Migrei do arch para o Xubuntu, veja o que eu achei:

Olá pessoal como sabem eu usava Arch, mas usar teclas pra abrir tudo no i3wm não estava me agradando eu setia dor nas minhas mãos e braços, (talvez pareça ridículo, eu sei) e desculpem se ofendi alguém como o @Lavrudinho, que gosta muito, mas pensei no xubuntu, distro leve, fácil, e baseada em uma distro bem famosa. Bem, minha experiência não foi tão ruim, mas as vezes eu sinto uma sensação de lentidão ao usar o sistema. E as vezes dá muita vontade de sair e ir pra outra distro, (mas tenho que aguentar, pois não quero ser um SDA). Por Enquanto foi isso, se quiserem falar algo, dar sua opinião, se sintam convidados a isso, o que eu menos quero é causar discussões.

4 curtidas

Pq vc não instalou o XFCE direto no Arch sem formatar e reinstalar o sistema?

4 curtidas

eu já tinha feito isso, mas me arrependi amargamente, o desempenho era horrível

Oshh qual as configurações do seu PC só por curiosidade?
Pra trava o XFCE tem que ser algo bem complicado mesmo kkkkk

Um Celeron… Intel Celeron…(meu Deus que vergonha)

Me senti ofendido, após a pandemia nos encontraremos no octógono hahahahaa.

Mano, se não está te fazendo bem, você precisa trocar o mais rápido possível, nem perde tempo. Usar Linux é maravilhoso, justamente, pelo fato de podermos usar a interface ou o DE com o qual mais nos sentirmos confortáveis, não há nada de ridículo em não se sentir confortável utilizando determinada distro ou interface, ainda mais quando se trata de uma distro como o arch e de um tiling como o I3, se eu sentisse dores ao usar o i3, eu jamais usaria.

O XFCE é sensacional, usei bastante no Manjaro antes de migrar para o Arch e usei por anos no Arch antes de migrar para o i3, se o i3 deixasse de existir repentinamente, eu usaria o XFCE certeza. Não posso externar uma opinião muito embasada em relação ao xubuntu, pq nunca utilizei, mas se você não está tendo um bom desempenho com o xubuntu, teste outra distro, você para de saltar quando achar a que mais está te deixando confortável e não se obrigar a ficar numa distro que não está te entregando um bom desempenho, isso vai mais atrapalhar o seu aprendizado do que ajudar. Enfim, SDA é aquele que está confortável em determinada distro, tudo funcionando perfeitamente e decide migrar sem motivo nenhum, seu caso não é esse. Uma dica ? Tenta o Lubuntu, LXDE é ainda mais leve do que o XFCE.

7 curtidas

Pra falar a verdade, o desempenho no Xubuntu está…favorável, não penso em mudar, Pelo menos por enquanto.

2 curtidas

Eita! Eu ainda não testei o Arch com XFCE, mas no Manjaro fica bem pesadinho… no entanto, dados os problemas de estabilidade da base Ubuntu (que outras distros sofrem pra resolver, como o Neon e o Mint), eu ficaria com Arch e usaria um instalador simples, como o Calam, pra começar do zero

Minha experiência com o Arch XFCE sempre foi maravilhosa, com o Manjaro XFCE também. Mas isso varia muito. Pode funcionar perfeitamente para mim e para outras pessoas não.

2 curtidas

Exatamente.

Se você gosta do Arch e queria apenas automatizar tarefas (um sistema mais user-friendly) você deveria tentar apenas trocar a interface ou instalar uma distro derivada do Arch como o EndeavourOS:

Dica:
Enlightenment, Gnome Classic (Flashback), JWM ou Openbox deixam qualquer sistema leve.

Bem, resumindo: Não consegui ficar no xubuntu e tentei resolver isso indo para o lubuntu que é uma distro leve para caramba. Até gostei dela, mas no final acabei sendo atraído pelo arch de novo e… aqui estou. :expressionless:

1 curtida

Você já tentou uma distribuição que seja 32bit? Minha sugestão é que você use o Xubuntu 18.04 32bit. Sim, sei que você testou o Xubuntu, mas você testou a versão 32bit?

É verdade que muita coisa, como o Firefox, já não é mais distribuída para sistemas operacionais 32bit. Mas você por acaso está conseguindo visualizar sites modernos, como Facebook ou a nova interface do Reddit, com um mínimo de fluidez? Até no meu notebook novo (i3-7020 e 4GB de RAM) eu sinto uma forte “carga” quando visito esses sites.

Quanto a segurança: é verdade que teoricamente você estaria inseguro por usar programas antigos, mas se você manter o mínimo de cuidado, realisticamente você não terá problemas.

Deveria parar de usar XFCE então, um WindowMaker seria algo muito melhor nesse caso!

Melhor instalar o arch e depois instalar o WindowMaker por cima

Qual o problema de ser um SDA? É uma vida bastante alegre kkkk

Se eu puder agregar um pouco, a melhor experiência que eu tive com XFCE, veio do Manjaro, achei o sistema bastante rápido e otimizado.

3 curtidas

Você não é um SDA, já que SDA significa Saltador de Distros Anônimo, mas você não é anônimo né? kkkkk

2 curtidas

Se quiser testar, porquê não testar o Xubuntu Core que é desenvolvido pela Comunidade do Xubuntu? Na minha opinião é 10 vezes mais leve que o Lubuntu.

Xubuntu Core
https://www.edivaldobrito.com.br/xubuntu-core-um-versao-ainda-mais-leve-de-um-ubuntu-peso-pena/amp/

E ainda, A dica de ouro!:
Quer manter o seu sistema como que você tivesse acabado de instalar por um longo tempo? Use aplicativos em AppImage. E para o navegador dê preferência ao Palemoon pois ele consome menos recursos.

1 curtida

Deixa eu te perguntar uma coisa: De que geração é seu Celeron?

Eu tenho um Celeron Inside e eu usava Arch anteriormente (meu desktop atual é o Debian), e eu usava o XFCE (Inclusive na minha desktop atual também). Mas eu não digo que tive sérios problemas com ele; claro, já tive crashes usando, mas não era a DE, e sim o meu mau uso. O que causava na verdade era a CPU, porque como é um modelo mais antigo, o que influencia mais no desempenho é a CPU. Percebi isso quando testei o Bspwm, e fiz um teste de estresse usando várias guias do Chromium. A RAM lidou bem - em torno de 50-60% de uso no máximo - mas a CPU sobrecarregou e logo deu um crash NO SISTEMA (a CPU tem 4 slots).

Eu não conseguia nem ter acesso ao tty, e isso também aconteceu uma vez no XFCE. Mas, o Arch não é perfeito, e por causa das constantes atualizações tanto o kernel quanto drivers do sistema podem criar alguns bugs que afetam diretamente no desempenho do sistema e a DE. Mas como Arch faz uma instalação bem mais crua do que um SO pronto por ser um processo manual, você pode ter esquecido de alguma coisa que criou esses problemas.

Mas fica ao seu critério de escolher sua distro, pois quem usa o sistema é você, e ele precisa atender a você.

Não são opiniões alheias que farão a diferença na sua escolha final, então não tenha medo de mudar para outra distro. Eu mesmo já passei por distros como Linux Mint, Zorin OS, Arch… e agora estou com um Debian. Como não sou um usuário muito específico, mas sempre procura aprender sobre as distribuições, não tenho nenhum problema em mudar , e olha que eu tenho pouco menos de 4 meses que comecei a usar Linux.

Pense bem, espero que se encontre.

Uma coisa boa para se olhar também seria a situação da pasta térmica.

2 curtidas