Mini os minimo bootloader

Gente, me ajudem. Estou com um notebook velhinho, Pentium de 4gb. Que está todo quebradinho. Queria instalar o míni os minimo e manter as mudanças, o que não consigo só criando o pendrive bootavel. Tentei seguir o tutorial do site e tbm que vem na ISO. Mas sempre da erro. Já tentei formatar o pendrive em ext4 e FAT32 e nenhum da certo a instalação do bootloader.

Ps: preciso que rode mantendo as modificações no pendrive, por que consegui um pequeno upgrade, com um notezinho que pelo menos tá inteiro, então decidir tentar aproveitar o restinho do meu antigo, para minha sobrinhas estudarem, porém, preciso do SSD dele. Me ajudem a fazer 3 criança felizes por pararem de fazer as tarefas da escola num j1 míni, literalmente

1 curtida

Olá @kaka, tudo bem contigo?

O Ventoy tem algumas opções de criação de pendrive com persistência, nesse caso, tudo rodaria diretamente do pendrive e nada seria escrito no armazenamento do notebook. O que é bacana até certo ponto, porque usando o mesmo pendrive em outro computador, você teria o mesmo conjunto de programas e arquivos.

É importante lembrar que pendrives não são mídias muito confiáveis, então, cuidado ao guardar informações importantes somente nele. Sugiro usar em conjunto com um salvamento em nuvem dos proteger seus arquivos.

:vulcan_salute:

Nesse caso, salvaria informações de rede e programas né? Sobre o armazenamento eu tlgd, já tinha montado toda uma configuração para que as informações de pesquisa e documentos ficassem sincronizados na nuvem. Muito obg. Elas vão adorar

1 curtida

Sim, todas as opções do usuário serão salvas normalmente.
Espero que consigam um bom resultado. Boa sorte aí.

:vulcan_salute:

Tendo 2 pendrive, um vc daria o boot do live-usb e no outro prosseguiria a instalação no segundo pendrive como se ele fosse um SSD.
Qual o tamanho do pendrive, bom eu consegui fazer a instalação do Lubuntu e do dota 2 em um pendrive de 64GB. Pendrive de 64GB vai sobrar 20GB para as crianças salvarem as fotinhas de família, Mas tem que ser BTRFS e tem que habilitar a compressão transparente.

Discordo, o Ventoy usa o FAT64, o FAT é totalmente obsoleto, é como o EXT2, não tem nenhum recurso de segurança, nem mesmo journaling, a Microsoft só lanço esse FS com documentação publica por motivo de compatibilidade entre sistemas operacionais, uma vez que ela e nem a Apple não quer incorporar um filesystem um que torna possível a transferência entre sistemas possível, ai que entro o FAT(64), lançado em 1977. Se esse filesystem sobreviver 1 mês já é uma vitória, ele se corrompe sozinho.

Então, tô com um pendrive de 32 gb. Queria o míni os por ser simples e leve. Mas eu tentei fazer a instalação assim, usando outro pendrive como live cd, mas sempre dava algum problema tbm. Tentei o slax tbm, com ele eu consegui instalar o bootloader de boas, mas por algum motivo ele tava engasgando em TD. Nada abria direito

Cheira a live-cd corrompido.
O Slax que vc baixo é base Debian 32 bits?
Tem que verificar o hash.

Sei o que é isso na foto não. Parece que esta instalando o bootloader na mão.

Foi base Debian 64

Isso, era instalando no terminal, pq pelo modo gráfico não estava dando certo, e a informação no site do mini os. Era para ser instalado assim. O slax eu consegui instalar assim. Já o míni os não.

Que mini os? o slax que eu to baixando aqui é de 400MB, tem ISO mais mine que essa? o Slax de 400MB já é um mine os.

Espera, mine os é um sistema operacional?

Mini os é um sistema. Ele tem várias isso, tem com xfce, etc. Entre as opções, tem uma que parece com o slax. Essa versão, foi a que melhor rodou, porém só em modo live. E tava dando problemas para instalar. Tentei em modo gráfico e pelo terminal. E nenhuma deu certo.

@kaka Eu estava querendo esperar a galera escrever algo, mas se não tiver solução, eu só passo esse: https://puppylinux-woof-ce.github.io/

Ele tem umas opções de varias bases diferentes. Se for para navegar na internet ele vai servir.

Eu tava procurando uma solução e realmente não achei ND. O míni os eu não consegui msm, o slax não tá funcionando direito. Eu tentei o lance do ventou, fiz exatamente como falava no vídeo e tbm não funcionou. O puppy realmente é o único que salva. Mas eu não consigo mexer nele direito. Vou vê se acho alguma documentação de como usar ele, para manter ele msm

Não funcionou, infelizmente. Eu fiz como no vídeo, mas não ficou salva as informações

Essa é a enciclopédia do Puppy:

Gente, passando pra informar como foi resolvido. Uma boa alma me doou um HD de 64 gb, mecânico msm. Instalei o big Linux, e tá rodando MT bem. Minhas meninas estão numa felicidade, até uns joguinhos consegui colocar e agora elas conseguem fazer as coisinhas da escola e tbm se divertir

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.