Minhas primeiras experiências usando o Q4OS

Minhas primeiras 7 horas usando o Q4OS

Minhas primeiras 7 horas usando o Q4OS está bem incrível, e entregando tudo que prometeram entregar.
É absurdamente rápido, leve e bem funcional, gostei de tudo e é meu novo sistema operacional que vai me ajudar ao longo de 2023 nos meus estudos!

Obrigado a todos vocês da comunidade Diolinux Plus que me ajudaram a escolher e a entender o Q4OS.
Agora vou aprender mais coisas do mundo Debian e de coisas do Q4OS!
Dicas? Eu aceito.

18 horas depois de uso do Q4OS

O Q4OS é bom mas tem MUITO bugs, é incrível a quantidade de bugs que o sistema tem que é impossível corrigir pois não existe respostas na internet e nem tem em fóruns.

Eu gostei do Q4OS mas assim não dá, vou me manter no Q4OS por uns dias e ver se ainda dá pra usar, instalarei o Debian com LXQT, já que eu descobri umas coisas.

Vai oferecer o mesmo tipo de uso que eu quero e também é uma alternativa muito boa pro Lubuntu

3 curtidas

Já aproveita e liga o UFW, que se não me engano, vem desabilitado por padrão.

1 curtida

O que é isso e o que faz?

É um firewall. Recomendo ver esse vídeo do Dio falando sobre.

1 curtida

Pra ficar mais fácil instala a interface gráfica para o UFW que é o GUFW.
Pelo terminal você pode instalar usando

sudo apt install gufw

Quais são os bugs no Q4OS com Trinity? Esse sistema sempre me foi OK no funcionamento. Mas eu o usei bem mais com o KDE Plasma.

O fórum do Q4OS, disponível na página oficial da distro, já me quebrou o galho várias vezes.

Bugs tipo, bloquear a tela e ele não desbloquear, o mesmo pro suspensão.

Bugs do atalho de teclado (e tbm DIFÍCIL de usar)

Alguns computadores tem problemas com a suspensão. No meu trabalho, o TI (eu não faço parte, sou só usuário) bloqueou a suspensão e recomendou que não fosse utilizada, cito que os computadores do meu trabalho rodam o Windows e mesmo assim o TI afirma haver bugs com a suspensão. Se no Windows, sistema para o qual a maioria dos fabricantes desenvolve seus produtos, já é complicado utilizar o recurso, imagine no Linux cuja atenção dos fabricantes é limitada.

No entanto, essa questão do simples bloqueio de tela deveria simplesmente funcionar. Talvez seja algo específico do seu computador, ou o que é mais provável é que você tenha feito alguma alteração no sistema que causou o bug.

Sobre ser difícil de usar, realmente é mais complexo do que usar o Gnome ou KDE. Mas é mesmo assim tão difícil? Questiono pois o TDE - Trinity Desktop Environment é apenas um fork do KDE em sua versão 3.5, remonta à época do Windows Vista e mesmo naquela época o KDE 3.5 era simples e fácil de utilizar. Obviamente que o KDE evoluiu mais que o TDE, pois o objetivo do TDE é simplesmente ser o que o KDE era antigamente, então obviamente que o TDE não acompanha a evolução do KDE ou Gnome. Mas mesmo assim, o TDE é fácil de ser utilizado, mais fácil que outros desktops leves como o Enlightenment, Icewm e até mesmo que o LXQT, e eu digo que o TDE oferece muito mais recursos que os demais desktops considerados leves.

Eu mesmo estou usando o Q4OS com o TDE no meu computador pessoal.

O que recomendo é aprender mais sobre Linux, principalmente sobre o gerenciamento de pacotes (APT), uso do Flatpak, Snaps e Appimage.

Configuramos uma única vez o computador, o resto é só rodar os programas que executam as tarefas que precisamos. Ou seja, a parte difícil mesmo é executada uma única vez.

1 curtida

Difícil pra usar os atalhos que CTRL vira alt do nada