Mint não reconhece monitor e usa resolução errada sem quiet splash video=1920x1080

Por algum motivo o linux não reconhece meu monitor. Comecei a ter problemas com isso pouco tempo depois de comprar um pc novo. Ás vezes ligava numa resolução muito baixa e inutiliźavel e precisava reiniciar várias vezes até reconhecer o monitor e voltar ao normal, então botei quiet splash video=1920x1080 e normalizou. Agora apareceu outro problema: essa barra preta sem nada na esquerda que só aparece quando uso 1920x1080, estou usando 1600x900 agora e ela não aparece, a resolução está normal.

Eu usei esse monitor como extensão de tela do meu notebook e deu esse mesmo problema, estava usando 1280x720 e quando coloquei em 1080 ficou com a barra do lado, então não faço ideia se o problema é o linux ou o monitor que é velho demais e decidiu dar problema justo agora. Alguma ideia?

tente forçar a resolução

xrandr --output DisplayPort-0 --set “scaling mode” “Full”

Tem alguns monitores mais antigos que tem um botão um alguma opção de Auto ajuste, normalmente só está “Auto”. Verifica se tem como habilitar isso no seu monitor

Eu usava um Monitor Samsung antigo e às vezes acontecia isso no mint

Obrigado, parece que funcionou.