Minha Placa Mãe parou de funcionar do nada

Na última semana, eu tinha usado o meu computador normalmente na noite anterior e desliguei ele, inclusive com ele fora da tomada também, porém no outro dia eu tive uma surpresa, o meu SSD de boot não estava sendo reconhecido, tirei, coloquei no lugar de volta, e a placa mãe simplesmente não quis ligar mais. Levei para um técnico e a suspeita dele é que a minha fonte deu algum problema e está queimando as placas mães, porque ele trouxe uma aqui e estava funcionando e depois não alimentava o processador mais. Levei a fonte para outros, com um aparelho para testar ele mediu todas os cabos e estava o.k. E queria saber de vocês, o que eu faço?

Difícil saber o que é, pode ser a tomada da sua casa dando curto também, ou o processador q tá ruim, ou algum outro cabo.

procure outro serviço de manutenção. é a opção mais segura.

Problema de hardware é bem difícil diagnosticar em casa, porque vai depender de testar as peças individualmente. Dependendo da idade do hardware, nem vale a pena tentar diagnosticar e consertar, especialmente se for na placa mãe. Se você quer verificar em casa, eu faria:

1. Verificar se o ssd está funcionando em outro computador, preferencialmente com adaptador nvme ->USB.
  2. Sem SSD e nem discos SATA, zerar o CMOS e ver se o computador inicia.
  3. Se não iniciar, tirar memórias e ligar novamente: Importante ter conectado o “speaker” na placa mãe para ver se dá bipes (Sem os “speaker” conectado, vai inviabilizar continuar nos testes). Se der bipes, verificar manual da placa mãe o que significam. Se for memória, coloque os pentes um a um e vá ligando o computador. Pode ser que uma memória esteja defeituosa, ou mesmo um slot de memória na placa mãe defeituoso.
  4. Tentar retirar a placa de vídeo e ligar, ouvir os bipes. Testar a placa de vídeo em outro computador se possível.
  5. Com nada disso funcionando, vc fica só com problema de processador (improvável), placa mãe (mais comum, especialmente se for antiga e com acúmulo de pó), ou a fonte (mais provável se era subdimensionada pro seu computador e/ou com acúmulo de sujeira).

Uma vez diagnosticado, é ver se vale a pena alterar um componente ou fazer um upgrade.

1 curtida