Após 7 anos no ecossistema da Xiaomi, finalmente migrei para a linha Galaxy da Samsung. E pela primeira vez é um aparelho topo de linha. Veja como está sendo minha experiência.
No mundo Android, parece que a Samsung é a que mais se preocupa com o desenvolvimento do Sistema Operacional da Google.
Digo, eu tenho um Samsung Galaxy Tab S5e que uso como um computador, (teclado e mouse físicos) e funciona muito bem. Também tenho um Galaxy A50 mas ele não tem o DeX (creio que por ele não ser premium).
Todas as demais fabricantes também tem suas vantagens e especiarias mas se quisermos usar como um Desktop o da Samsung é melhor. Além de ela se esforçar para criar e desenvolver um ambiente Desktop no Android, ela também se esforça para fazer apps, que não tem suporte desk, funcionarem como se fossem nativos para Desktop.
Instalei o LineageOS 22.1 com Android 15 “puro” e… Gostei do sistema mas, sinto falta da One UI e do DeX. No Samsung Galaxy Tab S5e, comparando o Android 15 do LineageOS vs o Android 11, OneUI 3, DeX, eu prefiro o Android 11 da Samsung.
O Android 15 “puro” do Lineage OS deixou meu tablet muito mais potente, forte, veloz, mas ele ficou, vamos dizendo assim, com o gosto “Cru”, parece um Carro de Corrida Hi-Tech Simples, ou um Deus sem Poderes, Cavaleiro sem Cavalo e Espada, Forças Armadas sem Armas, sei lá…
.
Usar o Android 15 “puro” é meio “meh” podemos instalar apps, mas configurações, tweaks avançados não estão presentes nem no modo dev, por exemplo, usar o S5e num monitor externo com a tela do tablet apagada é fácil no Android da Samsung, mas no Android 15 “puro” do Lineage OS não consegui mesmo lendo muitos e muitos materiais online e vários idiomas diferentes. Talvez eu conseguiria algo no idioma koreano, . No Android 15 do Lineage OS o tablet e o monitor externo repentem a mesma imagem, tipo modo duplicado e isso deixa o sistema engasgando.
Sinto falta do Android 11 polido pela Samsung, mesmo que sendo antigo, tinha muito mais funcionalidades que o Android 15 “puro” do Lineage OS.
Usando o Lineage OS 22.1 Android 15 no S5e sem monitor externo, funciona legal. Usando a tela do tablet, teclado e mouse mais alguns tweaks do modo dev ativados, dá para ter uma experiência Desktop legal, maximizando, arrastando, redimensionando janelas, multitask, mas sem comparações com o OS da Samsung. Parece que a Samsung transforma o Android 11 em Android 35 de tão mais avançado que é o sistema dela em comparação com um Android 15 mais puro do Lineage OS.
Eu gosto dos esforços da equipe do Lineage OS na tentativa de manter vivo dispositivos mais antigos como o meu tablet Galaxy S5e mas eu voltaria para o sistema original do tablet pois ele ainda estava funcionando super bem, eu que fui curioso e entusiasta em querer alterar (talvez um mau, falha de ser entusiasta, perder a paciência rápido para certas coisas ).
Bom eu acredito que o Dio irá gostar muito do Samsung Galaxy S25, ele é mais que um smartphone ou um computador, ele um super dispositivo de bolso. Não tem como errar com este dispositvo! Quem sabe no futuro eu conquiste um destes .
Há pontos de vista e pontos de vista! A Samsung até hoje é, acredito eu, a única fabricante de smartphones Android a usar um bootloader proprietário (o Odin) ao invés do fastboot do AOSP. Além disso, é a principal fabricante a desrespeitar as recomendações do Google quanto à estrutura do Android, por exemplo, no que tange a SaR, atualizações seamless e partições A/B.
Meio que toda fabricante tem um defeito. Ontem eu estava discutindo isso com os meus pais, que queriam aproveitar um Xiaomi antigo e estavam reclamando que não podiam desinstalar o TikTok.
Chegou o momento se sair do meu Poco X4 GT, e já tinha optado em chutar o balde de vez e pegar o Poco F7 Ultra, algo que me deu uma bela dor de cabeça simplesmente porque os vendedores do AliExpress não trouxeram estoque pro Brasil, diferente do irmão mais novo, o F7 Pro. Essa demora de mais de um mês após o lançamento fez com que eu por muito pouco não pegasse um S25+, algo que nem estava cogitando anteriormente por causa da mania da Samsung de reservar o melhor chipstet para o S Ultra e colocar Exynos nas versões base e Plus, então para mim foi uma surpresa enorme o 8 Elite estar presente em toda a linha.
Nos 45 do segundo tempo acabei descobrindo que já tinha estoque do F7 Ultra sendo vendido pelo preço correto em um lugar que nem tinha cogitado olhar, a Shopee, ao ver isso já descartei imediatamente o Galaxy e comprei meu F7 Ultra.
Celular para mim é um console em primeiro lugar, e o Vision Boost D7 é um game changer que o Galaxy não tem, e as tecnologias que vem com ele nem mesmo um Red Magic tem um rival; e claro, ele é mais barato que toda a concorrência, e isso enquanto rivaliza em recursos com o S25 Ultra.
Já estou bem habituado e aprecio o ecossistema da Xiaomi, poder manter todos os recursos nativos do HyperOS e seus apps acabou sendo um alívio.