Minha experiência com o GhostBSD

Após mais de 8 anos usando distros linux como meu sistema operacional principal, eu resolvi utilizar o GhostBSD, que é um sistema operacional baseado no FreeBSD e tem foco em ser amigável para quem está iniciando nos BSDs.

Visualmente ele não é diferente das distros linux que utilizam o Mate Desktop em seu layout padrão. O tema é agradável, simples e bonito, apesar de algumas inconsistências visuais de alguns ícones aqui e ali.

Disponibilidade de softwares:

Como o GhostBSD utiliza o Mate Desktop em sua versão oficial, você vai encontrar os programas básicos dessa DE, além de outros progamas comuns de vir instalados nas distos linux, como o VLC e o Firefox, por exemplo.
Além desses, o sistema vem com alguns programas próprios que ajudam na utilização do sistema no dia a dia, como a Software Station, Update Station e Backup Station.

Software Station: É um gerenciador de softwares que se parece com o Pamac do Manjaro ou o Synaptic das distros base Debian. Não chega nem perto de ser uma loja de apps como a Gnome Software ou a loja do Linux Mint, por exemplo, mas é bastante útil pra quem não tem familiaridade com o terminal e o gerenciador de pacotes por linha de comando pkg.
O Update Station: É bem simples de utilizar e se parece bastante com o gerenciador de atualizações do Ubuntu.
Backup Station: É uma interface gráfica do bectl para criar backups do sistema, assim podendo restaurar caso ocorra algum problema.

Para a minha utilização do dia a dia, instalei alguns programas utilizando a Software Station, como por exemplo o libreoffice e o ulauncher. Porém alguns apps que utilizo não estão disponíveis nos repositórios, como o Simplenote ou Bitwarden.
Existe uma compatibilidade com binários linux, o que me possibilitaria instalar o Bitwarden, mas eu não consegui fazer funcionar corretamente.

Alguns pontos positivos:

• Foco em ser simples de usar para quem é iniciante nos BSDs.
  • Leve por utilizar o Mate como DE.
  • Tem uma boa documentação feita pelo projeto, além da vasta documentação do FreeBSD.

Alguns pontos negativos:

• Sem Netflix no Firefox: Até onde pesquisei, não é possível reproduzir mídias com DRM no Firefox. Então, se você não gosta de utilizar navegadores com base Chromium, é uma desvantagem.

• Suporte arcaico ao bluetooth: Ao contrário das distros linux que tem um bom suporte à dispositivos bluetooth, nos BSDs as coisas são bem mais complicadas, tendo um suporte bem arcaico dessa tecnologia. Você precisa usar a linha de comando para parear e transferir arquivos via bluetooth. Fone bluetooth? Esquece.

• Boot extremamente lento: Apesar de ter sido instalado em um SSD, o GhosBSD demora cerca de 3 minutos para chegar na tela de login. Para se ter uma idéia, o Linux Mint demorava cerca de 30 segundos para iniciar nesse mesmo SSD.

Conclusão:
O GhostBSD é um sistema interessante que oferece uma experiência mais amigável para quem quer começar a se aventurar nos BSDs e que apesar de não ser tão fácil de se utilizar como algumas distros linux, é sim uma boa porta de entrada para quem quer conhecer mais esses sistemas operacionais.
Eu recomendaria o uso do GhostBSD? Sim, se você já sabe o básico do mundo linux e não se importa de passar um tempo lendo documentações, então irá curtir.

11 curtidas

Olá Lider!

Muito legal! Nossa mas 3 min de boot é osso heim!

Uso o Alpine e aqui é também é o OpenRC, e tinha alguns serviços que amarravam o boot, no meu caso era relacionado aos serviços de rede e de NTP (chronyd) - esse é o que mais demorava.

Enfim dei uma pesquisada e de como configurar para eles iniciarem sem bloquear o boot. Melhorou incrivelmente o tempo.

Outra coisa que fiz recentemente, pois fiquei receoso de fazer, mas não me aguentei e fiz… e foi configurar OpenRC para iniciar serviços em paralelo também deu uma ligeira melhoria de velocidade.

Eu até tentei testar essas configurações, antes de postar aqui, mas não consegui instalar o GhostBSD Virtual Machine Manager, fica parado na tela de inicialização.

Não achei muita documentação do GhostBSD sobre isso, mas parece que ele é baseado do FreeBSD, então dá para aproveitar muita coisa.

Bom, como você está testando, e se animar realizar essas peripécias… :face_with_open_eyes_and_hand_over_mouth: :face_with_peeking_eye: :grin: vai compartilhando com a gente.

Abrass!

2 curtidas

Me senti o Kim Jong-un :joy:

Não tenho como testar isso no GhostBSD, pois já instalei o FreeBSD no lugar, mas obrigado pelas dicas. Vou tentar fazer isso no FreeBSD.

1 curtida

Por que se dar ao trabalho de usar esse sistema diariamente em meio a tantos problemas, sendo que o Linux já tem capacidade de ser uma alternativa viável ao Windows? 3 minutos para iniciar e suporte à bluetooth incompleto? E ainda existe quem diga que BSD é infinitamente superior ao Linux.. Um sistema operacional é apenas um meio, uma ferramenta para realizar tarefas, se um OS torna meu dia a dia mais difícil, eu simplesmente migro para outro. Acho viável usar como hobby e forma de aprendizado, mas apenas assim.

1 curtida

Como eu disse, é um sistema que busca ser simples pra quem é novo nos BSDs, não pra qualquer pessoa.

Se a pessoa está a fim de conhecer novos sistemas, é uma ótima opção.

2 curtidas

ele já usa o wayland?

Cara, creio que tem algo errado ai, pois estou usando o GhostBSD pra testar também, há uns 2 meses. Só que instalei o Plasma e estou usando ele em lugar do Mate e por incrivel que pareça, para o uso simples de desktop, libre office + browser, está bem legal, tudo funcionando e o boot extremamente rápido. É um desktopzinho dell com um ssd sata de 120gb, 16gb de ram e um I5 7500.

1 curtida

xorg. (preciso escrever mais algo para a mensagem ter mais de 10 caracteres).

1 curtida

O boot lento pode ser por causa da batata em que o SO foi instalado. Mas mesmo assim, não deveria demorar, pois as distros linux bootam em menos de 1 minuto. :thinking: