Eu tinha “uma vaga lembrança” – de uma “transição do KDE” – que detonou vários aplicativos e vários recursos… e demorou 2 ou 3 anos, até voltarem a ser oferecidos, do jeito que eu precisava (ou, do jeito que eu queria).
Do KDE 3 para o KDE 4 – ou, do KDE 4 para o KDE 5? – Eis minha dúvida.
Pode ter sido do KDE 3 para o 4 – pois tive de sair do Kurumin 7 (com KDE 3.5) para o Kubuntu.
Isso aconteceu num ano ímpar (2009). – Diz a IA do Google que o Kubuntu “adotou oficialmente o KDE 4 em outubro de 2008” – mas tenho a impressão de que comecei pelo Kubuntu 9.04, e só depois decidi “pular para trás”, para o Kubuntu LTS – que era o 8.04 (KDE 3.5).
Eu tinha apenas 1,5 ano de Kurumin – ainda estava aprendendo a engatinhar “no Linux” – e o pulo para o Kubuntu 9.04 com KDE 4 foi meio desanimador, paralisante mesmo.
Só que em Abril 2009 eu estava 100% focado no meu trabalho – 100% “dependente químico” do Windows e do workflow que eu tinha adaptado a ele (após vir do Apple, do CP/M, do DOS). – E ainda não entendia nem 5% do “Linux”. Por isso, minhas anotações da época parecem coisa de “perdido no espaço”, “vendado, num quarto escuro”. Mostram “dificuldades”… mas nenhuma compreensão dos problemas enfrentados.
Hoje, por acaso, me deparei com 6 postagens que fiz no meu blog, do final de Março até o final de Abril de 2016 – das quais, 4 postagens testando o Kubuntu 16.04 “beta” e “beta2” em longas “sessões de trabalho” em Live Pendrive – e mais 2 postagens, testando o lançamento final (sessão Live) — e a instalação no meu antigo PC, quando me senti seguro de trocar o Kubuntu 14.04 pelo 16.04 (ambos LTS).
Foi um mês de muita preparação intensiva:
-
Instalando o Kubuntu 16.04 em 34 minutos
• Apr 29, 2016 -
Live Kubuntu 16.04 release 16-04-20 23h06
• Apr 23, 2016 -
Live Kubuntu 16.04 Xenial beta2: Scanner e OCR
• Apr 18, 2016 -
Kubuntu Xenial beta2: Discover e Spectacle
• Apr 9, 2016 -
Kubuntu 16.04 Xenial beta2 em Live USB
• Apr 4, 2016 -
Kubuntu Xenial (beta) 16.04 LTS em teste de trabalho “Live USB”
• Mar 25, 2016
Por sorte, enfileirei 5 dessas 6 postagens na seção de “testes”:
• Kubuntu 16.04 (released)
• Kubuntu 16.04 Xenial (beta2): OCR e Scanner
• Kubuntu 16.04 Xenial (beta2): Discover
• Kubuntu 16.04 Xenial (beta2)
• Kubuntu 16.04 Xenial (beta) LTS
O que eu chamava de “teste de trabalho”, era iniciar uma sessão Live Pendrive – e ficar nela, até 3 dias, tentando desempenhar todas as minhas atividades corriqueiras do dia-a-dia – que não eram poucas, na época: Tratava-se de garantir o pão de cada dia, do amanhecer até altas horas. E ainda muito “cru” em “Linux”.
Eu conseguia fazer “boa parte” das minhas tarefas – mas após 3 dias, eu precisava voltar ao Windows – como um peixe precisa voltar à água, pra não morrer sufocado.
Ora… O Kubuntu 16.04 foi justamente a minha “segunda transição” — a passagem do KDE 4 para o KDE 5 – pois naquela época, eu me mantinha 2 anos inteiros dentro de cada versão LTS:
O objetivo deste 4º teste de trabalho em Live USB (Pendrive) com o Kubuntu 16.04 Xenial beta2 é, simplesmente, aprofundar a vivência no KDE 5.5.5, — uma vez que, cedo ou tarde, substituirá meu atual “sistema principal” (Kubuntu 14.04 LTS / KDE 4.13.2), — após concluir o relato do 3º teste de trabalho com dúvidas sobre a oportunidade e o método dessa migração.
Ao “recuperar” essas informações (*), finalmente entendi 2 coisas:
-
Como me adaptei rapidamente ao KDE 5 – e me senti 100% à vontade com o Kubuntu 16.04, apenas 2 ou 3 semanas depois do lançamento – sem esperar aqueles “tradicionais” 2 ou 3 meses, “até que os bugs sejam corrigidos”. – Esses 5 testes em sessão Live foram a chave do sucesso.
-
Senti falta, sim, de alguns recursos e aplicativos do KDE 4 – mas o baque não foi tão grande, quanto na passagem do KDE 3 (Kurumin) para o KDE 4 (Kubuntu 9.04).