Windows 10 estava deixando o notebook da minha esposa lento, parecendo uma carroça então ela me pediu pra trocar o sistema e a opção obviamente era Linux, mas qual?
Como bom não impositor eu fui mostrando distros e perguntando quais ela mais gostava, no final eu tinha 5 distros na mão
elementaryOS
Sem som e sem Wi-Fi
Mint Cinnamon
Por algum motivo bizarro o Cinnamon puxou RAM a ponto de chegar 3 GB no site em menos de 1 min
Fedora
Não deu boot
Ubuntu
Deu boot, funcionou Wi-Fi, funcionou som… Só não funcionou a GPU, basicamente a tela ficou preta exibindo apenas tons avermelhados
Debian
No modo live funcionou o que é estranho já que usa a mesma DE que o Ubuntu o problema foi outro: não encontrou o HD, considerando que estava com a versão non-Free isso foi meio bizarro
O que eu fiz?
Considerando que a distro que mais deu certo foi o Ubuntu eu passei a testar suas flavours e curiosamente todas exceto budgie funcionaram… Acho que o Ubuntu não gosta do GNOME nesse hardware e considerando o que ela queria o Xubuntu foi a mais indicada… Só não esperava o problema no pós instalação
No modo live tudo funcionou maravilhosamente bem duas horas de áudio em sequência sem problemas, Wi-Fi super estável, Bluetooth funcionando perfeitamente… Aí eu resolvi instalar
E mais problemas…
Depois de instalar os problemas voltaram:
- Touchpad e internet um reboot funciona, outro não
- PulseAudio de tempos em tempos emite um beep e minutos depois no SystemD aparece no log:
pulseaudio: Invalid non-ASCII character: 0xffffffc3
Tem como resolver isso? Por que são problemas sem lógica, não faz sentido funcionar em um reboot e no outro não, ou em um fluxo de áudio o mesmo trecho uma hora funciona outra hora não… e o pior, ao pesquisar na internet se descobre que a solução aparentemente para o exato mesmo problema muda e nas versões mais recentes do Linux, PulseAudio e [coloque aqui a ferramenta] sequer possui solução por um motivo simples: modificam a API do software… ma enfim, alguém pode ajudar? Pelo fazer o touchpad e a internet ficarem constantes porque o áudio aparentemente basta trocar de perfil no PulseAudio pra off e depois pra Hi-Fi