MintStick no KDE Neon (Ferramenta de formatar e criar pendrive bootável)

(RESOLVIDO)
Galera existe alguma maneira de instalar na minha distro a ferramenta maravilhosa do Linux Mint “MintStick”.
Pesquisei na net, consegui instalar mas infelizmente não funciona.
Quem poder me ajudar ficarei muito grato.

3 curtidas

Essa ferramenta em particular não sei como instalar, mas o Etcher é excelente e tão simples quanto. Nunca tive qualquer erro com pen drive bootável criado no Etcher, então não vejo a menor necessidade de instalar essa ferramenta do Mint.

Download do Etcher

6 curtidas

O Etcher de fato é imbatível, e sequer é necessário instalar, já que ele é distribuído no formato APPImage.

3 curtidas

Galera consegui, depois de muita pesquisa deu certo.
Primeiro digitei esses dois comandos no terminal
sudo apt update && sudo apt full-upgrade
sudo apt install python-gi python3-gi python-gobject
Depois fiz o download do arquivo .deb e fiz a instalação normal.
http://packages.linuxmint.com/pool/main/m/mintstick/
Obrigado a todos pela atenção

7 curtidas

Mano, eu instalei no meu usando o repositório do Linut Mint mesmo, adicionei, instalei e depois desativei o repositório (muito importante porque pode dar pau), só isso basta pro programa funcionar, porém, como o Mint não dá suporte mais pro Plasma, não tem integração com o Dolphin logo na instalação, então se vc quiser, terá que criar os serviços manualmente, eu consegui criar um pra gravar ISO, mas não conseguir criar um pra formatar pen drive, que no caso seria colocar a opção no menu de contexto do pendrive, isso eu não consegui, se vc conseguir me avisa aqui

2 curtidas

Fiz da seguinte maneira como postei anteriormente, não utilizei repositório apenas apliquei os 2 comandos citados e executei o arquivo MintStick .deb e pronto, aqui está funcionando perfeito.

Formatando meu Pendrive

Criando Pendrive Bootável

2 curtidas

@Samuka, @DanielRios549, segue tal integração do MintStick com o Dolphin e Tray bar:

1 curtida

Galera, como te falei pro D3XT3R no privado, o script do cara não está 100%, aqui vai o que eu modifiquei, basicamente é o MintStick com suporte pro KDE (o original até tem, mas não tá atualizado). Ele adiciona uma opção no Dolphin pra gravar ISO e outra no device notifier pra formatar. https://github.com/DanielRios549/mintstick-kde/releases/download/1.4.1/mintstick-kde_1.4.1_all.deb

6 curtidas

Sensacional @DanielRios549, muito obrigado por compartilhar essa belezura com a turma aqui!

2 curtidas

Não sei vocês, mas o Etcher já corrompeu alguns pendrives meus

1 curtida

@Samuka
Obrigado pela dica, usei muito o MintStick para gravar pendrives, distros como: Linux Mint, Ubuntu, Ubuntu Mate e Debian.
E também para formatar pendrives é uma excelente ferramenta.
Será que essa dica pode ser usada também no Kubuntu?

2 curtidas

@lynx, perfeitamente, o Kubuntu usa como DE o KDE Plasma, o @DanielRios549 fez um fork do MintStick em sua ultima versão e realizou a integração com o KDE Plasma, dessa forma você tem ao instalar o .deb a possibilidade de gravar uma ISO pelo Dolphin e a opção de formatar uma unidade removível USB pelo widget de notificação de dispositivo na tray bar.

image

Prático e funcional, testado, aprovado e recomendado! :laughing:

5 curtidas

Incrível. Estarei instalando em meu kde neon. Obrigado!

5 curtidas

@D3XT3R Vlw pela dica, não conhecia a ferramenta MintStick para KDE Plasma que o @DanielRios549 criou.
Essa integração com o KDE Plasma, seria quando se clica com o botão direito do mouse na imagem.iso no Dolphin e aparece a opção com MintStick para gravar a imagem.iso ?
De qualquer forma essa integração facilita bastante.

4 curtidas

Corrompeu os arquivos gravado no pendrive causando erro na instalação do sistema operacional ou na inutilização do pendrive por não consegui formatá-lo ?

Exatamente dessa forma @lynx!

2 curtidas

inutilização do pendrive por não conseguir mais formatá-lo

Aconteceu isso comigo há muito tempo atrás, depois que mudou para balena etcher nunca mais tive esse problema.

Lembro até de ter reclamado no site que vi a dica por indicar programa que estragava o pen-drive, N lembro se tinha sido no site do Diolinux

1 curtida

Com a ferramenta MintStick eu consigo formatar um pendrive após ele ter sido gravado pelo Etcher.
Mas o Gparted é a ferramenta mais poderosa para essa tarefa, segue o vídeo de como usar.
Obs:
Se mesmo vc fazer todo o procedimento como ensina o vídeo e der erro, antes desmonte o ejete o pendrive para iniciar o processo de formatação.

2 curtidas

@D3XT3R
Essa integração é perfeita, parabéns ao @DanielRios549 por essa ferramenta.
Sempre senti falta dessa integração no Dolphin com o Kubuntu.
Essa integração existe no Ubuntu com Nautilus pelo Gnome Disks, no Ubuntu Mate com Caja pelo Gnome Disks, no Xubuntu com Thunar pelo Gnome Disks, e também o Pop_OS! que tem uma integração pelo Naulitus que no caso usa uma ferramenta própria criada pela equipe do Pop_OS!.

4 curtidas