olá, eu estou aqui apenas para dizer algumas impressões que eu tive sobre o linux gutta dos notebooks da acer, mais especificamente o acer nitro, enfim… um amigo meu comprou um notebook acer nitro e junto veio com um linux gutta instalado, ele no momento não tinha nenhum pendrive então eu tentei ajudar ele a instalar pelo menos o terminal e algumas coisas, o linux gutta não vem com nada instalado praticamente, nem o navegador e não tinha visto nenhuma loja de aplicações ou pelo menos não tinha encontrado, então tive que instalar a maioria das coisas que geralmente vem instaladas por padrão em um linux, quando comecei a mexer naquele SO eu pensei que era algum derivado do debian, mas nas opções de boot apareciam ubuntu, então (meio que obviamente) era um derivado do Ubuntu, eu tentei ajudar ele a instalar as coisas tudo pelo RDC, e alguns aplicativos não funcionaram por conta de gtk 2,não me lembro muito bem do erro, o anydesk não abria nele, eu tmb senti uma grande falta de aplicações nele, sendo necessário ter que instalar a maioria, aquele linux parecia algo muito simples, tipo ter acabado de instalar o arch linux, bem… a única coisa que eu vou elogiar aqui do linux gutta é a sua aparência e algumas opções de personalização diferentes, mas de resto é apenas um linux sem nada instalado.
eu decidi fazer esse “post” para contar + - como foi usar o linux gutta para quem ficou curioso de como ele é, não é nada demais literalmente nada, pois realmente não vem com nada instalado e nenhuma loja de aplicativos para instalar os programas (ou pelo menos eu não tenha encontrado a loja de aplicativos) tipo, mesmo sendo um derivado do ubuntu, não veio nem com um snap ou flatpak já instalado, assim para usuários básicos ou que não tem nenhum contato ou experiencia com o terminal não devem nem saber oque fazer ao chegar e dar de cara com um sistema assim.
OBS: o linux gutta não tem nenhuma página para download, apesar disso consegui fazer um backup dos wallpapers padrão do sistema.
VIVAOLINUX ai galera flw