Eu estava procurando um adaptador Wireless PCI Express para usar Wi-Fi no meu computador, e queria que ele também tivesse suporte a Bluetooth, já que uso fones de ouvido sem fio. Após pesquisar algumas opções, encontrei o Archer TX20E da TP-Link (link para o produto). O preço estava bom na Kabum, e ele oferecia exatamente o que eu precisava.
No entanto, antes de comprar, resolvi buscar na internet se ele funcionava bem no Linux. Foi aí que encontrei esse vídeo de um gringo, onde ele relatava problemas para fazer o adaptador funcionar. Isso me deixou com um pé atrás, mas decidi arriscar, confiando no meu potencial de resolver eventuais problemas.
Minha experiência
Assim que instalei a placa no computador, o Wi-Fi funcionou automaticamente, sem que eu precisasse fazer nenhuma modificação no sistema. Já o Bluetooth não funcionou de imediato. Para resolver isso, encontrei este driver no GitHub: rtw89-BT.
Eu utilizo o Arch Linux e estava rodando a versão mais recente do kernel ao invés da versão LTS. Então resolvi mudar para o kernel LTS, pois ele costuma ter menos problemas pra instalar drivers de terceiros.
Depois de mudar para o kernel LTS e reiniciar o sistema, o Bluetooth começou a funcionar como mágica (nem precisei instalar o driver). Acredito que, ao reinstalar o kernel, algum módulo necessário para o Bluetooth tenha sido ativado, já que ele não funcionava logo após a instalação inicial.
Conclusão
No final, tudo funcionou para mim: Wi-Fi, Bluetooth e até mesmo a função de Wi-Fi Hotspot. Caso você esteja pensando em usar o Archer TX20E no Linux, deixo aqui minha configuração de hardware e software:
- Sistema Operacional: Arch Linux
- Versão do KDE Plasma: 6.2.4
- Versão do Kernel: 6.6.63-1-lts (64 bits)
- Plataforma Gráfica: Wayland
- Placa-mãe: Gigabyte B450M H
Espero que essa experiência ajude quem também está considerando essa placa.