Mint com péssimo desepenho com monitor extra

Olá pessoal,

Eu tenho usado o linux Mint a uns 2 anos e não tinha muito do que reclamar até colocar um segundo monitor.

Antes de contar a situação, vamos a especificação do notebook:
image

Coloquei um monitor super-widescreen (29’ FHD) + monitor do notebook (14’ FHDdis).

Agora ao abrir uma janela do FF com um vídeo no YT no monitor 1 e abrir mais uma janela do FF com minhas coisas, sem muitas abas abertas, mais ou menos umas 4 ou 5 no máximo, até o ponteiro do mouse fica um pouco lento, a rolagem de página fica claramente lento, o video no YT fica com queda de frames, o desempenho fica realmente a desejar de mais.

Não é uma lentidão que inutiliza o sistema, mas é uma coisa que ao meu ver jamais aconteceria com as minhas especificações rodando o Windows 10 por exemplo.

Alguém tem uma recomendação de distro para rodar liso com essa especificação com 2 telas?

1 curtida

eu tava tendo problema quando tava com processador ruim era um i3-3200 agora to com i7-3770 ta normal com dois monitores, nem uso de memoria nem de processador sobe, e não fica caindo fps em jogo com o youtube aberto e o mesmo tempo, tenta ver o kernel pode ta usando um muito antigo

Não sei se aconteceria ou não no Windows, mas vc está usando uma resolução virtual de 2560x2160, o que é bem puxado para um vídeo onboard.

Também parece haver um limitador que o vídeo em HDMI segundo a especificação, quando em resolução máxima, fica a 24 fps. Intel Core i58250U Processor 6M Cache up to 3.40 GHz Product Specifications

Espero que haja algum ponto pra melhorar o desempenho, mas eu to achando que vc atingiu o limite do seu hardware com essas duas telas em resolução máxima.