Minha Experiência com Linux

Vou tentar ser breve, resolvi partilhar minha experiência com linux para ajudar a quem eu puder que talvez passe pelas mesmas dificuldades.

Sempre gostei do linux, mas por muitos anos tentava e me frustrava pois queria muito que os programas que eu ja sabia usar funcionassem no Linux, e por preguiça não queria reaprender a usar alternativas.

Isso me fez perder anos testando e voltando ao Windows.

Com a chegada do w11 decidi que iria tentar dessa vez me esforçar mais.

Então comecei com manjaro que na época pegava todos os drivers era leve e tudo estava pronto, mas as constantes atualizações hora ou outra me deixavam parado tentando resolver o que ja estava funcionando.

Testei outras distros, mas o gnome pesava muito no meu hardware fraco, então virei o formatador de pc semanal, buscando achar a distro perfeita.

Conheci o biglinux adorei era um manjaro mais facil ainda de usar mas com o tempo tive os mesmos problemas de atualizações que sempre deixavam algo sem funcionar.

Nessa epoca ainda recorria ao wine para rodar muitos programas, principalmente os portateis que até meu conhecimento não existia algo proximo no linux.

Então após muita pesquisa descobri que o appimages podem ser configurados para serem portateis, e isso mudou tudo para mim.

Agora eu podia ter tudo em um pendrive viajar abrir outro pc sem perder nada, tudo estava la pronto para uso como no Windows.

Appimages, flatpack e snap mudaram tudo no linux na minha opinião.

Agora o sistema não era mais requisito para ter os melhores softwares, qualquer distro hoje tem os mesmos programas e eu acho que foi isso que me fez ficar no linux dessa vez.

Então minha busca mudou, agora eu queria um sistema que era facil mas sem grandes problemas. Foi quando decidi sar uma chance ao kubuntu.

Instalei em todos meus computadores o kubuntu a cerca de 1 ano e meio, e sinceramente foi a melhor coisa que ja fiz.

Ligou funcionou, sem surpresas sem atualizações a todo momento.

Então me deparei com um novo problema precisavamos usar o capcut que não tem opcao para linux.

Entao pensei bom um dual bot resolve. E foi ai que me deparei com algo inusitado, a sensação de quem usa Windows e vai para o linux só que inverso.

Odiei a experiência, atualização e mais atualizações, ssd em 100% durante atualizações. Tive que esperar uma tarde o sistema w11 se atualizar para ficar usável

Senti falta do terminal, ja que um sudo apt upgrade resolvia tudo rapidamente.

Muitos criticam o terminal mas a verdade é que ele é incrivel e é como andar de bicicleta ou carro depois que aprende você não fica mais sem.

Removi o w11 2 dias depois do dual bot e preferi usar o w10 em vm quando eu precisa-se, mas acabamos optando pela versão web do capcut.

Hoje estou feliz da vida com meu kubuntu, ainda uso 2 programas em wine por pura preguiça de aprender a usar alternativas rsrs

Mas sinceramente foi a melhor mudanca que fiz para mim produtividade.

3 curtidas