MInha primeira experiência com o Linux

Boa tarde, pessoal! Enfim, agradeço a todos que responderam meu último post aqui no fórum. O pessoal foi realmente muito acolhedor em me ajudar a escolher uma distro linux para meu primeiro uso.

Ontem, dia 21/06/2025, instalei os ssd’s que tinha mencionado no meu último tópico. Instalei um ssd sata 3 e depois de dar uma boa pesquisada, escolhi a distro Zorin Os. Fiz dualboot na minha máquina e está funcionando perfeitamente bem! Pelo menos até agora não tiver que fazer uso do terminal, o que é uma coisa muito boa! kkk. Nossa, a interface do sistema é linda! Bem mais bonita que no windows.

Consegui também contornar um problema meio chatinho, na qual não consigo usar o programa do whatsapp app de forma nativa. Então vi numa live um meio de conseguir transformar a url do whatsapp num “programa” no linux e deu super certo! :smiley:

Em relação ao desempenho nos jogos, fiquei bastante surpreso! Pois quando eu espetei o pen drive no meu PC pra iniciar a instação do zorin, apareceu uma terceira opção para instalar não apenas o S.O, como também os drivers na nvidia junto do sistema já! Caramba, pensei que eu teria que me preocupar em achar os drivers certos pra minha placa de vídeo (RTX 3080 10G) da Galaxy. Mas, não! A instalação do zorin identificou instantaneamente qual era minha placa de vídeo e instalou os drivers junto da instalação do sistema. Caramba, parece que subestimei o linux! lol funcionou perfeitamente em ambos os meus monitores. Só tive que diminuir as resoluções de ambos os meus monitores. Tenho 2 monitores 4k60hz de diferentes polegadas. Tive que tirar do 4k e colocar em 1080p pro menu iniciar ficar maior.

Porém, estou aqui porque queria fazer algumas perguntas, sendo eu um iniciante em linux.

1. É possível usar HDR no linux? Meu monitor principal tem HDR e pra mim faz uma diferença gigante! Pois é como se a minha tela ganhasse vida! As cores ficam muito mais vivas e faz toda a diferença, principalmente pra alguém que é daltônico, como eu. Se tiver como ativar o HDR em algum lugar, não sei onde é.

2. É possível criar um “acesso rápido” de pastas? Isso é uma mão na roda gigante, principalmente no quesito flexibilidade. Ter as principais pastas que eu uso em fácil e rápido acesso, é fundamental pra conseguir usar o PC mais mais eficiência. Teria como fazer algo assim no linux? Queria copiar algumas pastas do meu HD externo e organizar tudo na aba “documentos” do linux e usar como acesso rápido.

3. Estou buscando uma alternativa viável ao aTube Catcher. Teria um programa parecido e gratuito no linux? Um que consiga fazer downloads em 1080p/4k e aceite variados formatos de vídeo?

4. Estou em busca de um bom substituto do bloco de notas tradicional. Tanto um que seja simples e direto ao ponto e também um que seja mais complexo (para fazer grandes redações, posts profissionais, etc). Preciso de um bloco de notas que seja simples e outro que seja mais completo. O que eu costumava usar eram o bloco de notas padrão do windows, o Evernote e o Notion. Quais alternativas tem pra linux?

5. Tem alguma forma de usar o copilot no linux? Aquela I.A. da Microsoft que faz pesquisas avançadas mais rapidamente? Se tiver um jeito de fazer isso, seria bem útil. Quase todas as I.A.'s funcionam pra mim normalmente, mas o copilot faz falta.

6. Tem alguma forma de colocar um menu melhor no zorin? Algum que bote os ícones dos programas à direita? Tipo assim?

Se tiver como, gostaria de um menu que fosse assim, com os ícones dos programas dessa forma. Atualmente, estou usando a terceira personalização do zorin. Tem 2 de cima que se assemelham com a interface do windows 7, e tem a terceira de baixo cujo visual eu gostei mais. O que eu realmente queria fazer era: colocar o ícone do menu iniciar do linux na extrema-esquerda da tela e os ícones dos programas no meio. Aí seria GG.

1. Quais são os formatos de arquivos/programas aceitos no linux? Eu deveria saber de algo muito significativo em relação aos tipos de extensões de arquivos que são executáveis no linux? A única extensão que sei que é de linux é aquele “.deb”, que é de debian e as outras distros que usam debian como base. Mas teriam outras extensões que seriam exclusivas do linux que eu deveria lembrar?

2. O OnlyOffice e o LibreOffice são 100% compatíveis com os documentos .docx do Microsoft Word? O Word era o que eu mais usava, então seria ótimo ter uma equivalência direta no linux.

3. Em relação a drivers, eu deveria me preocupar? Ok, minha placa de vídeo o sistema identificou e instalou tudo instantaneamente. Mas tenho um mouse de logitech. Tenho um G502 Hero. Eu usava um programa no windows que dava pra aumentar e diminuir os dpi’s do mouse a vontade. O linux configura isso automaticamente ou eu deveria configurar isso em um lugar terceiro?

4. Se eu quiser atualizar pro zorin pro pra ter os outros layout’s do sistema, o s.o será reinstalado no meu PC como se fosse formatar ou ele irá atualizar como se fosse apenas uma atualização comum de sistema?

5. Alguém sabe como desativar o corretor ortográfico? Ou personalizar um “dicionário personalizado” para que algumas palavras não fiquem sendo corrigidas o tempo todo? Seria bom.

Bom, por enquanto é isso. O brave já está padronizado no meu sistema, discord, steam, nordpass, vlc, spotify, audacity, chrome também.

Ah, também seria bom alguém me recomendar algum bom editor de fotos. Não um muito complexo como o photoshop (ou algum derivado do linux), mas um que seja semelhante ao “FOTOS” do windows 10, sacam? Aquele que faz pequenas edições mais superficiais e funciona mais como um visualizador de fotos? Tipo isso.

2 curtidas

Linux (KDE e Gnome), funciona bem com HDR.
Um app que pode substituir o Atube Catcher é o VideoDownloader (instalável por flatpak).
Existe um app chamado Piper, que serve para ajustar o dpi de mouses Logitech no Linux.

2 curtidas

Estou voltando agora mesmo para o Windows11 já que meu hardware suporta todos os requisitos mínimos que a Microsoft exige , e a inda tenho uma licença para windows11 pro , gosto muito do Linux “UBUNTU” mas por alguma dificuldade tenho que retornar ao Windows por simplesmente rodar tudo que preciso. :roll_eyes: