Opa gente, tudo bem?
Eu estou vindo aqui para compartilhar um pouco de mim e pedir sugestões e conselhos.
Eu já trabalho com programação a alguns anos. Eu estava trabalhando com infra e recentemente fiquei desempregado. Então decidi dedicar à uma ideia que eu já tinha, que é meio que abrir meu próprio negócio, trabalhar para mim.
Agora estou em busca de angariar clientes. Trabalho com desenvolvimento web, front-end e back-end. Eu estou criando um instagram e atualizando minhas redes como linkedin e github, já que fazia um tmepo que eu não procurava trabalho. Gostaria de conselhos da comunidade de como seguir por esse caminho?
E eu também estou pensando em começar um canal mostrando esse meu processo e falando sobre desenvolvimento. Também tenho algumas ideias de SaaS para fazer que eu pensei em compartilhar o processo no canal. Alguma susgestão? Essa ideia parece legal?
Salve @RedCat, tudo bem contigo?
Ter presença em redes relevantes é uma boa coisa, mas principalmente no começo você vai precisar ser um pouco “agressivo” para conseguir os primeiros trabalhos. Por agressivo, quero dizer entrar em sites específicos de freela, por exemplo, e ver quais problemas você consegue resolver e são interessantes financeiramente para você.
Existem diversos sites de “bount”, que são locais onde empresas postam projetos específicos e um valor de recompensa para quem resolver. Isso também pode ser uma opção para você começar a levantar um dinheiro, apenas fique atento as regras de cada site antes de investir seu tempo em um projeto desses.
Outro ponto que pode te ajudar é tentar resolver um problema que algumas pessoas tem e estariam dispostas a pagar por uma solução. Na sua região, as empresas tem algum tipo de dor que você consegue observar?
Monte uma boa apresentação das suas capacidades, liste recursos técnicos que você domina e principalmente: ser um empreendedor é totalmente diferente de trabalhar CLT.
Muita gente demora para entender isso e acaba passando um perrengue enorme, sendo seu próprio “chefe” você precisa correr atrás de fazer a roda girar o tempo todo, só depende de você. Quando eu montei minha empresa, alguns dos clientes que eu já atendia quiseram manter meu atendimento e isso facilitou muito a minha vida.
P.s.: criação de conteúdo pode ser usada como uma vitrine para mostrar sua proficiência profissional.
Começar do zero é bem complexo, mas pode ser feito.
Desejo toda a sorte do mundo.
Legal, também estou no mesmo caminho, só não divulgo meus projetos pessoais para ninguem, acho que é bom todo programador ter um portifólio legivel para leigos, assim qualquer trabalho que for fazer divulga seu portifólio, e criar videos e redes sociais aumenta sua chances no mercado, também o linkedin é de bastante interesse de intrevistadores e marcas.
Salve. Cara, muito obrigado pelos conselhos, são bem úteis, vou seguir.
Se não for abusar muito, teria como você me indicar alguns sites para freelances? Eu já tentei alguns como o 99freelas, mas sem muito sucesso kk.
Ah, e eu adoro ouvir você no podcast btw. Vlw pela resposta
Cara, que da hora. Vlw pelo apoio.
Foi muito difícil para você entrar nesse caminho? Tipo, conseguir clientes, lidar com a concorrência?
E outra coisa, qual o nome da sua empresa ou instagram ou algum contato de portfólio? (não sei se pode divulgar aqui). Mas acho que seria legal trocar essa ideia e essas informações. Adoraria te apoiar no que eu conseguir
Vlww
Ainda estou no mesmo caminho seu, criando meu portifólio e aumentando meu conhecimento em linguagens, meus projetos não divulgo até tarem prontos, dai coleto feedback para poder deixar redondo meu projeto, não adianta você fazer um portifólio com 2 sites e fazer 2 videos, quanto mais eu estudo mais eu aumento meu portifólio, só sei 2 linguagens ainda, por enquanto vou fazendo uns freela baratinhos e entregando meu contato.
Uma dica primeiro monta os seu passos, depois caminha.
Boa dica, monta primeiro os passos a serem dados, fazendo tipo um mapa.
Eu falo que estou montando um portfólio, pq como falei, eu já trabalhei na área, só que na base do CLT.
Agora to nessa jornada e sinceramente, vendo as coisas como são e tudo da um friozinho na barriga kkk.
Mas é isso, quero fazer dar certo. A gente consegue!
Força e fé, moçada. O negócio é encarar o “monstro” de frente, estudar e se aperfeiçoar sempre.
O frio na barriga é normal, e passa logo.
Bem vindo ao clube dos desempregados meu amigo. Logo mais nós vamos sair dessa
Dicas na busca de empregos (na área dev):
De pouco foco em Linkedin ainda mais se te mandar pra links da Gupy.
Focar em Programathor e solides.
Nessas plataformas: Adicionar o máximo de tags possíveis de qualquer tecnologia que você já viu mesmo que seja pouco e tenha pouca confiança.
Marque (disponível para se mudar) por algum motivo até vaga remota marca isso.
Fala meu amigo bom diaa, beleza? Acabei vendo a pub no youtube e digamos q também tenho esta meta de poder ter meu próprio negócio, uma dica q eu posso te passar é que cara vai pra cima, apesar do caminho ser meio árduo o final é sempre bom e quando der certo(Tenho certeza q isso vai acontecer) você vai ver o quanto q vc caminhou e construiu. Para finalizar uma dica q posso te dar é: Todos podem inventar a roda, mas qual é o diferencial dela? No seu negócio é o mesmo, ache um diferencial que eu tenho ctz que vai dar certoo ainda maiss. Tmj e boa sorte meu amigo!
Em breve vou fazer parte das estatísticas, espero que seja para um breve momento (Leia o relato da minha demissão aqui).
Muitos estão batendo na tela do empreendedorismo, entretanto eu estou pondo em prática uma abordagem diferente: Estudar para concursos públicos. Vou prestar dois concursos mês que vêm. Nunca tive tanto apoio e motivação para estudar para concursos públicos como agora.