Minha placa mãe tem o TPM 2.0?

Eu ganhei um PC “gamer” esses dias e queria verificar se meu computador consegue rodar o windows 11 mas não sei se minha placa mãe tem o TPM 2.0, vcs poderiam me ajudar?
Minha placa mãe: B450 AORUS M

1 curtida

Olá @Authi tudo beleza?
De acordo com o site do fabricante, sua placa-mãe possui o conector para instalar o chip, mas não o chio em si.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Ok obrigado! Vou ver se consigo comprar o chip

tenho um dell com i3 6006u e na config mostra que tem tpm mas na ferramenta da microsoft diz que n é compativel , mas a versão prévia do windows dev pegou de boas.

Porque ele é da 6ª geração:
https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/series/88394/6th-generation-intel-core-i3-processors.html
Por enquanto em relação a Intel, a Microsoft só garante o suporte a partir da 8ª geração, mas, diante da pressão ela está cogitando estender para a 7ª também.

1 curtida

mas pegou de boas e como é um notebook dell tem tpm 2.0, é só a ms em parceria com as marcas de pc querendo que vc atualize seu hardware.

é só isso a explicação pq estaria pegando agora e qd vir a versão final n iria pegar ? pq a ms n quer.

A Microsoft alega que é por questões de segurança, que somente a partir da 8ª geração com o redesenho completo dos processadores que os fantasmas do Spectre e Meltdown foram plenamente exorcizados e que nas gerações anteriores os problemas foram apenas minorados por meio de atualizações.
Fato é, processadores anteriores a 8ª geração são plenamente compatíveis, mas, a Microsoft fez a opção por barrá-los em nome pretensamente de questões de segurança no futuro. Como eu citei, diante da repercussão, ela estuda ampliar o suporte para a 7ª.

1 curtida

Parece que a versão Insiders tá sendo liberada para hardware não suportado, como forma da MS testar o Windows nestes.

1 curtida

Sim, eu li sobre isso. Acho que a Microsoft vai acabar mesmo liberando da 7ª para cima.

1 curtida

O que acontece tbm é que quase niguém sabe que ao ativar o TPM (ou PTT ou fTPM), você pode acabar habilitando o bitlocker (ou criptografia do dispositivo, no Windows Home, um bitlocker capado).
O meu PTT estava habilitado, sem secure boot. Ao ativar o secure boot, ele começou a criptografar a unidade. Não sei se é somente no meu ou se aconteceu com + alguém, sempre bom tomar cuidado ao mexer na BIOS :confused:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.