Minha aventura na terra do Slackware

Com essa notícia que a distro vai mal das pernas, resolvi rodar na VM.

Resumo lá embaixo, no negrito!!!

Instalei o 14.2, mas eh muito desatualizado. Lançado em 2016. Kernel 4.4, Xorg 1.18. Tem alguns programas pra ajudar como o sbopkg para instalar pacotes que a comunidade lança. Funciona como se espera para algo de 2016, ou seja, mal em hardware recente. Vi videos sobre o sistema, configuração, e me senti voltando para época do Conectiva linux, que instalei usando o “manual do conectiva” com 300 páginas. Muitos dialogs de texto, comandos resgatados em meu cérebro debaixo de muita poeira. Deu um trabalho para aprender mas funcionou. Rodou de forma simples o XFCE. Achei dificil mais por aprender algo novo do que por ser dificil.

Mas eu queria MAIS e resolvi atualizar pro “Current”. Teria o MESA 19, kernel 4.19, enfim, um sistema normal. Já teria o driver amdgpu e poderia testar no bare-metal! Mudei o repositorio, atualizei e caí na selva. X não iniciava, dependências quebradas. Lembrei que o gerenciador de pacotes dele não verifica dependencias. Tentei ver as dependencias dos pacotes instalador e ir resolvendo manualmente. Instelei uns 5 pacotes e tinha muita coisa quebrada ainda. Fiz um script pra ler todas as libs no diretorio lib64 e mostrar referencias não encontradas (basicamente usar o comando ldd em todas as libs!) Instalei mais de 15 pacotes. Mesmo assim ainda tinha mais problemas. Instalei mais dois pacotes (que achei apenas pelo log do Xorg) e finalmente o sistema estava atualizado, depois de algumas 10 horas de dedicação.

Estranhamente ainda dá um bug no libglib que congela o computador por 15 segundos, achei que fosse por causa da VM e copiei o sistema para uma partição real, dei boot “na mão” mas o problema continou. O OpenGL funcionava. Não fosse esse erro estranho o sistema estaria funcionando de forma simples e satisfatória. De volta à VM não consegui instalar o driver GLX para poder usar de forma decente no qemu (eu teria que compilar o X inteiro). Embora ele utilize o OpenGL no qemu, com o virtio-gpu a resolução da tela ficou travada em 800x600. Dei como encerrada minha aventura pelo Slackware, e me desculpem… mas descobri o porquê dela estar mal das penas…

Checar dependências é primordial para distribuição de pacotes compilados. Quando se compila o código fonte, primeiro checa-se as dependêcias. Aí mostra-se ao usuário a dependéncia para que ele instale ou compile o pré-requisito ( no tradicional primeiro passo “./configure” ). Mas quando se empacota o binário, essa informação também precisa passar adiante. O mínimo que teria que ter era um utilitário para checar referencias faltantes nas bibliotecas instaladas e indicar pacotes para suprir aquelas falhas.
Ou então que fosse distribuido o codigo fonte que o gerenciador de pacotes compilava. Porém poucas pessoas tem tempo e paciencia para esperar processos demorados. Entendo que o usuário do Slackware “raiz” gosta de ver tudo que está acontecendo, mas com hardwares potentes o processo é mais rapido que o olho consegue ver. Diversas vezes tive que pausar a máquina virtual para entender o que estava acontecendo. Achei interessante a opcao de, durante atualização de pacotes, ele perguntar se quer manter a configuração ou reverter, ou ainda mostrar diferenças. Porem na gigantesca maioria das vezes as configurações devem ser mantidas e as novas versões compatíveis com diretivas anteriores.

Não recomendo para:
Quem tem pouca paciência e pulou direto aqui.
Quem for usar em hardwares mais novos.
Quem não tem tempo disponivel
Quem for usar como sistema principal.

Recomendo a instalação para:
Quem tiver com tempo sobrando.
Quem quiser superar desafios.
Quem quiser aprender um pouco como era o mundo linux há 10 anos atrás, para os mais novos.
Quem já tiver mais idade e quer relembras dos tempos duros do linux!

Torcer para o Slackware conseguir se manter, porque vai ser muito triste ver uma distro como esta, em que não consigo pensar em linux, sem lembrar de Slackware, encerrar as atividades.

Achei este post e me bateu uma certa nostalgia dos tempos de Slack. Tenho uma máquina parada aqui e acho que vou tentar instalar pra ver no que dá. rsrsrs

Acho que me encaixo aqui:

“Quem tiver com tempo sobrando. (graças à pandemia)
Quem já tiver mais idade e quer relembrar dos tempos duros do linux!”

Ando meio preguiçoso pra essas coisas, mas vamos ver no que dá. :grin:

Ja tem um bom tempo que não vejo mais informações sobre Slackware, li que Patrick Volkerding estava trabalhando em uma nova versão mais isso já tem uns 3 ou 4 anos.

Fiz a instalação ontem à noite. Correu tudo bem, foi legal relembrar. rsrsrs
Mas como foi dito o sistema está bem defasado tornando tudo mais trabalhoso.
Em resumo, matei a saudade por um tempinho e acabou. rsrsrs
Meu conselho pra quem quer realmente meter a mão na massa durante a instalação e ficar um um sistema super atualizado é partir para o Arch.
Uma pena pois sempre curti muito o Slack, aprendi muito com ele.