compartilhada entre CPU e GPU. Além de facilitar a produção, oferecer apenas uma configuração do Steam Deck ainda representa um alvo aos desenvolvedores, mas agora, quem quiser expandir as capacidades do console, consegue.
Alex Swanson, dono do perfil @TreezusRepairs no Twitter, foi o primeiro a registrar o upgrade de memória no console da Valve. Para isso, ele precisou remover os chips de memória soldados ao console para substituir por um novo par Samsung K3LKCKC0BM-MGCP, que não apenas dobra a quantia de memória, como também aumenta a banda de 5500 MT/s, para 6400 MT/s.
Claro que se você nunca fez nada assim, esta não é a melhor ocasião para aprender os fundamentos, pois o processo de solda no console é delicado. Além da substituição do chip, também foi necessário modificar a BIOS. Apesar de parecer uma grande melhoria, ainda não temos relatos que comprovem ganho de desempenho.
Esta não é a única modificação feita por Alex, ele também substituiu o chip wireless por uma alternativa com suporte a Wi-Fi 6E, e instalou um chassi modificado, cuja cor remete aos consoles antigos da Nintendo, como o Game Boy e Nintendo 64.