Mito ou verdade - SSD - HDD

Mitos ou verdades
Segue o tópico para discussão

SSD
é recomendável deixar 25% do tamanho total de espaço livre no ssd ( para uso do trim)
não desfragmentar o SSD
não limpar espaços vazios

HDD
deixar um espaço de 25% do tamanho total livre para desfragmentação

Não sei exatamente de onde vem os seus números, mas independente do tipo de disco, não deixar ele lotar é bom para o sistema de forma geral. Fragmentação tem a ver com o sistema de arquivos também, NTFS tende a fragmentar mais que EXT4 por exemplo. De fato, pelo que eu sei, não é recomendado ficar desfragmentando SSD, mas no Linux eu nunca precisei desfragmentar nem HD, então, continuo na mesma.

3 Curtidas

Olá.
Quanto a Desfragmentar SSD, realmente não é necessário. Se tu Desfragmentar, não vai pifar ele nem nada do tipo, mas vai usar ciclos desnecessariamente e reduzir um pouco a vida útil do mesmo.
Já vi um raro caso em que o SSD fragmentou, apesar de não ser comum, alguns erros podem causar isso, aí se tornou necessária a desfragmentação, mas isso só em casos de erro.

2 Curtidas

Se não me engano, é o sistema de partições NTFS que requer desfragmentação. Mas acaba sendo desnecessário para um SSD, já que desfragmentação só é um problema em disco rígido ou qualquer outra forma que requer uma parte mecânica para leitura e gravação.

1 Curtida

@Dio
tecmundo 2015

Não sei se nos tempos atuais com estes novos SSDs e HDDs estão incluídos neste artigo.
de 2014

de 2016

no próprio wiki do arch falava sobre isso mais foi retirado
https://wiki.archlinux.org/index.php/Solid_state_drive#TRIM

Há um ano

@Dio @Edu @ryu_ketsueki

Sobre a desfragmentaçãono ssd também acho que só poderá ser feita em casos específicos…
Já que o processo pode reduzir a vida útil dos equipamento.

1 Curtida

Olá pessoal! Basicamente tudo o que está sendo citado aqui possui seu fundo de veracidade, mas… precisamos ficar atentos ao usar como base informações antigas e boca-a-boca. :slight_smile:

A tecnologia dos SSD’s evoluiu bastante nos últimos anos e além disso, também se diversificou. De forma que hoje temos diversos tipos diferentes de tecnologias que são usadas para construir SSD’s, como por exemplo o tipo da memória de armazenamento e se possui ou não um chip de memória RAM embarcado.

Neste vídeo do canal do Peperaio apesar de ser basicamente um benchmark ele cita todos os pontos importantes que você precisa saber para entender esse monstrinho silencioso chamado SSD.

Outro conteúdo muito interessante é essa matéria aqui (em inglês) do Toms Hardware que cita todos os detalhes técnicos e características dos drives atuais.

:vulcan_salute:

2 Curtidas

Bom, não é necessário desfragmentar SSD a menos que exista muitos fragmentos a ponto de deixar ele lerdo, mas para isso acontecer teria que a controladora não dar conta de reunir os fragmentos, vou Linkar um video para voce entender.
Sobre deixar espaço, pelas minhas experiências é recomendo deixar sempre um espaço livre no Disco para os arquivos " Expandirem " na ora que o computador estive trabalhando com ele, se não estou enganado foi no meu Xbox 360 que tive problema, ele não conseguia abrir um jogo, foi só dá uma folgadinha no armazenamento e tudo voltou ao normal

Deixar espaço livre é “obrigatório” tanto no HD quanto no SSD, e no Linux (principalmente base Ubuntu) é plug and play o Trim até já vem habilitado geralmente :slight_smile: