Minha experiência no Linux - usando App para estudar

Tem 2 mês que vim do Windows para o Linux, testei o Ubuntu por mês e quando eu estava confortável imigrei para o fedora 43 workstation que será minha distro principal, queria um sistema para programar e estudar. Então vamos lá!

Minha dificuldade era encontra Apps para estuda já que o Linux é um outro ecossistema.

E realmente me surpreendeu com a gama de Apps ótimos que ele tem. (basta procurar com paciência)

Linux é ecossistema incrível não é atoa que será meu principal agora e não pretendo volta para Windows. Abaixo minha lista de Apps que uso e caso alguém tem mais recomendações serão bem-vinda.

Lista de recomendações para estudar:

• Saber | para anotações - desativar salvamento automático 10s para “nunca“ assim ele flui melhor e salvar quando finalizar. Gosto de colocar o tema Android e combina com meu celular.
  • MarkText | para lista de tarefas - gosto da interface dele simples e pura. Usa a tecla CTRL + SHIFT + x para criar e ele é Markdown pode criar um título como “Tarefas para hoje“. Eu prefiro o theme dark porque deixa o lista destaque melhor em relação ao theme one dark.
  • Table Habit | para construir hábitos - Interface é ótima e dar para criar vários hábitos. Ao instalar ele já pega interface do android.
  • Khronos - para registra tempo - estava procurando um timelog é mais próximo que encontrei para registro de log. Posso colocar um título como Inglês e registra o tempo de estudo. (Só queria que tive o versão no Linux do “YPT - Grupo de Estudo” é um excelente app).
  • KOreader | para ler livros em epug - Usei o foliete e ele é ótimo, mas encontrei o KOreader e gosto muito dele além de mostra a hora do lado inferior e você vai nota que leu tanto e nem percebeu. Depois que mexe nele e configura para sua leitura fica ótimo.
  • Onlyoffice | para criar planilhas simples - tem vários opções é uma alternativa para Office Microsoft, uso apenas para criar planilhas como registra o tempo disponível e monitorar o tempo gasto.
2 curtidas

Um dica para ajudar nos estudos é utilizar algum programa de flashcard para memorização, tipo Anki e o Mnemosyne Project.

1 curtida

Eu gosto do LibreOffice. Já o Marktext é sensacional, é uma pena ter parado de receber atualizações e não ter uma versão para Android, uso junto com o Simplenote.

1 curtida

Estou escrevendo meu mestrado no Linux, de fato é, perfeitamente, possível estudar por aqui.

Aproveitando, eu fiz criei um app par ajudar nessa parte da escrita, coincidentemente fiz uma postagem há alguns dias, se quiser conferir:

Tac Writer

1 curtida

Estou no mundo Linux tem mais ou menos um ano, mas nunca usei para estudar de fato, porém literalmente hoje eu começo na faculdade de arquitetura… espero que eu consiga encontrar programas que eu possa utilizar na faculdade

Btw: esses programas que você citou devem vir a calhar pra mim também, obrigado por compartilhar sua lista de programas

1 curtida

Obrigado pelas sugestões de Apps. Fiquei muito grato pelo carinho que a comunidade tem pelo Linux e por como todos estão dispostos a ajudar quem precisa.

2 curtidas

A comunidade do Linux é diferenciada. Alguns dos princípios do GNU/Linux são esses mesmos: o código livre para acesso de todos e compartilhamento do conhecimento.

Gostei do OnlyOffice. Tenho dificuldade com o LibreOffice por ser mais distante do MS Office.

Mas a planilha do OnlyOffice precisa amadurecer bastante (parece que será o foco da próxima atualização deles, segundo o feed). Principalmente em ferramentas de gráficos e científicas. Gostei mais do editor de texto. Está um pouco a frente da planilha. Mas ainda não é possível realizar o mestrado no OnlyOffice. Faltam ferramentas indispensáveis para mim.

Este é atualmente o único motivo que me faz ter Windows 10 instalado na máquina rsrsrs. Em breve termino o mestrado, em breve “adeus Microsoft”. Nem o Onedrive eu pretendo utilizar após a conclusão rsrsrs