Mint 20.2 não dá boot por pendrive com Ventoy

Coloquei as imagens do Mint 20 e do 20.2 em um pendrive para iniciar com o Ventoy e não inicializa. No mesmo pendrive tem as ISOs do Xubuntu, Lubuntu e MX Linux… todos inicializam normalmente.

Em outro pendrive, gravando a ISO do 20.2 direto no pendrive, inicializa, porém, não dá tela… mas, ouço o áudio do sistema quando entra na área de trabalho e a tela fica da seguinte forma:

Alguém saberia o que causa essa situação?

Com o Xubuntu 20.04.1, consigo inicializar, porém, não é a distro que pretendo instalar.

Tenho o Mint 20.2 em um SSD… e penso em “clonar” do SSD para o novo armazenamento (um nvme), porém, minha intenção é fazer uma instalação limpa.

1 curtida

Tem certeza que a ISO que você baixou não está quebrada? Qualquer coisa, recomendo usar o balena Etcher para criar o pendrive de boot.

1 curtida

Pois é… até baixei as imagens .ISO do Mint 20 e do Mint 20.2, verifiquei o “hash”, tudo ok, então, fiz um pendrive com o Mint 20, testei, deu o mesmo problema. Preparei com o Mint 20.2 e seguiu a mesma coisa.
Então, para conseguir instalar, rodei o instalador no modo compatibilidade que instalou 100%.
Quando reiniciou, deixa aquelas linhas na tela e não exibe o desktop.
Então, percebi que, se eu digitar a senha (pelos sons), percebo que acessa o desktop. Assim como se eu pressionar Ctrl Alt F1, consigo ir para o terminal. Ao acessar o terminal, mesmo sem ver o que estava acontecendo, consegui rodar o update e atualizar o sistema. Pensei nisso, pois, talvez, atualizando, normalizasse, o que não aconteceu.
Então, fiz um vídeo demonstrativo do problema
Demo Iniciando Mint 20.2 sem exibir a área de trabalho corretamente

Nesse mesmo vídeo, tentei dar boot com um pendrive com o Ventoy, nas imagens do Mint 20 e do Mint 20.2, que não inicializam.
EM seguida, com o Xubuntu e com o Lubuntu, iniciou e mostrou a área de trabalho. No Lubuntu, me pareceu que o segundo monitor ficou sem uma parte da tela, na área superior da tela.

Hoje de noite, vou remover a placa de vídeo e conectar novamente, vai que seja algum mau contato depois da limpeza do PC.

Por fim, faltou reconectar o SSD que já tem o mint 20.2 para ver se inicializa normalmente ou se deixa a tela dessa mesma maneira.

Enfim, só para relatar.

Tentou com o Etcher? As vezes pode ser um know bug do Ventoy.

Na verdade, pluguei o pendrive e gravei pelo menu do “discos” e “Restaurar imagem de disco…”, selecionando a ISO, o Mint grava o pendrive corretamente. Nas instalações anteriores, sempre fiz dessas maneira.

• tela do notebook do trabalho

Na verdade, o Ventoy utilizo só para testar imagens mesmo, nunca instalei sistema a partir de ISOs no pendrive com Ventoy. Só fiz alguns testes a mais por conta desse problema específico.

Como só estarei em casa a noite, só então vou conseguir abrir o gabinete, remover a placa, reconectar e testar de novo.

1 curtida

quando vc aperta f5, vai em display mode, text mode e dá boot no mint, isso ainda acontece? (na tela do ventoy)

Vou testar de noite… mas, acho que tem que configurar algo específico para iniciar com a ISO do MINT no Ventoy, vou ver se acho nas documentações, talvez questões de MBR/GPT, persistence, algo do gênero.
Pelo que vi, o Mint foi testado em máquina virtual, ou seja, em uma VM, tudo pode funcionar, quando vai para máquina física, pode ter algo específico a ser feito para que funcione corretamente.

Valeu pela dica… vou testar de noite para ver o que acontece!

1 curtida

Tenta com a nova versão do ventoy que saiu pode ter suporte para mint 20.2, ou usa o dd.

Bem… só agora estou conseguindo responder alguma coisa.

Depois de várias tentativas, consegui inicializar o Mint 19.3 Cinnamon 64bits e instalar no “nvme”.
Criei duas partições:

1. EFI
  2. / ext4
    … em outra unidade m2/SATA, deixei as partições swap 4GB e uma ext4 para o timeshift criar os backups com maior velocidade do que um HD mecânico que tenho aqui, de 500GB.

Após instalar o Mint 19.3, ao inicializar, para em um ponto “BusyBox”:

BusyBox v1.27.2 (Ubuntu 1:1.27.2=2ubuntu3.2) built-in shell (ash)
Enter 'help" for a list of built-in commands.
(initramfs) _

Então se eu digitar blkid, são listadas todas as partições. Na partição do sistema instalado, aparecem todos os diretórios exceto o “/boot”.

Então, inicializei novamente com o pendrive com o Mint 19.3 (que funciona), executei o “Boot Repair”, que, aparentemente, teria recriado as entradas de boot e tals, tano que, mudou o menu de “Linux Mint …” para “Ubuntu …” e gerou um link de análise:
Link do Boot Repair

Na BIOS da placa-mãe, está configurado para “UEFI”; secure boot = disabled; secure boot mode = standard. O “nvme” está como “GPT”.

Penso em baixar e instalar outra distro para teste como Debian, o próprio Ubuntu, Fedora, etc, porém, seria para teste apensa, pois o sistema que pretendo deixar instalado definitivo, é o Mint mesmo.

Outra coisa que penso em fazer é espelhar/clonar o SSD que está com o Mint 20.2 instalado e funcionando para ver se poderia resolver.

Sim… as tentativas todas foram com a novar versão do Ventoy ( nesse momento, 1.0.50 ) e, realmente, a ISO do Mint não inicializou com o Ventoy.
Já com o MultiBootUSB funciona corretamente.

1 curtida

O multibootUSB funciona com security boot?

Agora conferi de novo… secureboot está desativado!

Encontrei um parâmetro, que estou testando, nvme_core.default_ps_max_latency_us=0, que vi num vídeo que o autor tem cadastro aqui no plus.diolinux também, mas, também não deu cert.

Consigo ver uma série de atividades inicializando hardware e serviços até que um dado momento, gera algumas linhas na tela e não aparece mais nada.

Estou gravando novo vídeo com algumas alternativas… assim que terminar, vou postar os links aqui.

Gravei dois vídeos… um deles mostrando a tentativa de entrar em modo livre com Mint 20.2 (com problema), em seguida, entrando em modo live com Debian 11 (funcionou, porém, eu gostaria de deixar o Mint instalado):

Links:
Modo live Mint 20.2 e Debian 11 Cinnamon

Instalação do Mint 19.3, reboot caindo no “(initramrs)”

O outro vídeo, inicializei com o Fedora 34 que também iniciou corretamente o modo live e poderia iniciar a instalação, mas, como o arquivo ficou grande, acabei não subindo ele para o drive.

Agora vi que tem uma imagem “edge” do Mint, com kernel 5.11, que, teoricamente, reconhece chipsets e hardwares mais atuais… vou baixar e tentar inicializar por essa imagem para testar e, se funcionar, instalar.

Linux Mint 20.2 “Uma” - Cinnamon (Edge, 64-bit)

1 curtida

… pois é… respondi abaixo, com vídeos (feito com tripé, sem edição alguma) e, por fim, baixei a ISO do Mint 20.2 “edge”, que vem com Kernel 5.11. Com essa ISO, num pendrive feito com “MultiBootUSB”, inicializou sem erros.
Após o comando “sudo efibootmgr” o resultado foi:

BootCurrent: 0002
Timeout: 1 seconds
BootOrder: 0000, 0002, 0001
Boot0000*  ubuntu
Boot0001  Windows Boot Manager
Boot0002* UEFI: SanDisk,Partition 1

Só não gostaria de instalar o Mint 20.2 “edge”, pq é minha estação de trabalho não gostaria de ter instabilidade no sistema, por isso estou procurando “solução” para instalar o 20.2 com kernel 5.4 mesmo, porém, se o problema é o kernel, talvez seja o caso até mesmo de instalar o Debian 11 nesse momento para tentar utilizar ou, que ainda não tentei, espelhar meu SSD/SATA para o nvme.

Bom… mudei o modo de UEFI para CSM, assim, agora o mint 20.2 inicializa sem erros e instala no NVME.
Porém, agora está caindo no “(initramfs)” e, verificando a mensagem, percebo que ele tenta montar o pendrive que utilizei para instalar o Mint, pelo UUID, porém, não estou conseguindo achar o caminho onde ele tenta montar esses pendrive.
Entrando com uma ISO no modo live, consigo acessar a instalação do NVME e suas pastas. Então, abri o arquivio /etc/fstab da instalação no NVME e o conteúdo é o seguinte:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# / was on /dev/nvme0n1p2 during installation
UUID=62f1d647-1077-47e5-bfca-04bd9e736c52 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# /boot/efi was on /dev/nvme0n1p1 during installation
UUID=8F6D-960D  /boot/efi       vfat    umask=0077      0       1
# swap was on /dev/sda2 during installation
UUID=2ac0bc56-1cbe-438a-9828-564147fae728 none            swap    sw              0       0

resultado do comando blkid:

/dev/nvme0n1p1: LABEL_FATBOOT="EFI" LABEL="EFI" UUID="8F6D-960D" TYPE="vfat" PARTUUID="a62859e5-83eb-4a9c-bb13-0df1be77044c"
/dev/nvme0n1p2: UUID="62f1d647-1077-47e5-bfca-04bd9e736c52" TYPE="ext4" PARTUUID="7bbaf09a-8aef-403d-9002-c56cb3818c79"
/dev/sda1: UUID="871f457c-6443-4efc-aab0-0bc0175f2f06" TYPE="ext4" PARTUUID="b7299c33-04db-4599-9e39-efa086448a95"
/dev/sdb1: LABEL="Seguranca" UUID="6AD6B4A8512C222C" TYPE="ntfs" PTTYPE="atari" PARTUUID="b875adcd-01"
/dev/sdb2: LABEL="Developer" UUID="06A0DA1D7AF70BBE" TYPE="ntfs" PARTUUID="b875adcd-02"
/dev/sdc1: UUID="9592-DFBA" TYPE="vfat" PARTUUID="1efccc4a-01"

Tela ao tentar inicializar e cair no prompt “(initramfs)”:

Não estou conseguindo descobrir onde ou em que ponto o sistema está tentando montar esse pendrive já fora/desconectado da porta USB pós-instalação. Ali no “/dev/sdc1” dá pra ver o UUID que dá no erro antes de parar no “initramfs”.

E, finalmente, consegui rodar o Booot Repair, que corrigiu as entradas do “grub.cfg” e fez algumas substituições.

Além disso, entrei no setup e troquei também do modo UEFI para modo CSM, isso permitiu a inicialização do pendrive live de forma correta e a instalação feita sem problemas. Só achei estranho que, com o SSD/SATA, inciava normalmente em modo UEFI, apenas com o NVME que deu problema. Depois de todo o sistema instalado e configurado em modo CSM, voltei na BIOS da placa-mãe, voltei ao modo UEFI e voltei a dar boot no Mint, incializando corretamente e extremamente rápido.

1 curtida

Parece ser um bug do ventoy 1.0.50 e algumas versões anteriores.
Com o mint 20.1 funfou
Testei com o Mint 20.2, ele bootou o grub, mas deu entrada inválida (verifiquei o sha256 e estava tudo certinho):

Tente usar o Balena Etcher ou o ISO Burner nativo do Ubuntu/Mint :wink:

1 curtida

Bem … após uma revisão na configuração do BIOS e vários testes, o mint 20.2 com Kernel 5.4 foi instalado 100%.
Primeiro, coloquei no modo CSM, segundo, instalei e atualizei todos os pacotes / kernel, etc, terceiro, voltei para o modo UEFI e o sistema iniciou corretamente e rápido.
Aparentemente, a ISO do mint 20.2 não instala diretamente em modo UEFI (é o que me pareceu), porém, após a instalação e atualizações, parece rodar normalmente. No vídeo, o POST demora mais que a inicialização em si. Achei que ficou super rápido.

Iniciando com UEFI ativado

1 curtida