Tem 2 mês que vim do Windows para o Linux, testei o Ubuntu por mês e quando eu estava confortável imigrei para o fedora 43 workstation que será minha distro principal, queria um sistema para programar e estudar. Então vamos lá!
Minha dificuldade era encontra Apps para estuda já que o Linux é um outro ecossistema.
E realmente me surpreendeu com a gama de Apps ótimos que ele tem. (basta procurar com paciência)
Linux é ecossistema incrível não é atoa que será meu principal agora e não pretendo volta para Windows. Abaixo minha lista de Apps que uso e caso alguém tem mais recomendações serão bem-vinda.
Lista de recomendações para estudar:
- Saber | para anotações - desativar salvamento automático 10s para “nunca“ assim ele flui melhor e salvar quando finalizar. Gosto de colocar o tema Android e combina com meu celular.
- MarkText | para lista de tarefas - gosto da interface dele simples e pura. Usa a tecla CTRL + SHIFT + x para criar e ele é Markdown pode criar um título como “Tarefas para hoje“. Eu prefiro o theme dark porque deixa o lista destaque melhor em relação ao theme one dark.
- Table Habit | para construir hábitos - Interface é ótima e dar para criar vários hábitos. Ao instalar ele já pega interface do android.
- Khronos - para registra tempo - estava procurando um timelog é mais próximo que encontrei para registro de log. Posso colocar um título como Inglês e registra o tempo de estudo. (Só queria que tive o versão no Linux do “YPT - Grupo de Estudo” é um excelente app).
- KOreader | para ler livros em epug - Usei o foliete e ele é ótimo, mas encontrei o KOreader e gosto muito dele além de mostra a hora do lado inferior e você vai nota que leu tanto e nem percebeu. Depois que mexe nele e configura para sua leitura fica ótimo.
- Onlyoffice | para criar planilhas simples - tem vários opções é uma alternativa para Office Microsoft, uso apenas para criar planilhas como registra o tempo disponível e monitorar o tempo gasto.