Minha experiência com Ubuntu 24.04.1

Bom dia galera!!!

Instalei mais um sistema na minha máquina que é o Ubuntu 24.04.1 e até o momento tá bem estável no meu DDR3, SSD em MBR e o sistema instalado em “ext4” tempo de boot aproximado de 21,5/22 segundos exatados. O ubuntu criou automaticamente uma swap de 8GB por ele mesmo e vou deixar assim. O kernel 6.8 dele tá muito bom no meu PC e até agora não há bugs ou erros dele na minha máquina.

Como sou fã de customizações e aparência fui logo mexer aonde não deve já ciente que qualquer alteração indevida vai dá zebra, bom eu não me preocupo com isso pois tenho o peppermint e linux mint.

Lembrei também que o ubuntu não vem com o firewall habilitado e nem instalado de fábrica daí abri o terminal e usei o comando básico que é o “sudo ufw enable” depois disso usei o comando “sudo ufw status” pra vê se tá habilitado mesmo, “ubuntu vemos, intenções não sabemos” kkkk

Depois disso fui para a parte moleza que é fazer as minha customizações no sistema já que o ubuntu não tem aquelas aparências do mint e sem contar que o ubuntu é famoso por não permitir alteração das pastas raíz do sistema via senha root, então vou usar o método que eu usava na versão 22.04 que é abrir a pasta “themes” e usar o terminal dentro daquela pasta que o comando que fiz foi esse “sudo chmod 777 /usr/share/themes” e pronto, sem contar que já ia me esquecendo que eu fiz o mesmo na pasta “icons” usando o mesmo comando no terminal que é o “sudo chmod 777 /usr/share/icons” e pronto. Baixei meus temas e ponteiros novos do mouse, copiei e colei em suas devidas pastas.

Mas aí vem o problema, esse ubuntu não veio com o “gnome tweaks” de fábrica, então eu tive que baixar no “centro de aplicações” do sistema para eu acessar meus temas e usá-los.

Bom galera é isso, eu quero compartilhar essas façanhas com vocês se quiserem customizar o ubuntu deixando na sua moda, a única coisa que detestei nele é o “snap” fora isso o pacote .deb ainda é um anjo. É isso galera, se liga no peppermint.

2 curtidas

Eu gostei bastante do novo Ubuntu.
Entretanto, também sou fã de customizações e não consegui deixar ele apresentável como queria.

As integrações entre pacotes deb e snap não funcionam, principalmente tema de ícones que não é aplicado nos pacotes snap.

Outra coisa que notei também é que num reboot ou logout o sistema perde o tema de ícones aplicado e volta para o padrão.

Não tive paciência pra pesquisar e ficar dando cabeçada pra resolver o que deveria ser simples. Pra mim, seria interessante uma opção nativa no próprio SO pra esses ajustes globais.

Mas tirando esse ponto chato, o sistema está com uma performance incrível… Achei muito rápido e leve comparado com as outras versões. Quem sabe não tomo coragem e volto a entrar no mundo ubuntu…

1 curtida

Se por acaso alguma personalização der errado e o Gnome ficar completamente zoado, tem esse tutorial:

E já que você gosta de personalizar tudo, se você quiser personalizar a doca do Ubuntu, você desativa a Doca no Gnome Extensions, instale a Dash to Dock e personalize por lá.

E as personalizações persistem mesmo que você desinstale a Dash to Dock e ative novamente a doca padrão do Ubuntu.

3 curtidas

Alguém sabe dizer qual gerenciamento de swap essa versão do ubuntu trabalha ?

Ele usa swapfile ou swappiness ?
Eu acho que vou diminui aqueles 8GB para 6 ou 4GB

É swap em arquivo. Eu achei meio exagerado a config.default, mas deixei assim mesmo (por enquanto).
A swappness é um parâmetro pra dizer ao sistema quando ele deve usar swap.
No meu coloquei swapness=5 (ele passa a usar quando a ram estiver sendo usada em 95%). Por padrão a maioria das distros a swap passa a ser usada quando 40% da ram está ocupada (swappness=60).

3 curtidas

O Swappiness não trata da quantidade de RAM que será consumida até começar a usar a Swap. E esse artigo está bem desatualizado, pois hoje em dia os valores vão de 0 a 200.

O que essa configuração trata é do quão agressivo vai ser o uso da Swap. Quanto maior o valor, mais agressivo será o uso da Swap e quanto menor o valor, mais o sistema irá evitar de usar a Swap.

Bom, já que você tem bastante RAM, poderia diminuir a Swap e configurar uma ZRAM. E claro, reduzir o Swappiness, como o Auder colocou ali.

3 curtidas

Obrigado.
No meu caso ele tá usufruindo de 32GB de ram fora a swap de 8GB que ele criou automaticamente kkkkk

1 curtida

Eu posso tentar com o swapfile que para mim vou mais prático, ele funciona nessa versão do ubuntu ?

Eu só preciso me lembrar de não editar o “fstab” com o bloco de notas kkkkkk

Quando instalei o Ubuntu, eu usei uma partição de Swap mesmo, não usei Swapfile.

1 curtida

Eu uso partição de swap desde sempre. :grin:

1 curtida

Pois é galera, vou detalhar o que eu fiz agora.

Eu entrei no terminal para desativar a swap de 8GB dele mas a swap estava com outro nome na raíz do sistema como “swap.img”

daí usei os mesmos parâmetros do peppermintOS (que veio acalhar)
Só que no terminal eu tive que colocar exatamente o /swap.img para depois excluir com o “sudo rm”

Depois disso editei o fstab e deletei a última linha, CTRL+X salvar e curti o peppermint.
Continuando…
fiz esses parâmetros para criar uma nova swap de 4GB

E por último editar o fstab, na última linha adicionei o nome da frente em “/swap” para “swapfile”
Reiniciei a máquina e eu doido pra vê o cabra se lascando mas ele reiniciou muito bem.

Eu sei que vocês não gostam muito do swapfile mas foi prático pra mim, aprendi com vocês, o meu ubuntu agora tem 4GB de swap.

1 curtida

O nome dele é sempre arbitrário mesmo. Nada contra o swapfiles kkkkk Agora, se vc tem várias distros instaladas, vc poderia usar uma mesma partição como swap de todas, já que só um sistema está ligado por vez.

3 curtidas

Isso será futuramente quando eu montar um ryzen, uma partição swap para todas as distros.
Estou comemorando com o peppermintOS e mais um licor peppermint que é gostoso como o sistema operacional.

Acabei de instalar o vivaldi no pacote snap do ubuntu e até o momento está funcionando bem.

2 curtidas

Ainda estou preso no Firefox! hehe

Mas instalei o Vivaldi, mas não usei ainda.

Eu só uso o Firefox, não considero mudar tão cedo. :grin:

Bom dia galera.

No ubuntu eu instalei o “ublock origin” no firefox e no vivaldi.
O audacious em “snap” não te dá acesso aos hds externos e outras partições para executar arquivos de mp3 e outros, desinstalei e baixei a versão em debian para resolver o problema. Ainda não instalei o wine apesar que já tenho ele já configurado no meu LM ainda na versão 21.2 com o kernel 5.15 e o peppermintOS com o kernel 6.1

Bom dia pessoal.
Esqueci de comentar a todos a placa-mãe que uso nas minhas distros.

Até o momento o ubuntu está muito bem, ontem fui desinstalar o “ice” que eu tinha adicionado nele via pacote .deb na versão 6.0.7 mas o “app center” do ubuntu não mostrava o programa em canto nenhum, então fui apelar pelo “dpkg” pois nem o Discover achou o programa.
Bom, para aqueles que instalaram app no ubuntu e não conseguem desinstalar, podem usar o “dpkg” para isso. Para entrar nele é fácil difícil mesmo foi para sair dele, quem poderia imaginar que para sair do dpkg era só apertar a letra “q”

Eu achei o "ice aqui e depois usei o comado no terminal “sudo apt-get --purge remove ice”
Realmente o ubuntu não é para amadores, é preciso ter um conhecimento acima do básico mas é divertido.

Eu gosto de usar o synaptic pra instalar e desisntalar pacotes .deb

3 curtidas