Min, um navegador minimalista

Se existe um software que não podemos viver sem hoje em dia esse software é o navegador de internet. Seja o Chrome, Firefox ou até mesmo o Internet Explorer, sem algum software desse tipo hoje em dia não conseguimos trabalhar.

Atualmente existem vários navegadores disponíveis no mercado, mas hoje vou lhes apresentar uma alternativa de navegador que foi criada utilizando o famoso pensamento de “menos e mais” e pode (ou não) te ajudar no seu workflow.

Tecnologias por trás do Min

O navegador Min possui código aberto e é escrito em CSS e Javascript utilizando Electron. Seu foco é entregar ao usuário final uma UI limpa com os recursos padrões de um navegador de internet.

A interface do navegador é bastante limpa e eles entregam várias ferramentas para “foco” que são um belo diferencial. Como o aplicativo utiliza Electron que por sua vez utiliza o Chromium, o navegador não deve coletar seus dados, a menos que o próprio navegador Chromium faça isso.

Apesar de ser escrito em Electron, o navegador Min é bastante leve e não consome loucamente seus recursos.

Recursos do navegador Min

Embora seja um navegador minimalista, o Min possui alguns recursos legais para seus usuários, principalmente para meios de produtividade.

Tarefas do Min

O navegador Min, não abre mais de uma janela como outros navegadores disponíveis, mas ele possui uma organização por tarefas que são semelhantes aos workspaces das distribuições Linux.

O usuário pode criar várias tarefas e renomeá-las para facilitar a procura. Esse recurso é uma forma interessante de separar os aplicativos e garantir um pouco mais de produtividade.

Não perca a concentração!

Entre as poucas funções disponíveis no navegador Min, o modo concentração é uma das que particularmente eu mais gostei.

No modo concentração, o navegador impede a criação de novas guias e a capacidade de alternar entre tarefas (esta por sua vez pode ser realizada através dos atalhos de teclado), forçando o usuário a terminar a tarefa que está sendo realizada antes de iniciar outra (ou dar aquela procrastinadinha sabe?)

Modo de leitura

Bem, isso já não chega a ser uma grande novidade entre os navegadores, mas uma característica interessante é que um artigo aberto no modo de leitura, irá ficar salvo na lista de leitura do usuário por 30 dias.

Esse recurso em específico ainda é bem simples, se comparado por exemplo com o Firefox que atualmente é meu navegador padrão. Pode ser que em breve sejam adicionadas configurações para fonte de leitura, semelhante ao pocket ou instapaper. Particularmente eu deixaria um aplicativo pela lista de leitura do Min.

Caso o usuário queira acessar sua lista de leitura, basta digitar !readinglist na barra de endereços que os artigos irão aparecer.

Outros recursos do Min:

Além dos recursos citados acima, o navegador Min também possui outros recursos como:

• Modo escuro
  • Visualizador de PDF
  • Vários atalhos de teclado
  • Bloqueio de script e anúncio integrado
  • Multiplataforma, porém, não possui nenhuma opção de sincronização
  • Aceita auto-preenchimento dos gerenciadores de senhas BitWarden e 1Password.

Embora o navegador Min ainda esteja bem “cru” já está bastante utilizável para alguns usuários, com algumas configurações nos atalhos por exemplo, eu posso utilizar o navegador sem maiores problemas.

O download do navegador pode ser realizado através do site oficial e possui versões para Linux, Windows e MacOS.

O que você achou desse navegador? Vai testar? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

9 curtidas

Cheguei a usar, mas pela falta de sincronia com os favoritos que eu tenho, preferi manter o Firefox.

2 curtidas

A falta de favoritos não me afetou tanto, eu gosto da extensão de tradução, que pra mim ainda é inportante…

1 curtida

Navegadorception.

1 curtida

Realmente hehehe

Finalmente um software de topo que que pensa em quem tem TDA/TEA

1 curtida

O desenho é bom, mas está muito “cru” ainda.

1 curtida

Se tivesse tradutor embutido eu migrava, escrevi esse post nele ontem e gostei da forma de trabalho principalmente pelo fato de eu perder fácilmente o foco.

Já está bastante utilizável, a única coisa que me afeta são extensões, de resto se melhorar estraga kkk

1 curtida

Acho que esse desenho slim será a tendencia para os navegadores. Como você escreveu foi em relação as extensões, realmente fazem falta. coloquei o SearX como motor de Busca ao invés do DuckDuckGo, mas ele não faz a pesquisa direito quando na barra de endereços, ele só leva à pagina do SearX.

sinceramente prefiro ficar sem navegador do que com o IE :sweat_smile:

muito “joinha” esse navegador, estou testando-o. Ele é leve e rápido. A meu ver ainda está meio “cru”, como escrevi e mensagem anterior, mas com o tempo espero que o pessoal melhore-o. Gostei muito do desenho dele. Gostaria que o pessoa do Brave imitasse o desenho do Min.

2 curtidas

Resolvi testar o Min.

De reclamações, apenas o fato de que não posso importar favoritos e senhas salvas de outro navegador.

Porém, senti uma leveza muito maior ao utilizá-lo.

Também amei seu design minimalista.

2 curtidas

Mamilos…

Um recurso legal dele é que você pra navegar privadamente não precisa abrir outro navegador, ele tem a opção por “aba”, "aba privada"

4 curtidas

Essa opção de barra de barra de endereços colorida só funciona durante o dia, pelo menos pra mim. kkkkkkkkk

1 curtida