Mint 19.3 cinnamon usando swap só de ligar

Bom eu estou com um problema no mint 19.3 o que acontece é que o mint está usando swap mesmo com o consumo baixo e notei isso desde que instalei ele, esse notebook que estou usando não é muito bom mas acredito que o mint está com um mal gerenciamento. Hoje eu somente fiquei com o chrome (no máximo 4 abas eu abri) aberto vendo alguns vídeos e entrei em algumas redes sociais toda hora que eu entro no gerenciador de tarefas a swap aumento um pouco mais.
Obs: Não hibernei o notebook em momento algum e ele está ligado a umas 5/6 horas e só o que fiz foi assisti uns vídeos e abri o VLC pra vê um vídeo, somente isso e no chrome não abri nada de exagerado somente umas 4 abas como eu disse anteriormente, no mais eu fiquei no YouTube e entrei um pouco no Facebook e nem se quer abri dois vídeos de uma vez. Só to achando estranho isso pois nos Linux que testei raramente uso Swap mesmo nesse notebook as vezes que uso foi quando eu estava programando e usava o Android Studio pra testa.

1 curtida

Abra o terminal, digite: cat /proc/sys/vm/swappiness e manda o print da saída.

bruno@mintOS:~$ cat /proc/sys/vm/swappiness
60

Retorno isso.

Beleza, use um editor de texto, mude de 60 para 10, salve e veja se resolverá o problema. Não se preocupe, não será uma mudança permanente.

Pela screenshot, não achei um uso anomal da sua Memória. Lembrando, que há diversas memórias no computador, duas delas são a memória RAM, designada por ‘Mem’ e a de SWAP, desgniada por ‘Swp’.

Você só está utilizando 5 MB de SWAP, o que significa que sua swap não está sendo utilizada.

Com relação ao uso de memória RAM, por que não estaria consumindo 1.75GB? Dada a descrição dos apps que você rodou e estava rodando na hora do screenshot, eu achoq ue isso não é muito.

Quem sabe falta vc ver o que significam as cores nas barras de memória do HTOP… Memórias em cache e em bufferes é a mesma coisa que memória livre… :wink:

Discordo.
5mb de memória swap estão sendo utilizados, afinal, se a memória swap não estivesse sendo usada, estaria marcando 0K.


Concordo.
O uso de memória RAM está aparentemente normal.

@RestlinMagnat, rode o comando free -h no terminal e tire um print da saída.

Eu só tinha zero de utilização da Swap quando a minha swap não estava configurada corretamente e era inútil…

Pesquisando aqui… O Chrome, é sabido, é muito faminto por memória. O quanto mais vc tiver, o mais ele vai consumir… Eu aposto que quem está utilizando seu swap é o chrome. E encontrei pelo menos uma referência explícita que diz que o Chrome é um dos apps que podem pular a RAM e ir direto para swap (ref2).

Para verificar quem está usando sua swap, você pode querer rodar:

$ for file in /proc/*/status ; do awk '/VmSwap|Name/{printf $2 " " $3}END{ print ""}' $file; done

E comparar quem está consumindo mais memória. Aqui no meu swap, apesar de ter mais de 10GB de RAM, tenho um monte de memória em cache/buffer na swap, e o chrome usa a maior parte dela…

Ref1: https://www.cyberciti.biz/faq/linux-which-process-is-using-swap/
Ref2: Resp de Arthur Kay em linux - Swap being used when RAM is almost half free - Server Fault

Bom, a minha está configurada corretamente e é útil, só não está sendo usada. Afinal, não está havendo necessidade.

Exatamente, com certeza é o chrome que está usando um cache/buffer absurdo da RAM e forçando o sistema a partir para a swap. Se for o caso, o comando free -h deixará isso evidente

O retorno do free -h:

1 curtida

O retorno do comando:

Acabei de faze a mudança. O que exatamente isso faz?

1 curtida

Eu não falei nada da RAM, eu disse que o consumo da RAM está muito baixo para o sistema usa a swap e que não fiz nada de demais para o sistema usa swap, nem hiberna e nem usa em excesso a RAM o máximo que ela deve ter chegado é em 3gb dos meus 8gb e 5mb é um uso de swap sim e a cada momento que eu vou verifica o uso da swap está aumentando cada vez mais mesmo em tarefas que não usa 3gb da minha ram

De fato, o uso do buff/cache está absurdamente alto e forçando o sistema a usar swap. Você pode zerar o buff/cache logando como root com o comando su - e, em seguida, rode o comando sync; echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches e observe se o uso do buff/cache voltará a ficar alto desse jeito num curto período de tempo.

Essa alteração, faz com que o sistema só começe a utilizar swap quando sua RAM estiver 90% cheia. Por padrão, o valor 60 faz com que o sistema comece a utilizar a swap quando sua memória estiver 40% cheia. Porém, não é uma alteração permanente, é só para fazer um teste e voltará ao padrão quando o sistema for inicializado. Caso resolva o seu problema, volte aqui que faremos a alteração permanentemente.

Será que pode ser algo do node?
Eu uso o node frequentemente para programa e isso juntamente com o genymotion pra virtualiza um android e testa a aplicação e quase sempre tenho que esvaziar o cache do node.

Eu testei e pouco tempo depois o cache está assim:

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.