Sou novo tanto no linux quanto na comunidade Diolinux, bem eu vou ser bem claro, nunca usei linux antes, então nao sei se preciso baixar algum driver, coisa do tipo. minha GPU é uma “AMD Radeon R9 370” (Ao menos segundo o sistema) aparentemente, alguns programas nao utlizam da GPU, mas sim do gráfico integrado do processador (Eu acho)
Ignorem algumas palavras sem acentuacao, ja que meu teclado nao tem todas as pontuacoes.
tenho ele instalado já, e realmente aparece a GPU, porém alguns programas aparentemente não a reconhece. sobre a pontuacão, meio que to descobrindo algumas teclas, ja que só tu começando a mexer em PC por agora. mas vou testar esse metodo tambem, obrigado!
é um cliente do roblox, que quando ativa as estastisticas de desempenho, e em gpu fica tudo zero. (Não sei se é bug) mas tambem as vezes sinto a interface meio arrastada…
Fala meu caro, tudo bem? Imagino que seja um Notebook, certo?
Tanto o Linux quando o Windows usam a GPU integrada para todo o sistema para economizar energia, e so usam a GPU dedicada para programas pesados. O Grande problema é que o Linux até pouco tempo não se dava muito bem com essa configuração, mas temos maneiras de Melhorar:
Primeiro, acho que a sua placa tem 2 Drives para linux, um antigo e outro novo: Tem um tutorial do DioLinux de como ativar, não se assusta com o terminal, vai valer a pena. Lê tudo com calma e atenção.
Segundo, temos que muitas vezes forçar o sistema a usar a placa dedicada, tem um outro texto aqui no forum sobre
Tá, calma lá então, como achei que era um notebook, pensei diferente.
Primeiro, me manda o que da quando você roda
lspci -k | grep amdgpu
Segundo, o cabo de video, não sei se vc esta usando HDMI ou qual outro cabo, esta conectado na GPU? Por que eu mesmo já me bati por conta da gpu e quando vi o cabo estava conectado na placa mãe. Pois ai você ignora o Segundo topico, o qual você tentou e deu erro
A R7 370 não tem suporte a Vulkan 1.3, será que não é isso? Pelas specs dela vai até o 1.2, esse modelo é de 2015. Eu tenho uma R9 380 que é dessa mesma época e as vezes tenho uns problemas com o DXVK, só consigo usar a versão legacy nela.
Ah, outra coisa, o cabo do monitor está plugado na placa de vídeo ou na placa mãe?
Sobre isso, esses nomes de gerações de placas, a sua é da Southern Islands- Pirate Islands, pode ver em AMD Radeon R9 370 Specs | TechPowerUp GPU Database, então ajustando o driver você vai habilitar o vulkan e fazer ela funcionar melhor