Eu vim pesquisando um tempo alguma forma de jogar Minecraft Java no meu mundo onde eu sou o host. No Windows eu usava o Radmin VPN pra criar essa ponte do pc dos meus amigos pro meu, pra ai eles entrarem no meu mundo. Existe alguma forma simples no Linux pra fazer isso? Que seja compatível tanto com Linux quanto com o Windows pros meus amigos conseguirem baixar e jogar tbm. (Não quero alternativas pagas, apenas correlacionadas a esse método de self-host no meu próprio notebook)
Também estava procurando uma maneira. Pelo o que eu conheço, existe o método de criar o servidor na sua máquina mesmo e abrir uma porta no roteador ou usar terceiros que fazem isso com o servidores deles (um que eu conheço que é gratuito é o playit.gg); Outro método é o tailscale, que precisa criar conta e tem limite de até 3 usuários diferentes conectados; Tem o ZeroTier que é a mesma coisa que o tailscale, porém, se eu não me engano, só vc precisa de conta para criar a rede, e seus amigos só precisam baixar e colocar um código de entrada que vai ser criado pela sua rede; E por ultimo método que eu conheço, é o mod Essencial, ele não é tão bom assim no quesito de não ter lag, mas ele funciona, e somente para minecraft original. Espero ter ajudado com apenas isso ai. Essas opções me frustaram um pouco pois queria criar um servidor usasse modpack, mas só o essential que deve funcionar para mim.
Wireguard. Instala com o docker.
tem um mod que chama e4mc, ele deixa vc conectar outros dispositivos como se fosse LAN mesmo a distância, e o melhor de tudo é que só quem vai hostear precisa baixar.