Mini PC, vale a pena?

To querendo comprar um PC e vi que os mini-PCs são mais em conta. Oq vcs acham?

PS: Por coincidência o Dio fez um vídeo sobre um Mini PC kkk, mas aquele é caro demais então ta fora de cogitação

1 curtida

Vai depender muuuuuuito dos seus objetivos. Já ficou óbvio q não quer/pode gastar muito, ou seja: vai comprar algo extremamente simples e… fraco.
Se vc costuma abrir + de 2 abas na navegador, já sabe q terá problemas. Se costuma abrir 3 programas ou +, também terá problemas.

1 curtida

Quanto você pretende gastar? Quais são seus objetivos de uso?

Hoje em dia já existem alguns Mini PCs de baixo custo - relativamente falando - com hardware bastante interessante para uso geral.

A única razão para procurar um mini PC ao invés de um desktop convencional, no seu caso, seria um suposto preço mais baixo? Ou há algum outro motivo?

2 curtidas

Sim, é mais por causa do preço mesmo. Meu objetivo? Programar e rodar um Linuxzinho :relieved:. Eu pergunto pq me deram a sugestão de um mini PC com um preço em conta e vi uns reviews sobre ele e achei um tanto interessante, já vem até com Win 11 trial instalado e SSD. Se comparar com o desktop que quero comprar esse mini PC da de 10 a 0

Opa, só vai precisar ter em mente que geralmente um mini PC é tipo um notebook no quesito upgrades, em um desktop você tem mais possibilidades. No caso, como é um pc bem simples e barato, quando sentir a necessidade de fazer um upgrade, terá menos opções, geralmente é colocar mais ram e um SSD e acabou… como já disse, ele já tem SSD e seria uma boa ver se é possível fazer um upgrade de ram. Se quiser compartilhar qual mini pc você pretende comprar, podemos compartilhar o que sabemos para ajudar na sua compra.

1 curtida

Fale mais, por gentileza

1 curtida

Como não disse a faixa de preço vou recomendar Mini PCs da Dell, HP e Lenovo que saem na casa dos 1700 ~ 2500 dependendo da configuração. o Dell optplex 3020 ou a serie Tiny da Lenovo são muito interessantes além de parecer coisinhas fofas :rofl: :rofl:

Isso vai novamente entrar no ponto de “qual o seu objetivo?”. Por exemplo, se for o pilar da web (CSS, HTML e JavaScript), uma máquina com 8gb e um dual core decente (i3 de 6a geração em diante) dá mais que suficiente. Mas se sua ideia é rodar um banco de dados em segundo plano também, usar uma IDE, como o PHP Storm, (não o VSCode com 25 mil extensões), aí seria interessante já fazer um investimento em uma máquina com 16gb e um quadcore (i5 de 8a geração, por exemplo)

1 curtida

Fuja dos pcs single board, isso serve apenas para prototipagem. Para o dia a dia vc vai se arrempender muito com esse tipo de pc.

Provavelmente vc não vai usar exclusivamente com o editor de texto aberto digitando código. Vai ouvir música, vai ter várias abas de navegador aberto, vai assistir um video tutorial enquando vai codando… E preste atenção normalmente o pessoal que programa tem um monitor grande ou tem mais de um monitor, pois é comum um monitor aberto com a documentação e no outro monitor com o editor de código… e isso custa poder de processamento.

Já ouviu a expressão o barato sai caro… Gaste um pouco mais e compre um pc de ‘verdade’, um pc com linux e um hardware adequado tem vida útil de no mínimo 5 anos então se programe e dilua o custo desse investimentos por esse tempo.

Se for gastar todo seu dinheiro que seja em algo com tecnologia mais robusta e garantida, procure por um processador x64 de 4 nucleos fisicos e com no mínimo 8gb de ram.

Fuja desses pcs single board ou processadores arm como setup principal, não valem o custo beneficio para uso diário. Fuja também dos celerons de 2 núcleos.

Se está com a grana curta vá de ultracompactos, como foi sugerido no outro post, vá de Dell optplex 3020 ou similares

3 curtidas

Vai depender do seu perfil de uso e do equipamento que pode investir. A maioria dos mini-PCs são de hardware mais simples (Celeron, Atom, alguns até com dissipação de calor passivo), mas, tem modelos “gamers” com Ryzen e tudo, e até modelos com a robustez de um Xeon que em nada ficariam a dever na maioria dos quesitos a um desktop convencional, mas, cobram o seu preço.
Se for só para navegar na internet, estudos ou trabalho (escritório), mesmo os mais simples devem suprir a suas necessidades, se for para jogar vai precisar ao menos de um modelo intermediário e se for fazer trabalho pesado, precisará de uma máquina avançada mesmo, mas, nesse último caso, talvez valha mais à pena montar um desktop convencional e customizado logo.

1 curtida

Boa tarde, muito cuidado nesse compra pode ser frustrante, eu lhe recomendo no minimo um i5, no marketplace da rede social F tem algumas no valor inicial de 500,00.

1 curtida

Fiquei interessado nesse daqui

https://bit.ly/3gcir5w

Tem vários tipos de mini-pcs, são bem práticos, para vários usos e seguimentos de aplicação. Com várias marcas, tamanhos, recursos e preços.
Colocar as seguintes questões na frente da escolha:
Qual será melhor para meu uso?
Quais serão os recursos de hardware vai precisar?
Onde vai ser colocado?
Quais software e programas vai usar nele?
E quais os recursos de retorno dos resultados aplicados no mini-pcs, eu vou precisar usando os mesmos?
Tudo isso deve-se levar em conta, visto que a grande maioria deste “novos equipamentos” alguns são limitados em recursos físicos (fixos na placa), não podendo mudar a qualquer hora. Já outros pode-se trocar algumas peças, ajudando na expansão de recursos e do melhoramento do desempenho.
Além disso, estudar o que precisa a mais de peças e recursos para funcionar normalmente.
Evitando ai os gastos desnecessários com a comprar de um recursos de hardware que não atende a necessidade do usuário final.
Espero poder te ajudado com algumas informações sobre o tema.

Este tópico foi fechado automaticamente 15 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.