Esse é um dos maiores “defeitos” do KDE Plasma!
Há séculos, sonho em publicar um resumo – bem resumido – das minhas configurações no KDE Plasma, e simplesmente não cabe numa postagem do Blogger.
E isso, porque eu não uso, nem 1% das configurações oferecidas pelo KDE Plasma. – Imagine, se eu usasse 10%, 50%,!
Assino embaixo!
Isso é um problema chato, quando dispomos apenas de um hardware muito antigo.
Montei um PC 2 x Core2Duo com 4 GB em 2009. – Na época, parecia um avião! – Enfrentava qualquer SO (da época), qualquer Aplicativo, qualquer site, portal etc. (da época).
Em 2015, já comecei a sentir um “choro” aqui, uma tremida ali, e daí por diante, o “avião” começou a se tornar um “patinho feio”, de pouquinho em pouquinho.
O mais simples (aparentemente), seria aumentar a Memória RAM, de 4 GB (2 pentes de 2 GB) para 8 GB – mas descobri que pentes de 4 GB, com aquelas especificações, já se haviam tornado verdadeiras raridades – e não ofereciam qualquer garantia, pois eram “usados”, de algum PC desmontado para reaproveitar peças avulsas.
Então, comecei a aprender alguns truques para enfrentar os novos tempos da internet, do navegador, do Linux, e do próprio KDE – todos, cada vez mais exigentes. – E abandonei o Windows de vez (o último que usei foi o XP).
Desse jeito, consegui manter aquele velho 2 x Core2 Duo “utilizável”, até Janeiro 2020. – Sem direito a GoogleEarth (e sem conseguir usar o Google Maps, que foi se tornando muuuito lento, quase travando).
O jeito é fazer algum upgrade (como você fez) – e conseguir montar ou adquirir um hardware menos antigo, assim que puder.