Minha experiência com Fyde os

Minha Experiência com o FydeOS: Frustração e Limitações

Decidi experimentar o FydeOS, um sistema operacional baseado no Chrome OS, na esperança de aproveitar suas funcionalidades e a promessa de uma navegação mais fluida e integrada. No entanto, minha experiência não foi das melhores. Apesar das boas intenções, o sistema deixou a desejar em vários aspectos.

Primeiramente, um dos principais atrativos do FydeOS é a compatibilidade com aplicativos Android, mas, na prática, essa funcionalidade é muito aquém do esperado. A maioria dos apps não tem port oficial, sendo forçados a rodar versões de tablet, o que acaba comprometendo a experiência. Como exemplo, temos o Minecraft, que custa absurdos R$95 na versão portada, um preço elevado para algo que deveria ser mais acessível.

Além disso, a compatibilidade com aplicativos Linux também é limitada e frustrante. Os apps rodam dentro de containers, o que gera uma série de problemas de performance e qualidade. Um dos maiores exemplos disso foi o OBS Studio, que simplesmente não funcionou como deveria, com falhas graves de execução. O sistema tenta emular o ambiente Linux, mas a qualidade de resolução dos aplicativos que rodam nesse container deixa muito a desejar, a fonte é difícil de ler e a interface acaba ficando “borrachuda”. Isso torna o uso de ferramentas como o OBS um desafio, especialmente para quem precisa de uma experiência mais profissional ou estável.

Outro ponto negativo foi o desempenho de streams e outros serviços de mídia. Aplicativos Android voltados para streaming também apresentaram falhas, com qualidade de vídeo comprometida, travamentos e até mesmo dificuldades de sincronização do áudio. Para quem depende de plataformas como Netflix, Hbox max ou outros serviços de vídeo, essa foi uma frustração adicional.

Em resumo, o FydeOS parece promissor em teoria, mas na prática ele ainda está longe de ser uma solução viável para quem deseja uma experiência fluida e sem problemas. A falta de ports oficiais de apps e as limitações com containers para Linux dificultam bastante o uso cotidiano. Se você busca um sistema rápido e eficiente, talvez valha mais a pena optar por alternativas mais consolidadas como o Chrome OS ou até mesmo uma distribuição Linux mais tradicional.

1. tenque usar o propio utilitario do chrome, pq os outros não funcionam

Obrigado por compartilhar sua experiencia por esse testemunho.

acho que nunca haverá um SO deste tipo que tenha um bom desempenho. ele representa o clássico “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”. pra mim, se ele instalasse num NoBo que tenho, os apps em versão para tablet seriam suficientes. não tenho necessidade de usar apps do linux.

Nunca usei o FydeOS mas ja usei o ChomeOS com umas gambiarras, e tive experiência semelhante.9
A integração Android era muito boa, ele achava automaticamente meu celular, o tablet da minha filha e o chromecast da tv. Isso sem falar do google workspace (agenda, drive, etc)
Mas quanto ao sistema em si, acho que so vale para quem usa majoritariamente o navegador. Eu uso muita coisa no navegador ao inves de baixar o app, entao para isso era ótimo.
Mas instalar apps era frustrante e apps linux ainda pior.
Desisti pelo stress que era usar o Calibre. Tinha que esperar a virtualização, tudo era lento e as pastas nao se comunicavam diretamente com as outras pastas do sistema.
No fim, uma distro linux leve cumpre melhor o trabalho, na minha opinião.