Mint (Gaming) (Dicas)

Linux Mint para jogos

Boa noite, pessoal.

Estou criando esse post para buscar mais informações relacionadas a configurações para jogos em sistemas Linux.

Hardware utilizado

• Placa mãe: ASUS Tuf B550m plus
  • Processador: AMD Ryzen 7 5700G
  • VGA: Vega 8
  • RAM: 2x8 (16gb) 3200Mhz
  • Armazenamentos:
    2x SDDs (NVME 512GB 2.400Mbps / SATA 240GB 450Mbps)
    1x HD (WD 1TB 7.200Rpm)
  • Alimentação: MSI Mag 650w (Suporte para upgrade futuro de VGA)
  • Gabinete: Montech X3 Glass 6x Fans

Configurações realizadas (até o momento)

• Instalação do Mint (22.3) no NVME, e a /homeno SSD SATA. O HD serviu para backup de dados do sistema e afins.
  • Atualização da BIOS para v3636, ativação do perfil D.O.C.P. e o overclock seguro P.B.O.
  • Instalação do Steam e o Heroic (para minha biblioteca GoG)

Eu montei esse setup, pois trabalho com edição de vídeos, estou aprendendo programação, e também (óbvio) - gosto de jogos.

Sendo um usuário de longa data do sistema operacional Windows, é a minha primeira vez tendo contato com Linux. Não a primeira… Em 2021 eu usei Ubuntu por uns 20 dias, deixei de lado por questões de gosto mesmo… Mas com a insatisfação crescente em cima do sistema da Microsoft, decidi optar por Linux, por questões de privacidade e desempenho também.

Enfim…

Vocês podem sugerir alguma(as) configurações adicionais para serem realizadas no Sistema Operacional, afim de extrair mais performance desse hardware, e também configurar ele para jogos?

Eu agradeço desde já a todos que me responderem.

Nota:

Já estou acompanhando os vídeos do Diolinux e outros canais relacionados a Linux.

Sou novo e também uso linux mint. Honestamente a única configuração que precisei fazer foi de mudar o protón dependendo do jogo. Já que todos os drivers pra mim vieram o melhor

1 curtida