Olá pessoal.
Recentemente migrei de vez para o Linux, usando o Suse Tumbleweed como sistema principal, já havia utilizado outras distro antes (Arch, PopOs e Manjaro) mas a que melhor me adaptei foi a Tumbleweed. Que distro maravilhosa, poder usar o snapper pra consertar alguma besteira que fiz no sistema porque achei que já sabia o suficiente pra mexer a fundo é excelente. Fico triste pois não vejo tanta gente comentando sobre o Suse ou indicando para iniciantes, o Yast não é esse bicho de sete cabeças todo e o processo de instalação é bem tranquilo. Sem contar que o desempenho é excelente, Elden Ring entre outros jogos, tem uma performance bem melhor na minha máquina rodando via Proton-GE do que no Windows e eu não tenho ideia alguma de como isso é possível.
Por fim, uma das coisas que pesou bastante na minha decisão de migrar foi que eu não conseguia mais utilizar o computador ao chegar em casa do trabalho, ligar o PC e ver a mesma interface que eu vi por 9h no trabalho já me deixava cansado. Agora com o KDE, personalizado de uma maneira que me agrada, eu já não tenho mais esse sentimento.
Pra você que está em dúvida, utilize por um tempo o dual boot e faça a migração assim que se sentir confortável.