Usei o Debian 12 por 1,5 anos, a uma semana atualizei meus sources para Trixie e fiz a atualização da distro. Foi finalizada com sucesso, mas ao dar boot com o kernel novo, a tela fica piscando (como aquelas placas de vídeo piscam quando dão problemas de memória) e trava, mesmo no terminal do Ctrl + Alt + F1.
Para funcionar tive de fazer boot com o kernel antigo 6.1.0-39, que mesmo depois da atualização funcionava.
Tentei instalar outras versões do kernel novo, mas todas elas dão esse problema na tela (piscando).
Para resolver coloquei no sources o repositório de segurança do bookworm e configurei para o apt, nos pacotes de kernel usar os pacotes do bookworm.
Então estou usando o sistema novo Debian 13 Trixie com os kernels 6.1.0.
Aparentemente meu hardware é incompatível. Uso um MiniPC Beelink com um processador n5095 (11ª Gen).
o Debian não é rolling release. evite atualizá-lo entre versões, pois há uma grande probabilidade de dar errado. não quer dizer que dará. e nunca tente o upgrade sem antes fazer becape.
Sim, eu atualizei entre versões, do 12 Bookworm para o 13 Trixie, eu apenas contei minha experiência, e descrevi meu único problema, que foi: O kernel mais recente não funciona.
Panel Self Refresh (PSR), a power saving feature used by Intel iGPUs is known to cause flickering in some instances FS#49628FS#49371FS#50605. A temporary solution is to disable this feature using the kernel parameteri915.enable_psr=0 or xe.enable_psr=0.
This can solve error messages like [i915] *ERROR* CPU pipe A FIFO underrun