Minha experiência com o sway (duas semanas usando o wayland)

Comecei usando as mesmas escolhas, mas acabei adotando depois as soluções do nwg-shell.

Admito que só peguei o gtk-lock por ele ser mais bonitinho, mas o SwayNC realmente é mais funcional (armazenamento de histórico, botões embutidos na própria notificação, etc.).

Acabo não sentido tanta falta assim porque tanto o Sway como o i3 possuem abas nativamente.

Cheguei até a experimentar tornar o Firefox “monoguia” com extensões e configurações do userChrome.css para usar ele do mesmo modo, mas a experiência nos navegadores modernos é muito dependente do sistema de guias embutido (o mecanismo de restaurar sessão, por exemplo), e voltei atrás.

Só dar killall swaybg antes de chamar swaybg -i ~/Imagens/...

É que, enquanto no X11 o wallpaper (textura da janela raiz) é uma propriedade que o feh e o nitrogen podem só alterar e sair, no Wayland o wallpaper é uma janela “normal”. Logo, chamar o swaybg de novo faz o swaybg que você criou “competir” com o swaybg que o Sway cria ao carregar a configuração.

#!/bin/sh
tree=$(swaymsg -t get_tree | jq 'recurse(.nodes[], .floating_nodes[]) | select(.visible)')

if xy=$(printf '%s\n' "$tree" |
	jq -r '{name} + {id} + .rect | "\(.x),\(.y) \(.width)x\(.height) \(.name) (\(.id))"' | 
		slurp -rf '{"x":%x,"y":%y,"width":%w,"height":%h}')
then
	printf '%s\n' "$tree" | jq --argjson xy "$xy" 'select(.rect == $xy)'
fi

Sai em formato JSON, mas nada de “outro mundo”, os rótulos são auto-explicativos.

Requer slurp (que talvez você já tenha, porque o grim depende dele) e jq.

Como é esse problema de fonte?

Já aqui o fuzzel virou xodó, tanto que quando bateu a preguiça de reescrever os scripts com dmenu, eu só criei um “wrapper” em shell script de mesmo nome na minha pasta que chama o fuzzel com as opções “traduzidas”.

Tem um fork do ueberzug compatível com Wayland.

Não cheguei a testar, no entanto, já que sixel é bom o suficiente para mim no lf.

Esse também é meu diagnóstico. Faz muito tempo que eu não testo outro compositor, mas na época (fim de 2021), só o Sway conseguia ajustar propriedades de mesas digitalizadoras, por exemplo.

3 curtidas