Minha esposa adorou o Linux mas tem problemas demais

Windows 10 estava deixando o notebook da minha esposa lento, parecendo uma carroça então ela me pediu pra trocar o sistema e a opção obviamente era Linux, mas qual?

Como bom não impositor eu fui mostrando distros e perguntando quais ela mais gostava, no final eu tinha 5 distros na mão

elementaryOS

Sem som e sem Wi-Fi

Mint Cinnamon

Por algum motivo bizarro o Cinnamon puxou RAM a ponto de chegar 3 GB no site em menos de 1 min

Fedora

Não deu boot

Ubuntu

Deu boot, funcionou Wi-Fi, funcionou som… Só não funcionou a GPU, basicamente a tela ficou preta exibindo apenas tons avermelhados

Debian

No modo live funcionou o que é estranho já que usa a mesma DE que o Ubuntu o problema foi outro: não encontrou o HD, considerando que estava com a versão non-Free isso foi meio bizarro

O que eu fiz?

Considerando que a distro que mais deu certo foi o Ubuntu eu passei a testar suas flavours e curiosamente todas exceto budgie funcionaram… Acho que o Ubuntu não gosta do GNOME nesse hardware e considerando o que ela queria o Xubuntu foi a mais indicada… Só não esperava o problema no pós instalação

No modo live tudo funcionou maravilhosamente bem duas horas de áudio em sequência sem problemas, Wi-Fi super estável, Bluetooth funcionando perfeitamente… Aí eu resolvi instalar

E mais problemas…

Depois de instalar os problemas voltaram:

• Touchpad e internet um reboot funciona, outro não
  • PulseAudio de tempos em tempos emite um beep e minutos depois no SystemD aparece no log:
pulseaudio: Invalid non-ASCII character: 0xffffffc3

Tem como resolver isso? Por que são problemas sem lógica, não faz sentido funcionar em um reboot e no outro não, ou em um fluxo de áudio o mesmo trecho uma hora funciona outra hora não… e o pior, ao pesquisar na internet se descobre que a solução aparentemente para o exato mesmo problema muda e nas versões mais recentes do Linux, PulseAudio e [coloque aqui a ferramenta] sequer possui solução por um motivo simples: modificam a API do software… ma enfim, alguém pode ajudar? Pelo fazer o touchpad e a internet ficarem constantes porque o áudio aparentemente basta trocar de perfil no PulseAudio pra off e depois pra Hi-Fi

1 curtida

Sobre o Pulseaudio, teste alterar para Pipewire, em relação ao problemas de conexão e touchpad, precisa fornecer mais informações, por exemplo o modelo deste notebook, e principalmente o chipset à qual o mesmo vem a usar, para verificar se à compatibilidade com o Linux.

A questão é que funciona perfeitamente, algumas vezes… então suporta

Poderia me passar um tutorial atualizado pro 22.04 por favor?

Pode até suportar, mas o que estar a ocorrer, pode estar relacionado à algum bug, que sem maiores informações, não à como te auxiliar, uma indicação ficaria em fazer uso da ultima versão do kernel…

O notebook tem SSD ou HD?

O meu quando dava esses problemas onde uma instalação/reboot dava certo e outra não, era defeito no HD. Esse tanto de distro que vc testou, era pra alguma dar certo.

2 curtidas

O mais importante vc não informou, a marca e o modelo exatos do notebook

5 curtidas

Possivelmente serei linchado, mas que tal o Solus ou o ArcoLinux XS?Ambos possuem ISO com uma DE leve, Mate e XFCE respectivamente. Eu sei que não são distribuições com uma empresa por trás, mas seria uma boa testar. Ah, se preferir o Kernel LTS, o Arco tem uma ISO com o Kernel 5.15.

3 curtidas

Não tentou o ZorinOS?
Se o notebook for antigo, inclusive tem o Zorin Lite.

3 curtidas

Cara, que PC amaldiçoado sua esposa tem mds… é um Positivo?
Recomendo testar o Pop!_os quem sabe magicamente funcione.

1 curtida

Num note antigo que eu tinha e que a maioria das distros baseadas no Ubuntu davam problemas, a unica que funcionou de forma perfeita foi o Manjaro XFCE, bah que sistema maravilhoso aquele. Fica a dica aí, vai que dê certo pra sua esposa também :smiley:

3 curtidas

@Natanael.755 ,

Qual o notebook?
Qual a configuração?

Já tentou o manjaro?

1 curtida

Cara testa o Zorin OS xfce, ele funcionou aqui em um computador fraquinho com 2gb de ram e processador dual core. O Desempenho dele se saiu melhor do que com ubuntu, xubuntu, pop os e linux mint

1 curtida

Esse aspecto da marca é complicado, pois, se for positivo, a tendência é dar mais problemas. Alguns da acer pelo que vi também.
Também pode haver problemas em relação a placa de vídeo proprietária.

Tente o MX Linux. Só o fato dele não vir com SystemD por padrão, pode ter alguma mudança positiva na utilização do seu hardware que me parece ser mais antigo.

1 curtida

Meu Amigo,vim do Futuro pra te dizer que seu problema se resolve com essas duas sugestões - Big Linux ou Linux Mint XFCE,se aparecer com mais um problema depois de instalar estes (rigorosamente baixado a iso por torrent,checado com o shasum,pra não ter erros de integridade),Algo de Errado não está certo.Agora é Nvidia,sua placa de Video?o Mint Tem tambem…mas se for nvidia.não dá pra fazer milagre.

Eu tambem aposto nessa teoria.Ali ou Zorin,ou Mint XFCE sem Cinammon,ou Pop Os ou o Big.

Olha Meu amigo,se começar dai pra frente,surgir mensagem de erro,coisas sumirem da Tela,é o Hardware que tá bichado,eu instalei o Fedora SIlverblue,o Silverblue,aquele que nem um missil virtual destroi ele,porque ele é um ponto de restauração em forma de Sistema,Ele quebrou num HD bichado que eu tinha…então talvez tenha um mistério da meia noite ae que não foi dito - Hardware.

Tente testar o Pop_OS!, ele já vem de fábrica com o Pipewire, o que deve resolver seu problema com áudio, além de uma interface, que na minha opinião, será a mais amigável para um novo usuário vindo de Windows. Agora sobre os outros problemas, se quiser tentar evitar mais dor de cabeça você poderia tentar uma instalação minima de alguma distro mais avançada, porém com GNOME ou XFCE de DE e outras coisas que podem ajudar a familiarização com o novo OS.

Voce ativou o Touchpad no Painel de Configurações?tem Sistema ae que vem desativado,ae eu tenho de ir lá no painel ativar ele,o Fedora Por Exemplo,eu tinha que clicar com o botão fisico do trackpad,ae eu ativei o touchpad e não precisei disso mais.Agora Você não passou a configuração do Hardware.Se Voce baixou alguma iso sem ser por Torrent,não recomendo,a integridade da mesma pode estár comprometida.O Fedora não deu Boot,porque?voce está usando o Rufus pra instalar na Pendrive?prefira pendrives de 8GB pra cima.Prefira ou Ventoy ou Balena Etcher pra instalar um sistema Linux na sua máquina,o Rufus é uma lenditão tremenda.O Ventoy e o mais facil de mexer voce só copia e cola a iso que ele boota no automático sem burocracia.Debian?pra iniciante não recomendável.Placa de Video com Problema?por acaso é NVIDIA?,já ativou o Gerenciador de Drivers pra poder baixar o driver proprietário,existe isso no Linux MInt,no Pop OS e no Ubuntu.

1 curtida

Atualização: a distro que melhor funcionou foi o Kubuntu 22.04

Tive que fazer uma modificação na “BIOS” pra fazer um paliativo pra funcionar

E por fim fiz um script que troca o perfil automaticamente quando o pulseaudio/pipewire dão fuso

1 curtida