Minha Experiência com Steam No Linux (Foi boa)

Eae gente,hoje eu vou falar sobre a steam no linux
Bem,assim no começo foi bem difícil,a maioria era jogo de Windows e meu Acer Aspire 5 é Linux Ubuntu 24.04.1 LTS (mds q nome longo do cão)
E eu descobri o proton db,um tipo de Wine para Jogos,eu instalei ele na steam (não precisou de muitos comandos,foi só descompactar o Proton DB .____. Enfim,eu realmente pensei que precisava instalar snap lá snap cá,mas é bem simples) e meu Ryzen 7 5700U E minha Vega 8 rodou bastante jogos como The Sims 4 e Hearts of Iron 3(e eu jogava em Maquina Virtual e eu pensava que ele não rodava jogos,mas eu percebi que a maquina virtual é ruim para jogos) que eu nem pensava que iria rodar no meu ryzen 7 e meu pc com humildes 12 gb de ram
Enfim,Linux é baum demais :sob:
Tó ate emocionado aqui kk

8 curtidas

Que bom que tudo está dando certo! Aprecie sua estadia.

12GB não é muito humilde pra RAM :smiley:

Nome longo? O nome completo é Ubuntu 24.04 Noble Numbat. Pois é.

3 curtidas

Muito bom seu relato. Estou usando o Ubuntu 24.04 no meu notebook exatamente com esse mesmo processador.
Fiquei muito satisfeito com o Ubuntu 24.04 em questões de desempenho nesse hardware. Até o gerenciamento de energia já veio configurado com o amd_pstate que possibilita usar o modo de desempenho para jogos.
Rodei o Sifu que deram na Epic a 60fps em praticamente toda a jogatina, salvo alguns momentos que o fps caiu. Até o Vampyr rodou em 45 fps aproximadamente.
Tem mais algum jogo que você testou para compartilhar a experiência?

Antigamente eu era contra os snaps, mas nessa versão do Ubuntu, os poucos que eu uso são bem rápidos. Li em algum lugar que os devs estavam se esforçando para otimizar os snaps. Mesmo ainda priorizando os pacotes .deb, hoje sou mais tolerante aos snaps seguindo alguns critérios.

4 curtidas

Snap é uma delicia em servidores, eu mesmo vou direto no ubuntu server por conta deles.

Mas agora eu corro longe em sistemas para desktop com snap, prefiro os .deb ou simplesmente os flatpaks.

Acabei de instalar a Steam no Zorin Os, to com medo de rodar o GTA IV ( eu tava quase zerando no Windows, faltam algumas missoẽs). O medo é por conta do jogo já ser todo bugado de fabrica e ainda adicionar a camada de compatibilidade.

5 curtidas

Então o problema do snap é quando tem gui?

4 curtidas

Então use o Lutris. Rodou Yandere Simulator Lisinho aqui

1 curtida

Yandere Simulator. Aqui no Lutris rodou a 70 Fps e Slendytubbies 3 (Campanha) rodou a 120 fps

2 curtidas

Eu estou usando o kubuntu 24.04 e nele estou rodando GTA San Andreas com coisas modificadas como se estivesse no Windows. Incrível isso. Tem mais coisa Windows rodando aqui, mas este foi um feito e tanto eu ter conseguido rodar. Sem Steam nem nada do gênero.

1 curtida

Tenho um PC gamer com dualboot entre Windows e Ubuntu. Fazem literalmente uns 9 meses que não ligo no Windows. Estou jogando todos os triple A que me interessam no Ubuntu mesmo. Infelizmente não estou com o financeiro bom para usar Steam para todos os jogos mas definitivamente não tive nenhuma dor de cabeça para efetuar as mesmas instalações de jogos q faço no Windows. Recentemente Zerei GoW 2018, RE2 Remake, RE4 Remake, Metro, Elden Ring, Dark Souls 3 e atualmente terminando The evil Within. Todos executando perfeitamente tanto em gráficos quanto fps.
Quanto aos softwares que utilizo são apenas 3. Bottles (meu preferido), Heroic Games Launcher e a própria Steam. Esse combo está me permitindo jogar todos games sem problemas. Pelo menos ainda não encontrei problemas para rodar algum título específico de meu interesse.
Eu nem sequer verifico lista de compatibilidade. Apenas estou baixando, instalando e zerando os jogos.

3 curtidas

Eu tenho uma porrada de opções de jogos rodando em um GTX750 no entanto esta placa de vídeo não tem suporte a directx 12 isso limita o Wine a até o directx 11.

A minha é uma rx580 que felizmente tem suporte apesar que rodei poucos games em dx12. Pelo que me lembro apenas Silent Hill 2 Remake.

Aqui o GTA IV roda infinitamente melhor no Linux do que no Windows

Tanto que no Windows, o principal mod de performance pra esse jogo é o DXVK, que o Proton já usa por padrão :stuck_out_tongue:

1 curtida

Curiosamente pelo que vi parece que foi dona Valve a responsável por isso. Ela de alguma forma implementou um patch a fim de melhorar o desempenho do GTA IV

1 curtida

Rapaz, até me animei. Vou instalar hoje e ver se dá boa.

E foi na versão 1/1/25