Mint, pop_os e Zorin as distros que dão "sono"

Uso linux desde 2018, maior parte do tempo foi em Ubuntu, mas já usei uma temporada do manjaro e tumbleweed pra não dizer que nunca sai de terras debian kkkkk. Eu percebi depois que testei as três distros do titulo, que elas são CHATAS! Sim, chatas, mas mesmo com essa palavra, estou falando no bom sentido, pois são distros que já vem com o que o Ubuntu oferece porem com cafe da manhã na mesa, almoço e jantar preparado e isso é muito interessante pra minha pessoa, atualmente mudei de vez pro Pop_OS 22.04 e ca estou eu, sem fazer modificação nenhuma na distro e ele esta simplesmente me atendendo super bem :slight_smile: , o ubuntu depois do 18.04 começou a me dar dor de cabeça, no 20 eu tentei outras distros mas acabei voltando para ele, agora na era 22 me pareceu que as demais estão mais bem preparadas para um usuário que não tem tempo a perder configurando nada. Isso é apenas um compartilhamento da minha visão sobre a experiencia que tive desde 2018 com linux. E vocês, quais distros “Chatas” já usaram e quais te deram mais aventura e emoção? kkkkk Quando começaram no mundo das distros e com qual distro começaram?

8 curtidas

Eu uso o mint faz muito tempo. É o que vc falou, instalar e usar.

3 curtidas

Os escovadores de bits choram, mas o público em geral nem de longe quer ficar procurando drive, configurando e compilando. O negócio é instalar a distro, os programas necessários e usar.

15 curtidas

Quer emoção?

3 curtidas

kkkkkkkkkk não mais, minha fase de explorador já passou… Preciso só colocar o pendrive, instalar a distro com next next next e depois trabalhar

4 curtidas

Manjaro é chato de certa forma, pois é muito boiler plate com o pamac-gui e um gerenciador gráfico para instalar multiplos Kernels e o AUR para programas que possam existir apenas em .targz para Linux.

Tumbleweed também é chato por possuir o YaST e o OBS.

Chad OS para fortes emoções e benções: https://templeos.org/

4 curtidas

1 curtida

Nessa linha de distros “chatas”, considero o Fedora, faz tudo pela a gente:

Quer atualizar?

sudo dnf update

comparando com base Debian:

sudo apt update && sudo apt upgrade  &&  sudo apt dist-upgrade

Outro exemplo, instalação de wine completo (configurado e com entrada do clique do botão direito do mouse sobre um *.exe):

sudo dnf install wine

Base Debian precisa de vários passos via site oficial.

6 curtidas

achei interessante essa emocao kkk, ainda mais se for colocada em computador de produção

1 curtida

Fuça que tem como instalar via APT… kkkkkkkkkkk

1 curtida

Fedora é vida kk

2 curtidas

Então, por isso falei de mint, pop_os e zorin. Tu esquece CLI e vive de GUI… Eu mesmo so usei CLI pra instalar o MySql, de resto so uso pq quero, pq a distro mesmo vive tranquilamente sem o terminal.

1 curtida

Mas essa é uma das coisas que amo no Manjaro - terminal só pra printar Neofetch e atualizar flatpaks pq é mais rápido… no mais, as ferramentas GUI funcionam, e bem! Compare com as distros de antigamente: isso é avanço no UX! E compare com Windows e seus 2 paineis de controle e inúmeras instâncias externas de configuração…

2 curtidas

Não tem muito tempo que uso linux, to desde 2018 apenas, mas mesmo assim, de la pra ca mudou coisa demais!

2 curtidas

Eu uso desde 2019, mas conheço desde bem antes, época do Kurumin e dos CDs do Ubuntu

1 curtida

que bait esse título hein ahahhahaha, todo mundo teve a fase de escovador de bits e dps só quer paz e produtividade

5 curtidas

:wave:t2:

Bom, tentando abranger todos os Sistemas Operacionais que fizeram parte de minha vida, o que me fez ir para uma Distro Linux foi o Windows ter ficado “chato”. Ano 2008 comecei com o Ubuntu Hardy Heron. Mais para frente me aventurei numa flavor dele, lá em 2014 a distro chinesa Ubuntu Kylin que era Gnome ainda. Depois ela mudou para uma DE chamada UKUI na versão 16 ou 18…

Eu fiquei muito tempo nestas versões e em uma do Red Hat que tomava conta de etiquetadoras na empresa onde eu trabalhava.

Mas estas distros estavam “chatas”, por mais que eu fizesse algo diferente elas ficaram igual ao Windows. Até que eu comecei a frequentar este excelente Fórum que abriu minha mente para novas distros. E então descobri o Arch. Uma aventura à parte instalar e configura-lo, foi bem nostálgico lembrando épocas de Windows 98, Ubuntu 8 etc… Mas depois de aprender como usá-lo, o Arch ficou “chato” e mais fácil que qualquer outro dos Sistemas que usei, até mesmo o Windows. “pacman -Syu” e já era. Arch foi tudo muito rápido e novo enquanto eu usava.

Gentoo Time! Hora de experimentar o Gentoo. Esse sim, aventura com paciência ao instalar e configurar. E não parava, 9 meses usando esta Distro e sempre tinha aventuras e desafios para resolver.

Bom abandonei o Gentoo em procura de algo “super eficiente”, pois eu uso recursos dos meus pais e minha intenção é usar o mínimo do básico possível até conseguir um emprego (comentário ruim, sei disso mas tem sido a minha cruz). O lado bom disso é que aprendi e venho aprendendo a ser cada vez mais econômico e estratégico.

Então eu comecei a pesquisar sobre Tablets com Android. Meses depois tive uma sorte e consegui este meu Samsung Galaxy Tab S5e com Android 11 num “rolo”. Eu monitoro o consumo de energia elétrica dele e o mesmo consome menos de R$1 por mês. Achei o tal sistema super eficiente.

O Android é um Sistema Operacional que proporciona um certo tipo de aventura, porque ele é diferente, mas depois que habituamo-nos a ele, o mesmo talvez funcione mais fácil ainda que o Arch e o Windows. A questão do Android é quebrar o paradigma de uso. Outro fator a se considerar é que a Samsung ajuda muito o Android a ser um Desktop “chato” :face_with_hand_over_mouth:.

No fim, na minha opinião, o Gentoo foi o mais “Aventureiro” e o Arch foi o mais “Chato”, porque mesmo que o Android seja mais fácil, ainda aparecem coisas que eu tenho de me adaptar. Talvez o Android vire este jogo mas acho difícil pois o Arch é muito mais rápido e ágil, julgando com meu perfil de uso.

Faz tempo que eu não o uso, mas acho que ser “chato” ao ponto de “next, next, bem vindo tudo pronto”, :thinking: uhm… O Windows? O Android? As Distros Linux são bem focadas em seu público alvo específico, tem mudado isso estes tempos mas, não sei se teria alguma Distro Linux capaz de abranger a maioria dos usuários com esse nível de “chatice” :sweat_smile:.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Olá :vulcan_salute:

Bem, creio que no geral realmente os usuários prefiram sistemas ‘prontos’, e uma pequena parte, ao qual me incluo, preferem montar seu sistema com somente o máximo necessário. Acho que ambos tem suas vantagens e desvantagens, é claro, e vai de cada um usá-las no cenário que achar melhor.

Por exemplo, confesso que se tivesse de implementar Linux em várias máquinas não seria a distro que uso, o Arch, e, não pelo desempenho e confiabilidade, mas por praticidade. Tentaria um Linux Mint Debian Edition, que para mim é bem mais seguro que o Ubuntu e seus derivados, pois engloba pacotes do Debian Unstable/Experimental; e essa também seria minha distro pessoal se quisesse algo ‘pronto’!

Aqui está minha resposta a isso em outro tópico parecido: Como vocês migraram para o Linux? Porquê? - #142 by kevinlucasilva

2 curtidas

como eu gosto de instalar e usar (literalmente out of the box), mudando apenas algumas coisinhas em relação a “perfumarias”, é difícil dizer se uma é chata ou não. O que faço é basicamente instalar o mailspring, meu gerenciador de e-mails padrão, o freedoenloadmanager, chrome e microsoft edge, isso sem mencionar o onlyoffice, todos meus apps padrões para o que faço no meu velho laptop acer. Atualmente uso o manjaro cinnamon, mas sempre acabo voltando pro meu xodó, o linux mint. Mas já me aventurei por muitas outras distros, já usei fedora, opensuse, debian, ubuntu, pop, zorin, elementary, deepin, sempre em busca de uma interface que me oferecesse conforto, mas sempre acabo voltando ao cinnamon. Resumindo, não considero nenhuma “chata”.

2 curtidas

Mas isso é uma escolha do @thespation não há necessidade de utilizar o terminal para essas coisas.

3 curtidas