Instalei mais um sistema na minha máquina que é o Ubuntu 24.04.1 e até o momento tá bem estável no meu DDR3, SSD em MBR e o sistema instalado em “ext4” tempo de boot aproximado de 21,5/22 segundos exatados. O ubuntu criou automaticamente uma swap de 8GB por ele mesmo e vou deixar assim. O kernel 6.8 dele tá muito bom no meu PC e até agora não há bugs ou erros dele na minha máquina.
Como sou fã de customizações e aparência fui logo mexer aonde não deve já ciente que qualquer alteração indevida vai dá zebra, bom eu não me preocupo com isso pois tenho o peppermint e linux mint.
Lembrei também que o ubuntu não vem com o firewall habilitado e nem instalado de fábrica daí abri o terminal e usei o comando básico que é o “sudo ufw enable” depois disso usei o comando “sudo ufw status” pra vê se tá habilitado mesmo, “ubuntu vemos, intenções não sabemos” kkkk
Depois disso fui para a parte moleza que é fazer as minha customizações no sistema já que o ubuntu não tem aquelas aparências do mint e sem contar que o ubuntu é famoso por não permitir alteração das pastas raíz do sistema via senha root, então vou usar o método que eu usava na versão 22.04 que é abrir a pasta “themes” e usar o terminal dentro daquela pasta que o comando que fiz foi esse “sudo chmod 777 /usr/share/themes” e pronto, sem contar que já ia me esquecendo que eu fiz o mesmo na pasta “icons” usando o mesmo comando no terminal que é o “sudo chmod 777 /usr/share/icons” e pronto. Baixei meus temas e ponteiros novos do mouse, copiei e colei em suas devidas pastas.
Mas aí vem o problema, esse ubuntu não veio com o “gnome tweaks” de fábrica, então eu tive que baixar no “centro de aplicações” do sistema para eu acessar meus temas e usá-los.
Bom galera é isso, eu quero compartilhar essas façanhas com vocês se quiserem customizar o ubuntu deixando na sua moda, a única coisa que detestei nele é o “snap” fora isso o pacote .deb ainda é um anjo. É isso galera, se liga no peppermint.
Eu gostei bastante do novo Ubuntu.
Entretanto, também sou fã de customizações e não consegui deixar ele apresentável como queria.
As integrações entre pacotes deb e snap não funcionam, principalmente tema de ícones que não é aplicado nos pacotes snap.
Outra coisa que notei também é que num reboot ou logout o sistema perde o tema de ícones aplicado e volta para o padrão.
Não tive paciência pra pesquisar e ficar dando cabeçada pra resolver o que deveria ser simples. Pra mim, seria interessante uma opção nativa no próprio SO pra esses ajustes globais.
Mas tirando esse ponto chato, o sistema está com uma performance incrível… Achei muito rápido e leve comparado com as outras versões. Quem sabe não tomo coragem e volto a entrar no mundo ubuntu…
Se por acaso alguma personalização der errado e o Gnome ficar completamente zoado, tem esse tutorial:
E já que você gosta de personalizar tudo, se você quiser personalizar a doca do Ubuntu, você desativa a Doca no Gnome Extensions, instale a Dash to Dock e personalize por lá.
E as personalizações persistem mesmo que você desinstale a Dash to Dock e ative novamente a doca padrão do Ubuntu.
É swap em arquivo. Eu achei meio exagerado a config.default, mas deixei assim mesmo (por enquanto).
A swappness é um parâmetro pra dizer ao sistema quando ele deve usar swap.
No meu coloquei swapness=5 (ele passa a usar quando a ram estiver sendo usada em 95%). Por padrão a maioria das distros a swap passa a ser usada quando 40% da ram está ocupada (swappness=60).
O Swappiness não trata da quantidade de RAM que será consumida até começar a usar a Swap. E esse artigo está bem desatualizado, pois hoje em dia os valores vão de 0 a 200.
O que essa configuração trata é do quão agressivo vai ser o uso da Swap. Quanto maior o valor, mais agressivo será o uso da Swap e quanto menor o valor, mais o sistema irá evitar de usar a Swap.
Bom, já que você tem bastante RAM, poderia diminuir a Swap e configurar uma ZRAM. E claro, reduzir o Swappiness, como o Auder colocou ali.
daí usei os mesmos parâmetros do peppermintOS (que veio acalhar)
Só que no terminal eu tive que colocar exatamente o /swap.img para depois excluir com o “sudo rm”
Depois disso editei o fstab e deletei a última linha, CTRL+X salvar e curti o peppermint.
Continuando…
fiz esses parâmetros para criar uma nova swap de 4GB
E por último editar o fstab, na última linha adicionei o nome da frente em “/swap” para “swapfile”
Reiniciei a máquina e eu doido pra vê o cabra se lascando mas ele reiniciou muito bem.
O nome dele é sempre arbitrário mesmo. Nada contra o swapfiles kkkkk Agora, se vc tem várias distros instaladas, vc poderia usar uma mesma partição como swap de todas, já que só um sistema está ligado por vez.
Isso será futuramente quando eu montar um ryzen, uma partição swap para todas as distros.
Estou comemorando com o peppermintOS e mais um licor peppermint que é gostoso como o sistema operacional.
No ubuntu eu instalei o “ublock origin” no firefox e no vivaldi.
O audacious em “snap” não te dá acesso aos hds externos e outras partições para executar arquivos de mp3 e outros, desinstalei e baixei a versão em debian para resolver o problema. Ainda não instalei o wine apesar que já tenho ele já configurado no meu LM ainda na versão 21.2 com o kernel 5.15 e o peppermintOS com o kernel 6.1
Até o momento o ubuntu está muito bem, ontem fui desinstalar o “ice” que eu tinha adicionado nele via pacote .deb na versão 6.0.7 mas o “app center” do ubuntu não mostrava o programa em canto nenhum, então fui apelar pelo “dpkg” pois nem o Discover achou o programa.
Bom, para aqueles que instalaram app no ubuntu e não conseguem desinstalar, podem usar o “dpkg” para isso. Para entrar nele é fácil difícil mesmo foi para sair dele, quem poderia imaginar que para sair do dpkg era só apertar a letra “q”
Eu achei o "ice aqui e depois usei o comado no terminal “sudo apt-get --purge remove ice”
Realmente o ubuntu não é para amadores, é preciso ter um conhecimento acima do básico mas é divertido.