Mini PC Ryzen 5 Vega 8 nenhum SO funciona.

Fala galera, recentemente adquiri um mini PC Ryzen 5 2500U with Radeon Vega Mobile GFX. Ele e um desses mini pc meio generico que se compra no Aliexpress ou Bangood, esse e pouco antigo tipo 2020, comprei na OLX.

O Ponto e comprei ele sem SSD, eu sei que por padrao ele vem com o WIndows 10 Home. No entanto depois de instalar qualquer sistema operacional independente de ser Windows ou Linux, depois que reinicia ele nao entra no SO. Tipo ele da Boot aparece que ta carregando o SO mas perde a conexao de video, sei que e o driver de video porque quando o Windows ta no adaptador basico do driver ele funciona e inicia normal.

O problema e que depois que instala qualquer driver de video da AMD pro Vega 8 que a GPU dele, nao funciona mais. E o mais interesante e que o Windows que vem nele ta com o mesmo driver instalado (vi alguns review do YouTube). No caso do Linux e pior tentei Ubuntu, Mint, Manjaro, Zorin e nenhum nem no modo live entra, porem se tentar com o secure mode do Linux q carrega um driver generico funciona.

Ja resetei a BIOS, tentei com Windows em GPT/MBR/BIOS/UEFI, ja tentei instalar outros drivers genericos do Vega como um da HP que existe, ja tentei mexer nas config de BIOS, enfim tudo acaba com o mesmo erro. Pra finalizar eu sei que ele funciona com o driver original vide os reviews que vejo na internet, entao ou existe alguma config especial na BIOS com o reset se perdeu ou os Chineses tem algum WIndows/Driver modificado que so funciona com o S.O que vem nele.

O Mini PC e esse:

1 curtida

Instalando e configurando o driver

Verificar driver: Execute lspci -k e verifique a saída para o seu controlador compatível com VGA para garantir que o amdgpu está em uso.

Instalar Mesa: Certifique-se de que os pacotes necessários do Mesa estão instalados para aceleração 3D, como mesa e xf86-video-amdgpu.

Parâmetros do módulo do kernel: Se o driver não estiver carregando corretamente, talvez seja necessário definir os parâmetros do kernel amdgpu.cik_support=1 e amdgpu.si_support=1, embora isso geralmente não seja necessário para GPUs Vega.

Verificar atualizações: Mantenha sempre seu sistema e kernel atualizados para garantir que você tenha as últimas melhorias e correções de bugs do driver.

1 curtida

Olá!

Ele veio sem disco e qual disco você colocou? Digo sata? ssd sata? ssd m.2 nvme?
Quando você diz “secure mode do Linux” é a opção de modo seguro no ato de inicializar por um pendrive em Live mode?
Como está o estado do Secure Boot nas configurações da BIOS? Habilitado?
Na parte de GPU como está na BIOS a configuração da reserva de RAM para vídeo?
Tente um live boot com Fedora KDE, sem disco no mini-pc, e se der boot faça verificação do hardware. Vai na loja instala CPU-X, GPU-VIEWER, GTKSTRESS test e faça verificações. Pode ser que tenha algum problema no “modo avançado da GPU”. Se funciona os drivers genéricos que são padrão vesa e simples só pra mostrar display desktop usa itens mais simples 2D e com drivers avançados e desktop com efeitos usa aceleração e techs mais avançadas.
Tem que ir avaliando.

2 curtidas

Sobre o disco tentei ambos SSD Sata e M2 NVME. Sim o secure mode e a opcao de modo seguro do GRUB no liveusb. Sobre a BIOS esse mini pc e meio confuso pelo que entendi ele usa UEFI para o Boot e PCIe e Legacy (CSM) para Video e Storage. Como eu disse criei pendrive bootavel para ambos os caso, e sempre cai no mesmo caso. Se eu tento alterar esses Legacy pra UEFI o PC nem da video mais nao entra no BIOS.