Linux Mint para jogos
Boa noite, pessoal.
Estou criando esse post para buscar mais informações relacionadas a configurações para jogos em sistemas Linux.
Hardware utilizado
- Placa mãe: ASUS Tuf B550m plus
- Processador: AMD Ryzen 7 5700G
- VGA: Vega 8
- RAM: 2x8 (16gb)
3200Mhz - Armazenamentos:
2x SDDs (NVME 512GB 2.400Mbps / SATA 240GB 450Mbps)
1x HD (WD 1TB 7.200Rpm) - Alimentação: MSI Mag 650w (Suporte para upgrade futuro de VGA)
- Gabinete: Montech X3 Glass
6x Fans
Configurações realizadas (até o momento)
- Instalação do Mint (22.3) no
NVME, e a/homenoSSD SATA. OHDserviu para backup de dados do sistema e afins. - Atualização da
BIOS para v3636, ativação do perfilD.O.C.P.e o overclock seguroP.B.O. - Instalação do
Steame oHeroic(para minha biblioteca GoG)
Eu montei esse setup, pois trabalho com edição de vídeos, estou aprendendo programação, e também (óbvio) - gosto de jogos.
Sendo um usuário de longa data do sistema operacional Windows, é a minha primeira vez tendo contato com Linux. Não a primeira… Em 2021 eu usei Ubuntu por uns 20 dias, deixei de lado por questões de gosto mesmo… Mas com a insatisfação crescente em cima do sistema da Microsoft, decidi optar por Linux, por questões de privacidade e desempenho também.
Enfim…
Vocês podem sugerir alguma(as) configurações adicionais para serem realizadas no Sistema Operacional, afim de extrair mais performance desse hardware, e também configurar ele para jogos?
Eu agradeço desde já a todos que me responderem.
Nota:
Já estou acompanhando os vídeos do Diolinux e outros canais relacionados a Linux.