Minha experiencia com o Archer TX20E

Eu estava procurando um adaptador Wireless PCI Express para usar Wi-Fi no meu computador, e queria que ele também tivesse suporte a Bluetooth, já que uso fones de ouvido sem fio. Após pesquisar algumas opções, encontrei o Archer TX20E da TP-Link (link para o produto). O preço estava bom na Kabum, e ele oferecia exatamente o que eu precisava.

No entanto, antes de comprar, resolvi buscar na internet se ele funcionava bem no Linux. Foi aí que encontrei esse vídeo de um gringo, onde ele relatava problemas para fazer o adaptador funcionar. Isso me deixou com um pé atrás, mas decidi arriscar, confiando no meu potencial de resolver eventuais problemas.

Minha experiência

Assim que instalei a placa no computador, o Wi-Fi funcionou automaticamente, sem que eu precisasse fazer nenhuma modificação no sistema. Já o Bluetooth não funcionou de imediato. Para resolver isso, encontrei este driver no GitHub: rtw89-BT.

Eu utilizo o Arch Linux e estava rodando a versão mais recente do kernel ao invés da versão LTS. Então resolvi mudar para o kernel LTS, pois ele costuma ter menos problemas pra instalar drivers de terceiros.

Depois de mudar para o kernel LTS e reiniciar o sistema, o Bluetooth começou a funcionar como mágica (nem precisei instalar o driver). Acredito que, ao reinstalar o kernel, algum módulo necessário para o Bluetooth tenha sido ativado, já que ele não funcionava logo após a instalação inicial.

Conclusão

No final, tudo funcionou para mim: Wi-Fi, Bluetooth e até mesmo a função de Wi-Fi Hotspot. Caso você esteja pensando em usar o Archer TX20E no Linux, deixo aqui minha configuração de hardware e software:

• Sistema Operacional: Arch Linux
  • Versão do KDE Plasma: 6.2.4
  • Versão do Kernel: 6.6.63-1-lts (64 bits)
  • Plataforma Gráfica: Wayland
  • Placa-mãe: Gigabyte B450M H

Espero que essa experiência ajude quem também está considerando essa placa.

2 curtidas

Isso é uma das coisas mais interessantes que acho no Linux, quando agente se depara com algum problema e o soluciona, o aprendizado fica registrado. Muito bom o tópico.

2 curtidas

Será que ao reinstalar o Kernel isso habilitou o serviço de Bluetooth?

Ao menos, enquanto eu testava o Crystal Linux no Ventoy, ele não reconheceu o Bluetooth de imediato, mas foi só instalar o sistema no notebook que o sistema reconheceu o Bluetooth do notebook.

Pode ser. Eu sei quando vc instala ou atualiza um kernel aqui no Arch Linux o pacman roda alguns scripts e hooks. Talvez algum deles faça algo

1 curtida