Minha experiência de atualizar do Debian 12 para o 13 "Trixie" e Problemas

Usei o Debian 12 por 1,5 anos, a uma semana atualizei meus sources para Trixie e fiz a atualização da distro. Foi finalizada com sucesso, mas ao dar boot com o kernel novo, a tela fica piscando (como aquelas placas de vídeo piscam quando dão problemas de memória) e trava, mesmo no terminal do Ctrl + Alt + F1.

Para funcionar tive de fazer boot com o kernel antigo 6.1.0-39, que mesmo depois da atualização funcionava.

Tentei instalar outras versões do kernel novo, mas todas elas dão esse problema na tela (piscando).

Para resolver coloquei no sources o repositório de segurança do bookworm e configurei para o apt, nos pacotes de kernel usar os pacotes do bookworm.
Então estou usando o sistema novo Debian 13 Trixie com os kernels 6.1.0.
Aparentemente meu hardware é incompatível. Uso um MiniPC Beelink com um processador n5095 (11ª Gen).

No geral, está bem liso aqui, com o adendo de ter esse problema do kernel.

aqui estou tendo problema com discover

A versão do QT do debian está bugada.

Eles podiam atualizar logo.

Parece que tem um erro com aplicativo discover.
Que impede do aplicativo abrir.

Versão: 6.8.2

Pelo que vi, o problema foi resolvido na versão 6.8.3

Está funcionando o Discover aqui.

Discover 6.3.6
Debian 13 ‘Trixie’
KDE Framework 6.13.0
QT 6.8.2

Versão APT:
discover 2.1.2-10.1 [Debian/trixie main]

aqui recebo o erro

$ plasma-discover
QThreadStorage: Thread 0x557cdf4cf630 exited after QThreadStorage 8 destroyed
QThreadStorage: Thread 0x557cdf4cf630 exited after QThreadStorage 2 destroyed
QThreadStorage: Thread 0x557cdf4cf630 exited after QThreadStorage 1 destroyed

Já tentou usar o Flatpak dele?

No momento estou matando o processo.
Aí ele abre

Killall plasma-discover

o Debian não é rolling release. evite atualizá-lo entre versões, pois há uma grande probabilidade de dar errado. não quer dizer que dará. e nunca tente o upgrade sem antes fazer becape.

2 curtidas

não estou atualizando entre versões.

mas acho que já descobri o erro.

estou testando.
:+1:

no título vc colocou que estava atualizando entre versões. qdo resolver, poste a solução aqui. vai ajudar outros com mesmo problema

1 curtida

@acvsilva

Bom dia.

O tópico não é meu.

Sobre o erro ainda estou avaliando.

Mas é relacionado com a configuração de permissão do sudo.

Como uso Arch há bastante tempo. Acho que tudo é feito manualmemte.

A configuraçao funcionou para o sudo , mas para alguns aplicativos estava dando erro.

Então removi o que tinha feito. E fiz o processo na configuaração do KDE. Mudando de padrão para administrador o usuário.

Aparentemente está tudo funcionado

O que este procedimento fez, foi colocar o usuário no grupo sudo. Contudo acho que tinha tentado isso antes, mas o grupo sudo não existia.

O sistema ficou até mais rápido.

Ainda estou testando.

1 curtida

Sim, eu atualizei entre versões, do 12 Bookworm para o 13 Trixie, eu apenas contei minha experiência, e descrevi meu único problema, que foi: O kernel mais recente não funciona.

1 curtida

@Sfiry

Viu isso?

Screen flickering

Panel Self Refresh (PSR), a power saving feature used by Intel iGPUs is known to cause flickering in some instances FS#49628 FS#49371 FS#50605. A temporary solution is to disable this feature using the kernel parameter i915.enable_psr=0 or xe.enable_psr=0.

This can solve error messages like [i915] *ERROR* CPU pipe A FIFO underrun

Confirmado, o erro parou.

Sem solução.

Vejo que já está “resolvido” – na qualidade de “sem solução”.

Minha experiência pessoal é diferente:

• Minha instalação é “Testing” – há 5+ anos, desde o 1º semestre de 2020

• Em geral, faço apenas a “atualização regular” – pelo Synaptic – que faz apenas um “apt upgrade” normal

• Recentemente, comandei um “apt full upgrade” – só para “ver se faltava alguma coisa”. – Eliminou uma pá de coisas que já deviam ter sido eliminadas

• Domingo passado, fiz outra “atualização regular” pelo Synaptic – mero “apt upgrade”

• Depois disso, voltei a fazer boot do meu Debian Testing – só para registrar o “tempo de boot” + parâmetros gerais, para registro

Nenhum problema “sério”, nesses 5+ anos.

----------------------------------------------------------------------
      Mobo: TUF B360M-PLUS GAMING/BR, BIOS 2401 03/22/2019 - ASUSTeK
      iGPU: Intel Corporation UHD Graphics 630 (Desktop)
Processors: 6 × Intel® Core™ i5-9400 CPU @ 2.90GHz (min / max: 800 ~ 4100 MHz)
    Memory: 15.5 GiB of RAM

Local Storage:             total: 894.26 GiB

Sata #1   /dev/sda  SSD  Sata III  Kingston  SA400S37480G   447 GiB                    n/a
Sata #2   /dev/sdb  SSD  Sata III  WD        WD Green 2.5   447 GiB                    2022-11

USB 3.0 / 5 Gb/s    HDD  Sata III  Seagate   ST1000DM010    931 GiB  6 Gb/s 7200 rpm   n/a
USB 3.0 / 6 Gb/s    HDD  Sata III  Seagate   ST1000DM003    931 GiB  6 Gb/s 7200 rpm   2016
-------------------------------------------------------------------------

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.