Modificação permite 32GB de RAM no Steam Deck

Atualmente, os 16 GB de RAM do Steam Deck podem representar uma característica limitante para rodar jogos, principalmente se considerarmos que essa memória é compartilhada entre CPU e GPU. Além de facilitar a produção, oferecer apenas uma configuração do Steam Deck ainda representa um alvo aos desenvolvedores, mas agora, quem quiser expandir as capacidades do console, consegue.

Alex Swanson, dono do perfil @TreezusRepairs no Twitter, foi o primeiro a registrar o upgrade de memória no console da Valve. Para isso, ele precisou remover os chips de memória soldados ao console para substituir por um novo par Samsung K3LKCKC0BM-MGCP, que não apenas dobra a quantia de memória, como também aumenta a banda de 5500 MT/s, para 6400 MT/s.

Claro que se você nunca fez nada assim, esta não é a melhor ocasião para aprender os fundamentos, pois o processo de solda no console é delicado. Além da substituição do chip, também foi necessário modificar a BIOS. Apesar de parecer uma grande melhoria, ainda não temos relatos que comprovem ganho de desempenho.

Esta não é a única modificação feita por Alex, ele também substituiu o chip wireless por uma alternativa com suporte a Wi-Fi 6E, e instalou um chassi modificado, cuja cor remete aos consoles antigos da Nintendo, como o Game Boy e Nintendo 64.