bem,esse natal eu ganhei um Acer Aspire 5 com Ryzen e o gutta os …
eu mal consegui usar o Gutta os,pra baixar o navegador,eu tive que ir no celular pra baixar o chrome pro gutta,enfim,eu quase não consegui usar nada,baixei o snapd,o snapd veio desatualizado,oque eu fiz? de primeira tentei me conter,afinal,né,pensei que era só um “bugzinho”
como ocorria no lubuntu no meu philco 10c,bugava e dps voltava ao normal,mas o KERNEL era o kernel antigo,depois eu tentei instalar o windows,mas precisou baixar driver,depois eu instalei o Ubuntu 24.04.1 LTS e ta tudo certo,ate baixei o Sober (roblox para linux)
enfim, Acer sendo Acer
mais precisamente o kernel 5.11.0
Era melhor não vir com nenhuma distro do que essa bomba de Gutta. O meu eu tirei também no primeiro dia.
se a Acer fosse competente,instalava ubuntu invés dessa Bomba,eu instalei pouco se lixando com garantia
É bem ruim quando compramos algo e ele não vem funcionando de fábrica. Mas na verdade, eu acho que eles fazem isso de propósito para não terem que dar suporte ao Ubuntu que estaria instalado na máquina. Burocracia.
Instalar outro sistema operacional não quebra a garantia do notebook. Se fizer a troca de algum componente, como um SSD, eu não tenho certeza de como a coisa funciona, mas alguns fabricantes mantém a garantia em todas as peças, menos naquela que foi trocada.
tendi,obrigado ae
Um amigo meu comprou um note desse também, estamos tentando instalar o Ubuntu, mas não conseguimos iniciar o boot pelo pendrive. Tentei todas as opções da BIOS, mesmo assim ele ignora tudo e parte direto pro grub e inicia o Gutta… alguém sabe o que posso fazer?
Desativa o security boot.
Já estava desativado, desativei fast boot, security boot… depois tentei desativar as opções de virtualização também e aí sim consegui.
Estranho.. meu pc ta com virtualização ligada e consegui instalar o ubuntu com virtualização ligada…