Olá a todos.
Eu tenho um desktop com Ryzen 5600G e uma 3060 com 12gb de vram rodando Mint 22.3 com Gnome 46 e x11, em dual boot com windows. No gerenciador de drivers instalei o 595-open, desabilitei o uso da placa de video integrada na bios, estava funcionando normalmente. Porém, semana passada os fps dos meus jogos caíram drasticamente. Fui averiguar e vi que o Mint estava utilizando o video integrado AMD Radeon Graphics, no monitor do sistema nem aparece a 3060.
Dando um lscpi no terminal vi que as duas aparecem, e dando um glxinfo consta como ativa a Radeon Graphisc.
Já desinstalei e reinstalei o driver de video via gerenciador e também via terminal, e nada. No Nvidia settings parece tudo normal, no gerenciador de drivers consta o 595-open como em uso, mas na prática o sistema insiste em usar a Radeon integrada.
Não sei mais o que fazer, se os amigos puderem me orientar agradeço.
fala meu caro, que situação estranha, só pra garantir, a saida de video hdmi do seu PC está conectada na placa de video?
Como é um Desktop, não com como seu pc usar a GPU integrada do processador se o cabo estiver conectada na GPU dedicada
oi, Mazur, eu tenho dois monitores, ambos ligados na 3060, um por display port e outro por hdmi. Como disse na introdução, tudo estava funcionando perfeitamente até semana passada, mês passado comprei um SSD pra instalar o Mint e tava tudo rodando normal, mas deixei as atualizações automáticas e do nada ele passou a insistir em usar a radeon graphics.
Perguntei por que realmente pelo meu conhecimento e oq pesquisei, não teria como isso acontecer, oq torna a situação mais estranha ainda. O contrario poderia acontecer, de você conectar o hdmi na placa mãe e ela usar a Nvidia quando você abrisse um jogo, enfim, vamos dar uma olhava nesse Menu “PRIME Profiles”, lá pode ser que esteja alguma opção de economia de energia ou algo do tipo
Instala o driver mais recente, o 610, vê se faz alguma diferença.
Mazur, eu desinstalei via terminal todas as libs da nvidia e agora estou usando o nouveau, tá funcionando normal, os dois monitores, fiz um backup com o timeshift e amanhã tento reinstalar o driver nvidia pra ver o que acontece.
sim, é uma, vou tentar amanhã que hoje isso já me queimou os miolos
reinstalei o driver 595 e nada, passei pro Cinnamon com xorg e nada, aí passei pro Cinnamon com wayland e finalmente reconheceu o segundo monitor. Porém, ainda utilizando o video integrado. Não sei mais o que fazer.
Eu tenho um setup que também usa uma 3060 (Ryzen 3400G + 3060ti 8GB + placa-mãe Asus B450) e durante meus testes recentes com o Mint não encontrei nenhum problema parecido com o seu relato.
Nos testes com jogos a 3060 estava sendo usada normalmente, mas observei que ao menos no meu setup é preciso desativar totalmente o gráfico integrado (imagem 1) - se deixar ativo, mas definir a GPU dedicada (imagem 2) como primário muitos jogos ficam totalmente perdidos e tentam usar ambas.
Minha sugestão, considerando quantos testes você já fez seria tentar uma versão diferente do kernel. O Mint tem uma ferramenta gráfica para auxiliar na instalação do kernel, recomendo pegar uma versão oficial do Mint primeiro e só em último caso testar algo como XanMod ou CachyKernel.
Por fim, sempre vale a pena checar os cabos e conexões. Quando comprei meu monitor WQHD de 160Hz sofri com vários problemas até descobrir que tinha um cabo HDMI com defeito.
![]()
e com o driver mais novo?
Eddie, como eu fiz separação do / e do home, instalei o zorin no / e ele identificou normalmente a placa de video e monitores, o windows também trabalha utilizando a 3060. Ambos os cabos ligados na 3060, um hdmi e outro displayport. O problema parece ser mesmo do Mint, vou ficar com o Zorin pelo menos até sair a nova versão do Mint no fim do ano, aí vejo o que faço.
persistiu o problema, Sidney, mas como relatei abaixo, instalei o Zorin na raiz e ele reconheceu a 3060 normalmente, vou ficar com ele por enquanto.
Já tentou ir na BIOS, ativar e desativar a opção de gráfico integrado novamente? Hoje me aconteceu isso mesmo na BIOS tanto desligado, isso depois de mexer nos timmings da memoria, ativei e desativei e pegou normal sem a Radeon.
oi, Izzy, fiz somente uma vez, agora to usando o Zorin, já no boot pela iso ele dá a opção de utilizar drivers da nvidia. Com a instalação pronta e sistema atualizado reconheceu tudo, a 3060 como placa principal e atuando em carga pesada, testei instalando Steam e jogando um pouco. Vou ficar com ele pelo menos até sair a nova versão do Mint.